Orbe dos Dragões

Cenários, Aventuras e Sistemas de RPG

Greyhawk, Religiões de Flanaess

Tharizdun

Símbolo de Tharizdun

Greyhawk_Tharizdun-166x200 Tharizdun

Símbolo de Tharizdun

Tharizdun (fá-rís-dum) é o deus da Escuridão Eterna, Destruição, Decadência, Entropia, Conhecimento Maligno, e Loucura. Ele foi aprisionado eras atrás por uma coalizão de divindades com o intuito de evitar a destruição de Flanaess. Tharizdun é conhecido como o Deus Escuro, e a Escuridão Eterna.

A doutrina de Tharizdun consiste em destruir tudo e a todos, eventualmente até a si próprio. Seu dogma: Devem-se rasgar as linhas da existência em várias partes, depois queimar fragmento por fragmento, daí então as cinzas devem ser espalhadas, até que o tudo se torne o nada e ninguém possa se lembrar da ínfima existência.

O Deus Escuro tornou-se conhecido por empregar vários demônios (com ou sem o conhecimento dos mesmos). Demônios conhecidos e manipulados por ele incluem Iuz e Zuggtmoy, além dos mais cruéis Principes Elementais (Zandor do Ar, Salamandra do Fogo, Terrus, e Lorde Boticário), também conhecidos como Males Elementares. Tharizdun é por vezes adorado como uma entidade chamada de O Olho Elemental Ancião (um ser semelhante a um Ghaunadaur), que é descrito como uma enorme esfera com uma série de tentáculos como um pilar de grande força elementar em uma massa de magma ardente, irradiando vapor. Tharizdun é particularmente contestado por Pelor e Boccob. Ele por vezes é adorado como uma entidade chamado o Olho Elemental, mas poucos destes adoradores sabem que os dois são a mesma entidade.

Os locais de adoração a Tharizdun (normalmente na forma de zigurates pretos) são normalmente escondidos, devido a necessidade. Templos conhecidos incluem um templo antigo localizado nas Montanhas de Yatil, como também um mais recente templo no Lortmils, próxima às Colinas de Kron. Embora muitas pessoas não tenham conhecimento da existência de Tharizdun, é de conhecimento público que o surgimento de um dos zigurates de Tharizdun significará a chegada de um exército de paladinos.

Não se sabe que tipo de Poder Tharizdun representa, mas diz-se que ele vem perdendo a força e sua sanidade, além de está se esgotando devido a um estranho cansaço, vez por outra sofre de ataques de ilusão, depressão, catatonia e paralisia. Lendas dizem que Tharizdun está banido e preso em alguma semi-plano desconhecido, mas de alguma forma concede os poderes aos seus devotos. De que maneira ou quem são os seres que o serve, não se sabe. É dito que a Fraternidade Escarlate venera Tharizdun e buscar a sua libertação através do uso de um poderoso artefato maligno.

Adoração de objetos relacionados a Tharizdun, dentro de câmaras frias e escuras são os comuns em cultos. Tais locais são altamente secretos, e muitos estão perdidos e arruinados. As ladainhas deste Poder são horrorosas ao extremo. A maioria das pessoas sabe apenas que há uma divindade conhecida como o Deus Escuro. E os mais supersticiosos acreditam que a simples menção do nome deste deus já traz um enorme perigo a quem proferiu.

O dever exclusivo do sacerdócio é livrar Tharizdun de sua prisão. Eles sacrificam tudo a este fim. A extensão e local do sacerdócio são desconhecidos.

Título: O Deus Escuro, Senhor da Escuridão Eterna
Plano: Semi-plano desconhecido
Origem: Desconhecida
Tendência: NM
Aspectos: Escuridão Eterna, Decadência, Entropia, Conhecimento
Domínios: Destruição, Mal e Conhecimento
Aliados: Iuz, Zugtmoy e os Príncipes Elementais Malignos
Arma: Especial (ver texto)
Gentílico: Esquecidos

Quer conhecer mais sobre o cenário de campanha de Greyhawk? Clique Aqui.
Tharizdun
Avalie o conteúdo

Leia Também:

1 Comment

  1. Os adoradores dessa divindade encontrarão nos Cavaleiros da Aurora Reluzente um inimigo feroz!

Leave a Reply

Theme by Anders Norén