Greyhawk_Boccob2 Boccob

Símbolo de Boccob

Boccob (bóc-cób) é o deus da Magia, Conhecimento Enigmático, Equilíbrio, e Previsão. Ele é conhecido como o Deus de Toda a Magia, e o Arquimago dos deuses. Ele é servido pelo semideus, Zagyg – O furioso.
Entre o Bakluni, Boccob é conhecido como Al’Zarad, o deus da Magia e Aprendizado. Considerado uma criação de Istus, Al’Zarad tem poucos adoradores.

Boccob normalmente é retratado como um homem de meia-idade com olhos luminosos e intensos, cabelo marrom, e vestindo um robe de cor roxa que vislumbra letras rúnicas douradas.

Conhecedor de todos os feitiços já criados e com capacidade de poder viajar a qualquer hora para qualquer dimensão. Ele é o possuidor da única biblioteca mágica de Oerth, que contém uma cópia de todas as poções, feitiços, e artigos mágicos publicados ou criados em Oerth.

Boccob é o arquimago do poder. Por toda Flanaess videntes e agentes divinos pedem presságios e salvas em sua homenagem, muitos desses buscam criar novos feitiços ou novos itens mágicos para oferecer a ele. Boccob quase nunca sai dos corredores de seu plano de morada, preferindo enviar seu representante em missões – Zagyg – O furioso.

Ele é aliado Delleb. O arquimago das divindades se à Tharizdun, que ele acredita que está lentamente a drenando a magia da Oerth.

Boccob manipula as energias dos planos materiais positivos e negativos ao seu bel prazer. Ele busca aprender mais a respeito das estruturas planares, e sua lógica mágica, além de se dedicar a conhecimentos perdidos.

O Dogma “Boccobiano” sublinha neutralidade acima do bem, o mal, a lei ou o caos, e considera a magia como “a coisa” mais importante que existe.

Boccob ensina que a magia é a força mais importante no cosmos, e que o equilíbrio entre a lei e caos, e entre o Bem e o Mal, deve ser preservada. De acordo com dogma Boccobiano, a mágica é uma fonte de energia existente e infinita, e pode, eventualmente, diminuir. Boccob promove a investigação e a criação de novos feitiços e itens mágicos, sob a teoria de que isso aumenta a quantidade de mágica ao alcance de todos. Boccob não parece se importar se ele é adorado ou não. No entanto, ele recebe a devoção de oráculos, sábios, videntes, magos e muitos arquimagos. Ele é conhecido por todas as culturas.

Os templos de são descritos como sendo estruturas fortificadas com bibliotecas vastas, e são geralmente localizadas nos centros urbanos.

Seus templos são geralmente altos com torres redondas, a exceção a esta arquitetura está na cidade de Greyhawk onde o templo assume um formato de uma pirâmide. O patriarca evangelista Riggby fundou uma catedral dedicada a Boccob em Verbobonc. Alguns templos da Boccob são guardados pelos templários piedoso que combinam a magia arcana com o treinamento marcial. Serviços prestados pelos templos de Boccob incluem a identificação de itens mágicos e magias de adivinhação entre outros. Adorações em sua homenagem envolvem rituais complexos, incensos, e recitações de trabalhos que honram conhecimento. Os Clérigos de Boccob são sérios e dedicados a perseguição do conhecimento. Eles se aventuram com intuito de recuperar tesouros mágicos perdidos e tomos de conhecimento.

Título: O Deus de Toda a Magia, Arquimago dos Deuses
Plano: Domínio Concordante das Terras Exteriores
Origem: Desconhecida
Tendência: N
Aspectos: Conhecimento Mágico, Enigmas, Equilíbrio, Previsão
Domínios: Magia, Conhecimento, Encanto, Runas, Enganação
Aliados: Delleb
Superior: –
Inimigos: Tharizdun
Arma: Cajado
Gentílico: Boccobita

Greyhawk_Boccob2 Boccob

Boccob

Quer conhecer mais sobre o cenário de campanha de Greyhawk? Clique Aqui.

Boccob
Avalie o conteúdo

pinit_fg_en_rect_red_28 Boccob

Leia Também: