D&D 5ª Edição: Regras Resumidas em Português

Avalie o conteúdo!

Olá pessoal,

Estou compartilhando nessa postagem um texto em português, uma tradução e resumo simples das regras mais importantes da 5e.

É um trabalho que tem objetivo de simples informação, e não passa de um pequeno esforço meu para saciar a curiosidade de meus jogadores e quem mais estiver interessado em saber como será a 5a edição.

Segue abaixo as primeiras impressões desses autores ao lerem sobre a 5ª Edição

O Básico de 5ª Edição: Foco na Simplicidade e Interpretação

Uma coisa notável na 5a edição é um retorno a parte de Interpretação mesmo nas regras. Quase todas as habilidades de classe possuem uma explicação de interpretação dizendo por que você a possui ou como ela existe no mundo. Uma coisa muito bonita, de fato, elas não te deixam esquecer que isso são números representando algo muito maior, muito mais interpretativo.

Existem as mais diversas regras, algumas que são mudanças pequenas demais, outras que um jogador não precisa sinceramente se preocupar, outras que servem apenas como uma guia para o mestre. Uma coisa a lembrar-se é que a maioria das regras da 5ª Edição segue uma filosofia de design de deixar o jogo mais leve, com menos números imensos (o conceito de bounded accuracy), ou favorecer mais sua criatividade do que o que está escrito em sua ficha. Derrubar um lustre sobre alguém é tão bom, ou ainda melhor, do que fazer um ataque giratório.

Os números menores são intencionais; fazendo com que o mundo mundano continue sendo importante até o nível máximo. As opções mais simples te deixam fazer coisas mais rápido ou um pouco melhor, mas nunca ao ponto de que você possa ignorar o mundo; o ataque e CA de um personagem de nível 10 não é muito maior do que um de nível 1, então guerreiros orcs ainda são perigosos para ele. Claro que ele pode enfrentar MAIS orcs do que antes, mas não pode ignorá-los.

==> Acesse o arquivo para download: D&D 5ª EDIÇÃO – REGRAS RESUMIDAS 

Com o tempo irei postar mais artigos sobre a 5ª Edição. Aguardem!

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.