Povos de Crivon: Anões

5/5 - (1 vote)

People of Crivon Toran : dwarfs

“Somos conhecidos por nossa habilidade militar, nossa capacidade de resistir a castigos físicos, nosso conhecimento sobre os segredos da terra e nossa capacidade de beber cerveja. Nossos reinos misteriosos, escavados no interior das montanhas, são famosos pelos maravilhosos tesouros que produzimos para servirem como presentes ou para o comércio.”

Colosso-de-Briganthor Crivon Povos de Crivon
O Colosso de Briganthor,  marca a divisa entre Brigstone e Mothávia. De fabricação anã, e de eras atrás, persiste a intempérie quase incólume.

Personalidade dos anões

Desconfiados, justiceiros, vingativos…

Os anões demoram a sorrir, ou a brincar e suspeitam muito de estranhos, mas são generosos com os poucos que ganham sua confiança. Eles valorizam o ouro, as gemas, as jóias e os objetos de arte feitos com esses materiais preciosos e muitos já sucumbiram ao poder da ambição.

Eles não combatem nem tímida, nem temerariamente, mas com coragem e tenacidade cuidadosas. Seu senso de justiça é forte, mas pode se transformar em uma sede de vingança. Entre os gnomos, que são conhecidos por se darem bem com os anões, é comum dizerem o seguinte juramento: “Se estou mentindo, que eu enraiveça um anão”

party_dwarf_by_capprotti-d47g5pt-430x600 Crivon Povos de Crivon
Uma oferta de boa bebida e comida é capaz de apaziguar um anão. By_capprotti

Descrição física padrão dos ananos

Duros como rochas…

Os anões possuem entre 1,3 m a 1,5 m de altura, mas têm os ombros tão largos e são tão compactos que pesam aproximadamente o mesmo que os humanos. Os anões são um pouco mais altos e bem mais pesados que as anãs.

the_company_of_thorin_oakenshield_by_evankart-d75w5hz Crivon Povos de Crivon
Alguns exemplos clássicos de tipos físicos anões. By_evankart

Os anões aparecem em uma grande variedade de cores de cabelos e olhos, independentemente de suas origens. Comumente sua pele é amarronzada ou de um tom bronzeado e seus olhos são escuros. Seu cabelo normalmente é preto, cinza ou castanho, quase sempre longo.

Eles valorizam bastante suas barbas e cuidam bem delas.  A designação de anões da montanha, das colinas é bastante artificial, sendo que a variação e mais uma questão de gosto, como a dos humanos que preferem a praia e os que preferem a montanha.

Eles preferem estilos simples para seus cabelos, barbas e roupas e são considerados adultos por volta dos 50 anos, podendo viver mais de 400 anos.

DLKgz Crivon Povos de Crivon
Alguns exemplos de tipos físicos anãs.

Tendência dos anões

Lealdade e coragem…

Os anões normalmente são leais e tendem ao bem. Os aventureiros são mais propensos a se diferenciar do normal, pois tendem a ser aqueles que não se adaptam bem a sua própria sociedade.

Relações

Os melhores amigos, e os piores inimigos….

Os anões se dão bem com os gnomos e razoavelmente com os humanos, meio elfos e halflings. Eles costumam dizer que a diferença entre um amigo e um conhecido é cerca de cem anos.

Os humanos, com suas vidas curtas possuem certa dificuldade em forjar fortes ligações com os anões. As melhores relações entre ambas as raças acontece quando o anão gostava dos avós ou dos pais do humano.

Eles não conseguem apreciar a sutileza das artes dos elfos, considerando-os imprevisíveis e irresponsáveis. Mas quando ocorre a amizade entre esses dois povos costumam ser grandes e duradouras.

Elf_Glorfindel_and_Dwarf_Gloin-600x338 Crivon Povos de Crivon

Eles ainda desconfiam dos meio-orcs, e o sentimento é recíproco. Por sorte, os anões são justos e concedem a eles a oportunidade individual de provarem seu valor.

Os anões permanecem profundamente arraigados a mas origens e ao senso de família e nobreza. Os nobres diminuíram em número, por isso são tratados respeitosamente, independentemente de quaisquer animosidade existente entre os reis anões.

A lealdade e a perseverança são consideradas virtudes de um anão. Por essa razão, aventureiros anões são frequentemente bem-vindos em qualquer companhia de aventureiros como uma fonte de estabilidade, racionalidade e habilidade de combate.

Religião

A divindade suprema dos anões é Moradin, o Forjador da Alma. Ele é o criador dos anões e espera que seus seguidores se esforcem para melhorar a raça.

simbolo-dos-anoes-da-ariania-por-Forflin Crivon Povos de Crivon
Símbolo de Moradin, a divindade suprema dos anões

Terras dos anões

Lapidando a pedra bruta, surge a bela jóia…

Os reinos desta raça ficam normalmente nas profundezas, sob as superfícies rochosas das montanhas e colinas, onde os anões extraem suas gemas e metais preciosos para suas forjas.

Os membros de outras raças que são considerados amigos são bem vindos, porém parte destes tais territórios é proibida para eles. Qualquer riqueza não disponível na montanha é conseguida através do comercio.

crivon-anoes-mineradores-Dwarfsmineiros Crivon Povos de Crivon
Os anões são conhecido como grandes mineradores das profundezas da terra.

Em Toran existem atualmente 5 regiões onde podem ser encontrados anões: Ariânia (anões da montanha), Borgstânia (anões da colina), Brigstone (anões da colina), Motavia (ambas as etnias – Motavia Ocidental com anões da montanah e Oriental com anões da colina), Siânia (anões da montanha). Apesar dessa definição, é possível encontrar anões aventureiros das duas etnias perambulando por toda a Crivon.

Os anões que vivem em terras humanas são mercenários, armeiros, joalheiros, artesãos, e guardas costas, que são famosos pela coragem e lealdade.

Características raciais dos anões:

Ver característica de cada, na página 17, do livro do jogador D&D 5.0.

Etnias anãs em Crivon Toran

Os ananos deste mundo, possuem as seguintes variações étnicas, conforme descrito abaixo:

  • Anões da Colina – mais orgulhosos, mais arrogantes, mais enérgicos e combativos. Eles são chamados de anões das colinas, para informar o terreno com o qual eles estão mais familiarizados;
  • Anões da Montanha – os anões do Norte são conhecidos como anões da montanha, devido ao seu território de origem;
  • Anões Cinzentos – são os duergars, uma raça dos confins mais obscuros do subterrâneo, menos comum que seus parentes da superfície e em geral são malignos.

Peculiaridades comuns

  • É sabido que apesar de terem uma origem comum e num passado remoto terem um único rei, cada uma das etnias mantém um histórico de origem da raça, na qual cada um se intitula o primogênito. Esse fato gerou muitos conflitos entre os anões da colina e os da montanha. Atualmente eles procuram manter uma distância segura entre eles, o quanto seus territórios possam permitir;
  • Tanto os anões como as anãs têm barba, o que as vezes gera uma certa dificuldade entre as outras raças para diferenciá-los, embora as fêmeas geralmente, mas não sempre,  as raspem;
  • É fato que quanto maior a barba de um anão, mais velho e forte provavelmente ele será;
  • Procuram evitar florestas, por não confiar no ambiente proporcionado por elas;
  • Procurar evitar travessias por grandes extensões de água;
  • Devido a conflitos e guerras ferozes no passado, tendem a desconfiar dos elfos;
  • São obstinados e possuem grande desconfiança sobre a magia arcana além da que um machado encantado pode fornecer;
  • Eles aparentam ser reservados e mal-humorados para os outros povos;
  • Veem como bom presságios os números 3, 7 e 13 e de mau agouro os números 2, 8 e 14;
cosmos_rpg__dwarf_by_olieboldador-d8ug6vd-583x600 Crivon Povos de Crivon
Anões.

Adaptação e elaboração: Patrick Nascimento

Fontes:

http://www.ultimosdiasdegloria.com/fr/omundo/racas.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forgotten_Realms

http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%B5es_(Tolkien)

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=681259155282018&id=675602375847696&substory_index=0

https://rpgeduc.wordpress.com/category/hobbits/

http://www.ultimosdiasdegloria.com/fr/omundo/racas.htm

DEVIR. Livro do Jogador de D&D 3.5. pag 13 e 14.

GONÇALVES, Alan (tradução). Livro do Jogador de D&D 5.0. Pág 16 e 17.

Fonte de imagens: Internet

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Patrick Nascimento

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.