7 Tipos de Jogadores que o Mestre Deve Conhecer

5/5 - (1 vote)

O sucesso de um jogo de D&D reside na sua capacidade de entreter os outros jogadores na mesa de jogo. Ao passo que papel deles é criar personagens (os protagonistas da campanha), dar vida a eles e ajudar a conduzir a campanha através das ações dos seus personagens, seu papel é manter os jogadores (e a si mesmo) interessados e imersos no mundo que você criou e permitir que os personagens deles façam coisas incríveis.

Saber o que seus jogadores mais gostam num jogo de D&D ajuda você a criar e conduzir aventuras que eles iram curtir e se lembrar. Uma vez que você saiba quais das atividades a seguir cada um dos jogadores do seu grupo mais gostam, você poderá criar aventuras que satisfaçam as preferências dos seus jogadores da melhor forma possível, assim mantendo-os engajados.

Confira abaixo 7 perfis de jogadores que gostam de um determinado tipo de jogo. Alguns jogadores se encaixam em mais de um  desses perfis. Cabe o mestre conhecer todos eles.

1 – ATUAR

Os jogadores que gostam de atuar, curtem entrar em seus personagens e falar com a voz do personagem. Interpretadores de personagens de coração, eles gostam de interações sociais com PdMs, monstros e seus companheiros de grupo.

Entretenha jogadores que gostam de atuar ao…

  • dar a eles oportunidades de desenvolver as personalidades e antecedentes de seus personagens.
  • permitir que eles interajam regularmente com PdMs.
  • adicionar elementos interpretativos aos encontros de combate.
  • incorporar elementos dos antecedentes dos seus personagens nas aventuras.

2 – EXPLORAR

Os jogadores que desejam explorar querem experimentar as maravilhas que um mundo fantástico oferece. Eles querem saber o que está atrás da próxima esquina ou colina. Eles também gostam de encontrar pistas e pilhas de tesouro.

Entretenha jogadores que gostam de explorar ao…

  • deixar pistas que dão dicas de coisas que estão por vir.
  • permitir que eles encontrem coisas quando eles decidem explorar.
  • conceder descrições detalhadas de ambientes excitantes e usar mapas e acessórios interessantes.
  • mostrar segredos de monstros a serem descobertos ou detalhes culturais a serem aprendidos.

3- INSTIGAR

Jogadores que gostam de ações instigantes gostam de fazer as coisas acontecerem, mesmo quando isso significa assumir riscos perigosos. Eles irão, então, se jogar no perigo e enfrentar as consequências ao invés de enfrentar o tédio.

Entretenha jogadores que gostam de instigar ao…
  • permitir que eles afetem seus arredores.
  • incluir coisas em suas aventurar para tenta-los.
  • deixar que as ações deles coloquem os personagens em situações complicadas.
  • incluir encontros com PdMs que sejam tão resolutos e imprevisíveis quanto eles.

4 – COMBATER

Jogadores que gostam de combates fantásticos, gostam de chutar os traseiros de vilões e monstros. Eles procuram por qualquer desculpa para iniciarem uma briga, preferindo ações precipitadas a deliberação cuidadosa

Entretenha jogadores que gostam de combater ao…

  • criar encontros de combate inesperados para eles.
  • descrever vividamente os estragos causados por seus personagens com seus ataques e magias.
  • incluir encontros de combate com um grande número de monstros fracos.
  • interromper interações sociais e exploração com combates.

5- OTIMIZAR

Jogadores que gostam de otimizar as capacidades de seus personagens curtem aprimorar seus personagens para alcançar o ápice da performance em combate ao ganhar níveis, novas características e itens mágicos. Eles abraçam qualquer oportunidade de demonstrar a superioridade de seus personagens.

Entretenha jogadores que gostam de otimização ao…

  • garantir a eles acesso regular a novas habilidades e magias.
  • usar itens mágicos desejados como ganchos de aventura.
  • incluir encontros que permitam que seus personagens brilhem.
  • conceder recompensas quantificáveis, como pontos de experiência, para encontros sem combate.

6- RESOLVER PROBLEMAS

Jogadores que querem de resolver problemas gostam de investigar as motivações de um PdM, desvendar as maquinações de um vilão, resolver charadas e criar planos.

Entretenha jogadores que gostam de resolver problemas ao…

  • incluir encontros que enfatizem a resolução de problemas.
  • recompensar o planejamento e táticas com benefícios dentro do jogo.
  • permitir ocasionalmente que um plano inteligente conceda uma forma fácil de vitória aos jogadores.
  • criar PdMs com motivações complexas.

7- CONTAR HISTÓRIAS

Jogadores que adoram contar histórias querem contribuir com a narrativa. Eles gostam quando seus personagens estão bastante envolvidos no desdobramento de uma história e eles curtem encontros que estão ligados ou expandem uma trama global.

Entretenha jogadores que gostam de contar histórias ao…

  • usar os antecedentes de seus personagens para ajudar a modelar as histórias da campanha.
  • garantir que um encontro trará avanço à história de alguma forma.
  • fazer com que as ações dos seus personagens ajudem a conduzir eventos futuros.
  • conceder ideais, vínculos e fraquezas dos PdMs os quais os aventureiros possam adquirir vantagem.
DD5_Explorar Notícias & RPG
Jogadores: os atores principais das histórias dos Mestres.

Conte-nos, sendo mestre, você consegue identificar alguns desses perfis? 

E sendo jogador, qual tipo mais se identificou?

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

2 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.