Resumo de regras para D&D 5 Edição

5/5 - (2 votes)

Confira abaixo uma tradução livre de um bom resumo das regras do D&D 5a Edição para consultas rápidas.

Condições

Blinded ( Cegueira ) Ataques tem desvantagem. Ataques contra tem vantagem. Falha automática em testes de habilidades ligadas a visão.
Charmed ( Enfeitiçado) Uma criatura enfeitiçada não pode atacar quem a enfeitiçou ou tê-la como alvo de habilidade nociva ou efeitos mágicos. Quem a enfeitiçou possui vantagem em testes de atributos feitos para interagir socialmente.
Deafened ( Surdo ) Uma criatura surda falha automaticamente em qualquer teste de atributo que requeira o uso da audição.
Frightened ( Amendrontado ) Uma criatura amedrontada sofre desvantagem em testes de atributo e jogadas de ataque enquanto a fonte do seu medo estiver em sua linha de visão. A criatura não pode se mover voluntariamente para uma posição que a faça terminar o turno mais próximo da sua fonte de medo do que sua posição inicial.
Grappled ( Agarrado ) O deslocamento de uma criatura agarrada se torna 0 e ela não pode se beneficiar de qualquer bônus em seu deslocamento.
Incapacitated ( Incapacitado ) Uma criatura incapacitada não pode realizar ações ou reações.
Invisible ( Invisivel ) Uma criatura invisível é impossível de ser vista sem ajuda de magia ou sentidos especiais. Para o propósito de se esconder, a criatura é considerada em área de escuridão pesada. A localização da criatura pode ser detectada por qualquer barulho que ela faça ou rastro que ela deixe. Jogadas de ataque contra a criatura sofremdesvantagem e os ataques da criatura possuem vantagem.
Paralyzed ( Paralisado ) Uma criatura paralisada está incapacitada. Ela não pode se mover ou falar. A criatura falha automaticamente em testes de resistência de Força ou Destreza. Jogadas de ataque contra a criatura possuem vantagem. Qualquer ataque que atinja a criatura é um sucesso decisivo, se o atacante estiver a 1,5m dela.
Petrified  ( Petrificado ) Uma criatura petrificada está transformada juntamente com todos seus objetos não mágicos que estiver vestindo ou carregando, em uma substancia sólida e inanimada ( geralmente pedra ). Seu peso é multiplicado por 10 e ela para de envelhecer. A criatura está incapacitada, não pode se mover ou falar e não tem ciência de seus arredores. Jogadas de ataque contra a criatura tem vantagem. A criatura falha automaticamente em testes de Força ou Destreza. A criatura tem resistência a qualquer tipo de dano. A criatura é imune a veneno e doenças embora um veneno ou doença previamente presente em seu sistema seja apenas suspenso, não neutralizado.
Poisoned ( Envenenado ) Uma criatura envenenada sofre desvantagem em jogadas de ataque e testes de atributo.
Prone ( Derrubada ) A única opção de movimento que uma criatura caída tem é rastejar, a menos que ela se levante, encerrando assim a condição. A criatura sofre desvantagem nas jogadas de ataque. Uma jogada de ataque contra uma criatura derrubada possui vantagemse o atacante estiver a 1,5m dela. De qualquer outra forma, o ataque sofredesvantagem.
Restrained ( Impedida ) O deslocamento de uma criatura impedida se torna 0 e ela não pode se beneficiar de qualquer bônus em seu deslocamento. Jogadas de taque contra a criatura possuemvantagem e os ataques da criatura sofrem desvantagem. A criatura sofre desvantagem em testes de resistência de Destreza.
Stunned ( Tonto ) Uma criatura atordoada está incapacitada. Ela não pode se mover e somente pode falar hesitantemente. A criatura falha automaticamente em testes de resistência de Força ou Destreza. Jogadas de ataque contra a criatura possuem vantagem.
Surprised ( Surpreso ) Nenhum movimento ou ação no 1o turno. Nenhuma reação até o turno acabar. Membros do grupo podem ser surpresos mesmo quando outros não foram.
Incapacitated ( Incapacitada ) Uma criatura incapacitada não pode realizar ações ou reações.

Combate

Bonus Action ( Ação Bônus ) Apenas uma por turno.
Dash ( Correr ) Gaste uma ação para se movimentar novamente.
Disengage ( Desengajar ) Mover não provoca ataque de oportunidade.
Dodge ( Esquiva ) Ataques contra tem desvantagem. Jogadas de Resistência de Destreza temvantagem.
Help ( Ajudar ) A criatura que você ajuda ganha vantagem em um teste de habilidade. Ajudando uma criatura a 1,5 em um ataque e ela terá vantagem no mesmo
Hide ( Esconder ) Teste de Destreza ( Furtividade) para se esconder contra um teste de Sabedoria ( Percepção ). Inclua bônus de cobertura, cobertura de ½ +2, cobertura de ¾ +5, cobertura total não pode ser vista.
Move ( Movimento ) Pode se mover e realizar uma ação em qualquer ordem – incluindo se mover, realizar uma ação e continuar a se mover se ainda puder. Pode interagir com um objeto ou característica do ambiente de graça, durante o movimento e ação.
Reaction ( Reação ) Apenas permitido uma vez por turno, dependendo de algumas habilidades especiais, magias e situações ( ex:. ataques de oportunidades )
Ready ( Preparar ) Aja mais tarde no turno como uma reação, incluindo magias.
Search ( Procurar ) Teste de Inteligência ( Procurar ) ou Sabedoria ( Percepção )
Others ( Outras Ações ) Ataques, Magias ou Usar objetos ( entre outros, verificar manual para lista de opções sugeridas )

Outras Regras

Cover ( Cobertura ) ½ de Cobertura: +2 AC e Testes de DES.
¾ de Cobertura: +5 AC e Testes de DES.
Cobertura Total: Não pode ser alvo
Critical Hit ( Acerto Decisivo )
Dobro de dados na jogada de dano. Ex: 1d8+2 -> 2d8+2, 2d6+1 -> 4d6+1.
Difficulty Checks 
(DC) (Teste de Dificuldade)
Muito Fácil                         5
Fácil                                 10
Médio                               15
Difícil                                20
Muito Difícil                       25
Quase Impossível              30
Difficult Terrain ( Terreno Difícil )
Dobro de custo para movimento
Grappling ( Agarrando )
FOR ( Atletismo ) contra FOR ( Atletismo ) ou DES ( Acrobacia ). Criatura agarrada pode usar suas ações para escapar, FOR ( Atletismo ) ou DES ( Acrobacia ) contra FOR ( Atletismo ). Pode arrastar ou carregar com ½ do movimento.
Opportunity 
Attack ( Ataque de Oportunidade )
Reação para fazer um ataque corpo a corpo contra uma criatura que sair da sua área de ameaça. Apenas em alvos que se movem e não que foram movidos.
Range ( Distancia )
Ataques tem desvantagem em longa distancia.
Ranged Attacks 
in Close Combat ( Ataques a Distancia em Combate Corpo a Corpo )
A 1,5m, desvantagem em ataques.
Resistance ( Resistência )
Metade do dano.
Rest, Long ( Descanso Longo )
8+ horas. Max de 2 horas de atividades levas ( como vigia ). Max de 1hora de atividade forte( ser atacado ). Recupera todos PVs. Recupera Dados de Vida igual metade do nível.
Rest, Short ( Descanso Curto )
1+ hora. Nenhuma atividade forte. Pode gastar até seu máximo em Dados de Vida ( DV )para curar, +CON por DV.
Shoving ( Empurrar )
FOR ( Atletismo ) contra um teste resistido de FOR ( Atletismo ) ou DES ( Acrobacia ). Se tiver sucesso, ou derruba o alvo ou empurra o mesmo 1,5m.
Squeezing ( Espremer )
Se mover por um espaço de um tamanho menor que a criatura. Movimento custa o dobro, desvantagem em ataques e testes de resistência de DES. Ataques contra a criatura tem vantagem.
Two Weapon 
Fighting ( Lutar com Duas Armas )
Quando atacando com uma arma leve em cada mão, use sua ação bônus para atacar com sua arma leve de corpo a corpo adicional. Não adicione o modificador de habilidade nesse ataque bônus a não ser que seja negativo. Pode usar duas armas de arremesso dessa maneira.
Vulnerability ( Vulnerabilidade )
Dobro de dano.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Available for Amazon Prime