Vigilantes da Montanha Azul

5/5 - (1 vote)

Os Vigilantes da Montanha Azul é uma organização que tem o intuito de guardar o conhecimento arcano, itens, armaduras e armas mágicas que podem ocasionar desequilíbrio entre a Magia, a Natureza e as Nações de Riftdorian e Ilagren. Essa organização faz parte da Ordem dos Guardiões e Mantenedores da Magia. Possuem esse nome porque a sede da organização fica na Montanha Azul,  uma montanha mágica que foi encontrada pela sacerdotisa Vhendara, do Quarteto Imbatível de Thanzarack*, no ano de 240 VII Prd.

Vhendara conquistou a Montanha Azul após livrá-la de seres extraplanares, por isso dizem que a montanha na verdade existe em dois planos de existência. A montanha é mágica e invisível a olhos comuns, salvo alguns que saibam como enxerga-la através de uma técnica conhecida como “olhar-azul”. Além disso, todos aqueles que estão ao redor da montanha se sentem desorientados e perdidos. Devido a essas defesas mágicas, a montanha azul tornou-se um lugar perfeito para a criação do Santuário de Vhendara, um Templo de Elzerg.

Posteriormente, foi criado também a Academia Arcana da Montanha Azul, abrigando arcanos de diversas origens. Os grupos e construções do lugar logo se organizaram e deram origem a organização conhecida como Vigilantes da Montanha Azul no ano de 244 VII PrdCom o passar dos anos outras organizações, como Arqueiros Arcanos, Cavaleiros Arcanos e Sábios Elementais também se instalaram.

A Montanha Azul se localiza ao norte do Reino Élfico de Elecrust, dentro da Floresta Virzzonath, próximo a fronteira com o Reino Arcano de Invoreth. Hoje é conhecido como um local de retiro arcano e clerical, com bibliotecas completas, escolas arcanas, laboratórios com grupos de estudo para o armazenamento e desenvolvimento da magia. A Montanha Azul possui diversas construções, salas, torres e até câmaras e passagens subterrâneas, tudo com extrema harmonia com a natureza.

O Quarteto Imbatível de Thanzarack

O Quarteto Imbatível de Thanzarack foi um grupo de quatro heróis que se tornaram famosos durante os anos de 230 VII Prd até 280 VII Prd. Eles fizeram várias aventuras e entraram para a história quando derrotaram Fandlosth e os Zenduzianos cujo as histórias ficaram famosas em vários livros e contos, os mais famosos foram “Os Zenduzianos”, “Fandlosth, Rastro de Cinzas”, “Thanzarack – a origem dos heróis” e “O Vale da Alta Feitiçaria”, todos livros obras-primas escritos ou por magos ou por sacerdotes elzerguitas que podem ser encontrados na biblioteca da Ordem.

Esse grupo era composto por:

  • Gravellar, humano guerreiro que se tornou uma lenda após se tornar o portador da espada Runneblade, uma poderosa arma magica de origem kelântida, criada a milênios atrás. Essa arma foi a unica capaz de ferir Fandlosth Rastro-de-Cinzas.
  • Vhendara, humana clériga e sumo-sacerdotisa de Elzerg, o Deus Guardião da Magia. Fundadora da Montanha Azul.
  • Darluck, arqui-mago elfo dourado que havia ficado responsável por guardar o Coração de Fandlosth no Bracelete Escarlate.
  • Ekkyzir Ilshan, alto-elfo arqueiro arcano. Atualmente é o único sobrevivente desse grupo de heróis.
df1d9-montanha_azul2 Arzien Guildas de Arzien
A Montanha Azul

Princípios dos Vigilantes da Montanha Azul

Os Vigilantes da Montanha Azul, como uma organização filial a Ordem dos Guardiões e Mantenedores da Magia, agem conforme os objetivos dessa ordem, mas também tem os seguintes objetivos primordiais:

  1. Proteger e salvaguardar a Floresta Virzonnath e os reinos élficos nela inseridos
  2. Proteger e intervir em qualquer assunto extraplanar e mágico em Riftdorian e Ilagren.
  3. Combater os elfos negros

Liderança dos Vigilantes da Montanha Azul

Desde da antiguidade a Ordem é liderada por três figuras distintas  – um representante da igreja de Elzerg, um mago representante da Academia e um intermediador e porta-voz, normalmente um bardo, que representa diplomaticamente a ordem.

Os atuais líderes são:

Shalarin – os sacerdotes líderes do Santuário de Vhendara possuem uma habilidade especial e sobrenatural de incorporar e receber visões e mensagens da falecida sumo-sacerdotisa de Elzerg, a própria Vhendara. Quem ocupa o cargo atual é Shalarin, uma mulher de origens desconhecidas por muitos, mas dizem ser uma ninfa. Shalarin raramente se mostra e usa sempre uma máscara branca com ornamentos, alem de um manto branco-amarelado.

a5040-lider_shalarin Arzien Guildas de Arzien
Mestra Shalarin, um dos três lideres dos Vigilantes da Montanha Azul.

Mestre Azemur – é o atual líder arcano que controla a Academia Arcana da Montanha Azul e os magos e alguns feiticeiros lá residentes. Mestre Azemur tem sob sua liderança diversos outros magos responsáveis por laboratórios, bibliotecas e escolas arcanas.

e97a5-lider_azemur Arzien Guildas de Arzien
Mestre Azemur, um dos três lideres dos Vigilantes da Montanha Azul.

Neruph Fonte-Clara – é o atual líder porta-voz e mensageiro. Carismático, ele quem resolve qualquer tipo de problema dentro da ordem, já que os demais líderes sempre se encontram ocupados. Ele que contrata serviços e operações diversas para atividades tanto dentro da ordem como atividades de campo. Neruph normalmente é encontrado na Casa da Boa Relação, local onde ocorrem o contato com viajantes, comerciantes, aventureiros e outros estrangeiros.

983e7-lider_neruph_fonteclara Arzien Guildas de Arzien
Neruph Fonte-Clara, um dos três lideres dos Vigilantes da Montanha Azul.

Infraestrutura da Montanha Azul

A Montanha Azul é um local enorme, rodeado de árvores, quedas d’água, pontes, passagens em arca e diversas construções. Essas construções, a grande maioria de arquitetura élfica e gnomica, são verdadeiras obras de arte. Todas elas são muito bem refinadas e feitas em extrema harmonia com a natureza.

Existem diversas personalidades que rodeiam a Montanha Azul. O local é grande e muitas construções se estendem para o interior da Montanha. Estima-se que existem cerca de 800 pessoas habitando a Montanha Azul, dentre eles elfos, humanos, meio-elfos, gnomos e outras raças.

Santuário de Vhendara

O Santuário de Vhendara é o templo de Elzerg, o Deus Guardião da Magia. Construído por Vhendara, quando  eram ruínas de uma antiga construção mágica de origem élfica, perdida no tempo e, segundo as lendas, existente em outros planos de existência. O Santuário fica localizado no topo da montanha, é um local belíssimo, onde a natureza e magia vivem em harmonia.

Personalidades importantes:

  • Mestra Shalarin, líder espiritual e mestra do Santuário de Vhendara
  • Venalius Nisfaron, meio-elfo mago/clérigo
  • Selêne VonZyke, meia-elfa barda/clériga
  • Ulshen Malteris, humano clérigo
  • Rastaban Beriol, humano clérigo

Locais de interesse:

  • Os Jardins da Comunhão: belo jardim onde os clérigos costumam orar e realizar estudos e meditações.
b2dad-santuario_venalius_nisfaron Arzien Guildas de Arzien
Venalius Nisfaron
5a09a-santuario_selene_1 Arzien Guildas de Arzien
Selêne VonZyke
6a0ab-santuario_ulshen_malteris Arzien Guildas de Arzien
Ulshen Malteris.
dccfd-rastabanberiol Arzien Guildas de Arzien
Rastaban Beriol.

Academia Arcana

A Montanha Azul é um local de ensinamento e aprendizado arcano. Os magos pertencentes a organização podem receber treinamentos arcanos de mestres variados. A academia é dividida em torres e cúpulas, onde os mestres de escolas arcanas desenvolvem pesquisas, estudos e lecionam magias. Os feiticeiros que habitam a Montanha Azul também possuem seus centros de treinamento, mas todos são subordinados a Academia Arcana. Chama-se Academia Arcana todo o distrito que englobam laboratórios, escolas, torres, pontes, dentre outras construções. Mestre Azemur coordena todos os assuntos da Academia ao lado de outros conselheiros.

Personalidades importantes:

  • Mestre Azemur, humano mago Mestre da Academia Arcana
  • Mestre Malvern, humano mago mestre da Escola de Conjuração
  • Lais Siannodel, elfa maga ilusionista, realizou aventuras ao lado de Liam, Hejaz e Thorjan
  • Illirius Dammek, genasi do ar feiticeiro sábio elemental do ar. Treinou Liam para se tornar um mestre nas artes elementais do ar.

Locais de interesse:

  • Torre de Illirius: torre enigmática do feiticeiro genasi do ar Illirius Dammek, um feiticeiro das artes arcanas que envolvem os ventos e eletricidade.
  • Arena Arcana: local de duelo arcano, onde os magos realizam combates não para aprimoramento de suas habilidades arcanas.
dd761-quartel_malvern Arzien Guildas de Arzien
Malvern.

 

06423-academia_lais2bsiannodel Arzien Guildas de Arzien
Laís Siannodel.
bc77a-academia_ilirius_dammeck Arzien Guildas de Arzien
Ilirius Dammek.

Casa da Boa Relação

Local onde ocorrem o contato com viajantes, comerciantes, aventureiros e outros estrangeiros. A Casa da Boa Relação em si é uma grande mansão com diversos andares. Apesar de chamar de Casa da Boa Relação, o local na verdade é uma espécie de distrito comercial. Existem praças, pontes, estátuas, galpões, armazéns, pontes, passagens em arca e até tavernas e estalagens. Essas construções cresceram ao redor da Casa da Boa Relação ao longo dos anos, quando a população da Montanha cresceu ao longo dos anos. Neruph Fonteclara coordena as atividades de todo o local.

Personalidades importantes:

  • Neruph Fonte-Clara, gnomo bardo líder diplomata
  • Clasdarn, elfo bardo, poeta bon-vivant
  • Agerdis Glorinfard, elfa barda, música e contadora de histórias

Locais de interesse:

  • Estalagem da Pena Vermelha: estalagem e taverna bem frequentada por magos que trocam conhecimento e histórias enquanto apreciam um bom vinho e comida élfica.
  • Taverna da Caneca Furada: taverna muito frequentada e badalada. Local de encontro e entretenimento de viajantes e aventureiros. Bardos são comuns nessa taverna.
00d3a-casa_da_boa_relacao_1 Arzien Guildas de Arzien
Casa da Boa Relação.
683ea-quartel_clasdarn Arzien Guildas de Arzien
Clasdarn.
573fe-agerdis_glorinfard Arzien Guildas de Arzien
Agerdis Glorinfard.

Bibliotecas

Existem duas grandes bibliotecas na Montanha Azul: A Biblioteca dos Tomos Esquecidos e a Biblioteca do Saber Erudito.

Nesses locais de conhecimento e história, os magos, clérigos, bardos e todo aquele que anseia por ampliar seu conhecimento podem encontrar livros e tomos antigos, muitos deles repletos de historias sobre antigas civilizações, reinos, armas e itens mágicos. As bibliotecas são protegidas e regulamentadas por dois lideres: Asfanar Fanerion e Denerius Sarestir.

Personalidades importantes

  • Asfanor Fanerion, meio-elfo mago Tercáno responsável pela Biblioteca dos Tomos Esquecidos
  • Denerius Sarestir, humano responsável pela Biblioteca do Saber Erudito
Arzien_Biblioteca_dos_Tomos_Esquecidos Arzien Guildas de Arzien
Biblioteca dos Tomos Esquecidos
3e92d-academia_asfanor2bfanerion Arzien Guildas de Arzien
Asfanor Fanerion.
290ac-academia_denerius_sarestir Arzien Guildas de Arzien
Denerius Sarestir.

 

Forte da Lâmina Arcana

Forte localizado nos penhascos da Montanha Azul. Local de treinamento dos soldados e homens de armas. O estudo da espada e magia é comum nessa fortificação. Todos os assuntos relativos a defesas e treinamentos internos é de responsabilidade de Nardemis Delminster. Os assuntos e missões exteriores são de responsabilidade da capitã Elanora Fanerion.

Personalidades importantes:

  • Nardemis Delminster, elfo guerreiro/mago capitão interno
  • Elanora Fanerion, elfa ranger/feiticeira capitã externa
  • Tarta Auril, elfo da floresta ranger, líder de campo
  • Khandir Chamalta, gnomo responsável pela forja

Locais de interesse:

  • Forja de Khandir: Forja do gnomo Khandir Chamalta, localizada no interior da Montanha.
  • Centro de Treinamento: Local de treinamento fisico, onde os guerreiros e homens-de-armas realizam simulações e aprimoram suas habilidades combativas.
  • O Armorial: Local de fabricação e consertos de armas e armaduras
  • Taverna da Quimera: essa taverna no inicio era um local de encontro e entretenimento dos soldados, mas que cresceu ao longo dos anos. É bem frequentada e divertida, com jogos, boa música e boa bebida. O taverneiro local se chama Rudolf, um virgâno.
065a2-quartel_nardemis2bdelminster Arzien Guildas de Arzien
Nardemis Delminster.
c32e8-quartel_elanora2bfanerion Arzien Guildas de Arzien
Elanora Fanerion.
126ae-quartel_tarta_auril Arzien Guildas de Arzien
Tarta Auril.
64813-quartel_khandir_chamalta Arzien Guildas de Arzien
Khandir Chamalta.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

6 Comments

  1. Percebo que Rastaben esta categorizado na ordem do templo de Vhendara da Montanha Azul, ótimo. Mas minha dúvida esta em relação a “Ekkyzir Ilshan”, se existe uma ordem de arqueiros arcanos, por que ele não esta listado na hierarquia? E se ele não esta na Montanha Azul, por onde anda esta importante figura?

  2. Boa pergunta. Ekkyzir Ilshan “O Prismático” é uma lenda viva. O último Imbatível de Thanzarack é considerado o maior Arqueiro Arcano existente dos Reinos. Ele não vive na Montanha Azul, apesar de haverem Arqueiros Arcanos lá. Alguns desses Arqueiros Arcanos sonham em vê-lo ou serem treinados por ele.

    Ele é um viajante envolto em assuntos de natureza muito mais urgentes. Alguns dizem que realiza missões em locais longínquos e outros planos. Outros dizem que Ekkyzir esta cansado dos assuntos mundanos e se isolou. A verdade é que Ekkyzir é um Campeão dos Elfos, um título dado a grandes heróis da raça. Tem alto prestígio com a Corte Élfica dos reinos de Riftdorian.

    Boatos dizem que ele visita a Montanha Azul de tempos em tempos para conversar com o líder religioso do Santuário de Vhendara.

  3. Percebi que você incluiu informação sobre o Quarteto Imbatível de Thanzarack, mas como e em que circunstâncias eles (Gravellar, Vhendara, Darluck) se foram ou morreram? Se não é uma informação aberta ao público em geral, é de conhecimento do circulo interno dos Vigilantes da Montanha Azul?

  4. Não, a história da morte deles é conhecida.
    Os heróis continuaram suas aventuras depois desse evento por mais alguns anos.
    Houve diversas sagas e aventuras.

    Vhendara, quando já estava bem idosa, o seu templo, o Santuário de Vhendara, já tinha atraído muita gente e havia muita prosperidade na Montanha Azul. Ela soube que seu dia estava próximo e organizou tudo para que após sua partida tudo ficasse conforme ela queria no local. Ela morreu dormindo, em um sono profundo. Sem dor e sem desespero. Ela morreu como queria.

    Gravellar retornou para Ilagren, a terra dos homens e ainda fez outras aventuras. Gravellar se tornou rei da Virgânia quando derrubou um tirano na época. Ele governou o reino por alguns anos, mas após alguns percalços e decepções deixou a coroa. Ele não concordava com algumas coisas e preferiu se afastar.Gravellar vagou para o norte, Cryoltaz, onde realizou diversas aventuras. Também chegou a vagar por Kyrshan e até Hyakato. Quando já estava mais velho, retornou para Ilagren e resolveu viver isolado nas Montanhas Vilthorn.

    Muitos jovens guerreiros seguiram seus rastros em busca de treinamento. Gravellar treinou alguns desses homens e se firmou como o mais habilidoso espadachim da época. Teve alguns filhos, mas sempre foi solitário e amante da liberdade. Encontrou seu fim já velho, nas garras de um antigo inimigo… (fica para outra postagem).

    Darluck, um elfo, morreu em combate arcano muitas décadas depois. Darluck era o guardião do Bracelete Escarlate, uma jóia que ele confeccionou para salvaguardar o Coração de Fandlosth. Darluck morreu em combate arcano contra Shellscape, um poderoso feiticeiro que escolheu seguir um caminho distorcido. Shellscape se tornou líder dos Zendúzianos e a maior arma contra os magos era Fandlosth.

    Já Ekkyzir Ilshan se tornou um agente importante dos elfos e foi requisitado para diversas missões. Ekkyzyr sempre apareceu para ajudar seus amigos em algumas missões.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.