O que é jogar Dungeons & Dragons

5/5 - (1 vote)

Era uma vez, há muito, muito tempo, em um Reino chamado Centro Oeste dos Estados Unidos –especificamente nos estados de Minnesota e Wisconsin –um grupo de amigos que se reuniu para alterar a história dos jogos para sempre.

Não era a intenção deles fazer isso.

Eles estavam cansados de apenas ler contos sobre mundos de magia, monstros e aventura.

Eles queriam jogar nesses mundos, ao invés de apenas observá-los. Então eles quiseram inventar DUNGEONS & DRAGONS, e foi então que iniciaram a revolução dos jogos que continua até os dias de hoje, demonstrando duas coisas.

Primeiro, demonstra a ingenuidade e genialidade deles em perceber que os jogos são o meio perfeito de explorar mundos que não existiram de outra forma.

Praticamente todos os jogos modernos, tanto os jogados em meios digitais quando os jogados em mesa, devem algo para D&D.

Segundo, é um testemunho do apelo inerente do jogo que eles criaram. DUNGEONS & DRAGONS espalhou um próspero fenômeno global.

Ele é o primeiro RPG e mantem-se como um dos melhores do seu gênero.

Para jogar D&D, e para jogá-lo bem, você não precisa ler todas as regras, memorizar cada detalhe do jogo ou dominar a fina arte de rolar dados estranhos.

Nenhuma dessas coisas chega nem perto do melhor sobre esse jogo.

O que você precisa são duas coisas: a primeira é ter amigos com os quais possa compartilhar o jogo.

Jogar com seus amigos é muito divertido, mas D&D é mais que apenas entretenimento.

Jogar D&D é um exercício de criação colaborativa.

Você e seus amigos criam historias épicas cheias de tensão e tramas memoráveis.

Vocês criam piadas bobas que farão vocês rirem anos depois.

O dado será cruel com você, mas você irá domá-lo.

A criatividade coletiva de vocês irá construir histórias que vocês iram contar de novo e de novo, que vão desde o completo absurdo até coisas lendárias.

71209-dnd_game D&D 5ª Edição Sistemas
Jogar RPG é muito mais que interpretar personagens e jogar historias, é reunir amigos e se divertir!

Caso você não tenha amigos interessados em jogar, não se preocupe.

Existe uma química especial que toma conta de uma mesa de D&D da qual nada se compara.

Jogar com alguém será suficiente para que, ambos os dois acabem se tornando amigos. Esse é um efeito colateral incrível do jogo. Seu próximo grupo de jogo está tão perto quanto a loja de jogos, fórum online ou convenção de jogos mais próximos.

A segunda coisa que você precisa é uma imaginação ativa, ou ainda mais importante, a vontade de usar tudo que vier na sua imaginação.

Você não precisa ser um contador de histórias fantástico ou um artista brilhante.

Você precisa apenas ter a aspiração para criar, ter a coragem de alguém que quer construir algo e partilhar com outros.

Felizmente, à medida que D&D fortalece seus laços de amizade, ele ajuda você a se tornar confiante em criar e partilhar.

D&D é um jogo que ensina você a procurar a solução mais perspicaz e instiga você a imaginar o que poderia ser, ao invés de apenas aceitar o que é.

Os primeiros personagens e aventuras que você criará provavelmente serão uma coletânea de clichês. Aconteceu o mesmo com todos, desde o maior Mestre da história até o pior. Aceite essa realidade e vá em frente para criar o segundo personagem ou história, que será melhor, depois o terceiro, que será ainda melhor. Repita isso ao decorrer do tempo e, em breve, você será capaz de criar qualquer coisa, desde os antecedentes de um personagem até um mundo épico de aventuras fantásticas.

Quando você tiver essa perícia, ela será sua para sempre. Incontáveis escritores, artistas e outros podem começar suas histórias com algumas páginas de notas de D&D, um punhado de dados e uma mesa de cozinha.

Acima de tudo, D&D é seu.

As amizades que você fizer ao redor da mesa serão únicas para você. As aventuras que você embarcar, os personagens que você criar, as memórias que você adquirir – tudo isso será seu.

D&D é o seu cantinho pessoal no universo, um lugar onde você tem o poder de fazer tudo que desejar.

Vá em frente agora. Leia as regras do jogo e as histórias dos mundos, mas sempre se lembre que você é a pessoa que dá vida a elas.

Elas não são nada sem a fagulha de vida que você as concede.

Mike Mearls

Maio 2014
413de-dndillo2-672x372 D&D 5ª Edição Sistemas
Em D&D as aventuras nunca acabam!

Créditos:

  • Prefácio do Livro do Jogador de D&D 5 Edição.
  • Tradução não-oficial por AlanVenic

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

1 Comment

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.