Povos de Crivon: Gnomos

Avalie o conteúdo!

People of Crivon Toran : gnomes

crivon-gnoma-beli-600x420 Crivon Povos de Crivon
Blesianarida “Bles Dois Tiros” Ushart – Gnoma da Floresta.

“Nós somos bem vindos em todos os lugares como técnicos, alquimistas e inventores. Apesar da demanda por nossas habilidades, a maioria de nós prefere viver entre nossos semelhantes, em confortáveis buracos sob as colinas, na floresta, em meio à natureza e os animais – Citação de Bles Dois Tiros”

Personalidade

1390400432438 Crivon Povos de Crivon
Gnomo bardo.

Os gnomos adoram os animais, belas pedras preciosas e piadas de qualquer tipo. Eles têm um enorme senso de humor, adoram brincadeiras e jogos e também apreciam os truques – quanto mais complexos, melhor.

Felizmente, eles dedicam o mesmo empenho em suas brincadeiras e em outras artes mais práticas, como a engenharia.

Os gnomos são curiosos e preferem descobrir as coisas através da própria experiência, muitas vezes cometendo imprudências. Essa curiosidade criou engenheiros habilidosos entre a raça, sempre buscando novos métodos de construção ou fabricação. Algumas vezes, eles fazem travessuras apenas para observar a reação das pessoas afetadas.

crivon-gnomo-avaliando-joia Crivon Povos de Crivon
Um gnomo avaliando joia no meio de uma aventura.

Podem começar a se aventurar como um modo de ver o mundo ou pela paixão de explorar. Os gnomos leias podem se aventurar para melhorar o mundo e ajudar os inocentes, demonstrando o mesmo senso de compromisso que sentem pelas suas comunidades e pela sociedade como um todo.

Amantes de gemas e outros itens de qualidade, alguns gnomos optam pela aventura como um caminho rápido, porém perigoso, para fazer fortuna. Dependendo da relação com seu clã, um gnomo aventureiro pode ser visto como um vagabundo ou inclusive como uma espécie de traidor (por abandonar suas responsabilidades para o clã).

Descrição física padrão

Gnome_WIP1-442x600 Crivon Povos de Crivon
Gnoma.

Altura dos gnomos varia entre 1,00 m e 1,20 m e seu peso entre 20 e 23 quilos. A cor da pele varia do moreno claro ao marrom escuro, os cabelos são claros e os olhos apresentam diversas tonalidades de azul.

Os gnomos preferem usar a barba curta, bem aparada. Geralmente, utilizam roupas em tons da terra, decoradas com bordados de joias refinadas. Eles atingem a fase adulta com cerca de 40 anos e vivem quase 350 anos, embora muitos anciões tenham alcançado os 500 anos.

Tendência

Quase todos os gnomos são Bons. Os sábios, engenheiros, pesquisadores, eruditos, investigadores e consultores são os gnomos que tendem para a Ordem.

Por outro lado, os menestréis, enganadores, viajantes e falsificadores de joias tendem para o Caos. Os gnomos tem um bom coração e, mesmo os trapaceiros da raça são mais brincalhões do que maliciosos. Os gnomos malignos são raros mas aterrorizantes.

Relações

gnomo-brincalhao-375x600 Crivon Povos de Crivon
Um gnomo brincalhão.

Os gnomos, a depender de onde sua comunidade esteja inserida, mantêm boas reações com os anões para o caso de habitarem regiões montanhosas ou rochosas ou com os elfos e povo fada, quando encontrados nas florestas e bosques.

Eles possuem amor a objetos preciosos, curiosidade a objetos mecânicos e ódio a goblins, orcs e gigantes. Gostam de companhia dos halflings, especialmente os que são agradáveis o bastante para compartilhar de suas brincadeiras e truques.

A maioria dos gnomos é um pouco desconfiada das raças mais altas, no entanto raramente se comportam de maneira hostil ou maliciosa.

Religião

O as divindades cultuadas pelos gnomos são a natureza e Titãnia, não possuem clérigos, apenas druídas.

As travessuras, são vistas como um dogma, cuja função é alegrar o espírito e manter os gnomos humildes, divertir e unir os grupos, não como um método de triunfar sobre os outros.

Terras

Os gnomos estabelecem seus lares nas colinas verdejantes das florestas. Eles vivem debaixo da terra, mas apreciam o ar puro com mais frequência que os anões, aproveitando a natureza e o mundo vivo da superfície sempre que podem.

Suas casas são bem escondidas, seja pelos métodos engenhosos usados na construção ou devido às ilusões da raça, buscando harmonizar a natureza e o subterrâneo onde se inserem.

crivon-tipica-casa-de-gnomo-400x600 Crivon Povos de Crivon
Típica casa de gnomo, na floresta.

Os visitantes são bem-vindos e bem recebidos nessas casas confortáveis. Os indesejáveis nem mesmo conseguem localizar a entrada.

Em geral, os gnomos que vivem nas terras dos humanos são joalheiros, mecânicos, sábios ou tutores, contratados por famílias nobres. Durante sua vida, um tutor gnomo é capaz de ensinar várias gerações de uma mesma família humana.

Devido a uma catástrofe ocasionada por uma perigosa doença, conhecida entre os gnomos pelo nome de a “Peste de Gryphus”, de origem desconhecida, os gnomos de Crivon Toran estão diminuindo no decorrer dos séculos.

Atualmente existem comunidades gnomas apenas nas regiões da Ariânia e Borgstânia. É sabido que suas interações com as demais raças também tem diminuído, ao nível de em outras regiões do mundo eles são tidos como personagens de fábulas.

Etnias e características raciais dos gnomos

Existem as etnias dos gnomos da floresta, predominantemente na Ariânia, da Rocha em sua maioria na Borgstânia e os obscuros e reclusos svirfneblins (gnomos cinzentos que habitam o subterrêno).

Svirfneblin_Hero_zpsasamhcnp Crivon Povos de Crivon
Os raros gnomos das profundesas (svifneblins), são muito difíceis de encontrar fora do mundo subterrâneo.

Gnomos aventureiros das duas etnias podem ser vistos em qualquer lugar de Crivon.

Ver característica de cada na página 29, do livro do jogador D&D 5.0.

Peculiaridades

Crivon-gnomo-aventureiro-403x600 Crivon Povos de Crivon
Gnomo aventureiro.
  • Adoram e ficam fascinados por engenhocas;
  • Amam pregar peças nas pessoas;
  • Um brinquedo bem constituído pode valer tanto quanto uma joia para um gnomo;
  • São apreciadores de coleções;
  • Tem um nome real, normalmente complexo, e um apelido;
  • Existe uma terceira etnia de gnomos, os subterrâneos, mas não são vistos a séculos.

Adaptação e elaboração: Patrick Nascimento

Fontes:

http://tabernadosacaro.blogspot.com.br/2009/07/gnomos.html

http://dna2rpg.blogspot.com.br/p/personagens.html

http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=464

GONÇALVES, Alan (tradução). Livro do Jogador de D&D 5.0. 2015. SSA. Ba. Pág 27 a 29.

Fonte de imagens: internet

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Patrick Nascimento

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.