Greyhawk_Saint_Cuthbert_2-163x200 St. Cuthbert

Símbolo do Santo Cuthbert

Rumores falam de um mortal que fugiu da cidade dos deuses… St. Cuthbert (cuf-ber-t) é considerado uma divindade intermediária. Sua tendência oscila entre o Leal e Neutro e o Leal e Bom. Ele é inimigo de muitas divindades más, inclusive Iuz e Vecna. Ele também tem uma intensa rivalidade com Pholtus.

A Igreja de St. Cuthbert é uma das mais presentes em Flanaess, com cada vez mais seguidores sendo agregados a causa, apesar da natureza zelosa e dura de muitos de seus padres. St. Cuthbert é o Poder da dedicação, zelo, e devoção às causas da lei (principalmente) e bondade (secundariamente). O bom senso, verdade, e a franqueza são suas senhas. Ele se opõe ao caos e age duramente contra o mal. Rígido com seus padres, enxerga tudo através do preto e branco.

Para muitos povos que vivem sobre a ameaça de Iuz ao norte, Cuthbert simboliza salvação. A grande inimizade entre Iuz e St. Cuthbert aumenta a popularidade do deus. Os clérigos de Cuthbert também são determinados rivais dos clérigos de Pholtus. Cuthbert surge como um homem corado, de aparência quase indescritível, algumas vezes surge como um homem simples. Ele é famoso por usar um chapéu amassado e um broche de rubis e platina. Clérigos de Cuthbert são robustos, pessoas duras que não relevam tolices e idéias insensatas. Muito mais importantes do que a cultura e estudo do conhecimento, são relevados a Honestidade e o Bom senso. A fé é prática, com atenção para os mínimos detalhes e vieses da vida cotidiana. A guerra e o treinamento militar são aptidões necessárias e obrigatórias para os membros do sacerdócio.

Há três ordens no sacerdócio: o Chapeaux que utilizam chapéus amassados e buscam pessoas que possam somar a causa de St. Cuthbert; as Estrelas que usam um medalhão e buscam reter pureza doutrinal entre os crentes; e os Boletos, o grupo mais numeroso, que usam um espanque como um símbolo santo e servem como ministros e protetores dos crentes (70% dos Boletos são Leais e Bons). Serviços em honra de St. Cuthbert são administrados freqüentemente dentro de pequenos santuários e capelas humildes. Cantos, orações, e recitações de contos morais edificantes, além de compartilhamento de comidas simples (pão, leite, e sopa de aveia).

Título: St. Cuthbert, O Espancador
Plano: Reinos Pacíficos de Arcádia
Origem: Desconhecida
Tendência: LN
Aspectos: Bom Senso, Sabedoria, Zelo, Honestidade, Verdade, Disciplina
Domínios: Ordem, Proteção e Força
Aliados: Rao, Delleb, Heironeous e Pelor
Superior: Rao
Inimigos: Iuz, Vecna, Pholtus
Arma: Maça
Gentílico: Chapeaux, Boletos, Protetores ou Estrelas (detalhes no texto)

Greyhawk_Cuthbert_p92 St. Cuthbert

Pintura do Santo

Quer conhecer mais sobre o cenário de campanha de Greyhawk? Clique Aqui.

St. Cuthbert
5 (100%) 1 vote

pinit_fg_en_rect_red_28 St. Cuthbert

Leia Também: