2º Período: O Período das Trevas

5/5 - (1 vote)

O Período Gélido aos poucos havia encontrando o seu fim. A esperança e a prosperidade se espalhava pela terra dos homens. Finalmente o calor do Talzûn e o conforto dos campos progressivamente se revelava, podendo ser sentido e apreciado ano após ano.

A natureza voltava a ser como era: cíclica e equilibrada. Parecia ser um novo recomeço. Um novo período de paz e prosperidade.

Mas não foi.

Horn, a mais poderosa nação élfica de Riftdorian, que era uma grande ilha, cai perante a um ardiloso plano dos elfos negros. Esse foi o Segundo Cataclisma.

Suas terras são arrasadas e consumidas por magias poderosas que moviam gigantescas e destruidoras ondas que avançam contra o continente.

Arzien_Horn Arzien Histórias de Arzien
O magnífico Reino Élfico de Horn é destruído, marcando o início do 2º Período.

2º Período: O Período das Trevas (1 – 1400 II Prd) (5501 – 4000 A.D.)

Primeiro Ciclo – A Aliança das Trevas

O segundo cataclisma da Quarta Era dava inicio ao 2º Período. A destruição da Ilha de Horn foi só o começo. Hordas de elfos negros, raça élfica banida para o subterrâneo, invadem Riftdorian, a terra dos elfos descendentes dos dorianos e enúriis. Para piorar, os drows aliam-se ao Senhor do Escuro, uma entidade líder de hordas orcs e goblinóides. Juntos orquestram uma invasão conjunta a Riftdorian e Ilagren.

Essa aliança foi chamada de Aliança das Trevas.

O Senhor do Escuro, o maior inimigo dos elfos e anões do sul, ouviu falar do fim do frio em uma terra vasta, fértil e rica, habitada por povos fracos e fragmentados, e alguns poucos elfos. Uma combinação que certamente não resultaria em algo bom. Não levou muito tempo para que hordas de orcs e goblins se organizassem sob seu comando e marchassem sem piedade em direção a terra dos ilags. Há muitos séculos, o Senhor do Escuro havia sido derrotado e expulso daquelas terras, pelos elfos. Mas, dessa vez seria diferente.

Os elfos nativos sabiam há muito tempo que o Senhor do Escuro avançaria com seus exércitos. Devido a isso eles haviam deixado os homens se desenvolverem no meio do caminho da destruição. Eles tiveram tempo para se armar e se preparar enquanto guerras e destruições assolavam Ilagren. Mas, isso não bastou para impedir o avanço dos humanóides, que destruíam e queimavam tudo que encontravam.

Hordas intermináveis de orcs e goblinóides assolavam Ilagren, bem como elfos negros e outras criaturas bestiais que os serviam. Florestas e campos arderam em chamas. Vilas foram saqueadas, plantações destruídas, animais mortos. Os homens se fragmentaram em diversas tribos, fugindo e se isolando onde podiam. Sozinhos, não poderiam impedir o avanço da Aliança das Trevas.

Arzien_Robgoblins2 Arzien Histórias de Arzien
Humanóides da Aliança das Trevas.

Segundo Ciclo – O Império do Senhor do Escuro

O Senhor do Escuro instaurou um Império de caos e terror durante séculos. Perseguições e massacres eram feitos contra os homens e elfos. Os sobreviventes eram feitos de escravos e marionetes para os orcs e goblinóides. Ilagren havia se tornado uma terra sem lei. Os rebeldes e resistentes tentavam lutar contra as forcas do Senhor do Escuro. Muitos heróis morreram tentando vencê-lo.

Os anões, que habitavam cidades e fortalezas nas montanhas ao sul de Grandchack sabiam das movimentações goblinóides na superfície. Eles estavam envolvidos em guerras que se instaurava em Dromerfill, o Mundo Subterrâneo. Quando souberam das guerras e mortes em Ilagren, reuniram suas forças e se aliaram aos elfos.

Juntos, os anões e elfos conseguem expulsar a ameaça do Senhor do Escuro de Riftdorian. Determinados a acabar com toda essa força que ameaçava crescer cada vez mais, os elfos rifdorianos e os anões do sul marcham para Ilagren.

Os elfos e anões propuseram uma aliança com os ilags para expulsar de vez as hordas do Senhor do Escuro. As raças, pela primeira vez, se uniram contra um mal em comum, um mal antigo que há séculos aterrorizava as terras élficas e anãs.

Assim sendo, após muitas batalhas,  conseguem livrar Ilagren da Aliança das Trevas após séculos de guerra.

Arzien_Anoes-do-sul Arzien Histórias de Arzien
Os anões do sul se juntam na guerra contra o Senhor do Escuro.

Terceiro Ciclo – Paz e Restauração

Senhor do Escuro foi derrotado, seus exércitos fragmentados. A paz reinou entre os reinos.

Os anões regressam para suas fortalezas do sul, onde novas guerras ainda estavam por vir. Muitos ficam em Ilagren para manter a proteção dos homens e dos elfos. Em Riftdorian os elfos-negros são expulsos, porém não antes de deixar um largo rastro de destruição. Foi um golpe duro e uma época difícil para os elfos.

Em Ilagren, os homens voltam a reconstruir suas casas, suas fortalezas, seus campos. Os elfos regressam para a floresta, ainda tentando reunir e restaurar a onda de destruição deixada pelos orcs e goblins.

Passaram-se séculos de paz em Ilagren. Os povos cresceram, criaram novas vilas e cidades por todo o território. Os homens puderam se desenvolver em várias áreas do conhecimento.

Quarto Ciclo – Invasões Kyrshanianas

Esse ciclo se inicia quando hordas de cavaleiros impiedosos cavalgavam livres e com sede de sangue planícies e estepes no extremo oriente. Esses cavaleiros eram os kyrshanianos, um povo que sempre foi fragmentado em tribos rivais, se unificou em uma poderosa nação sob o comando de um único imperador.

Arzien_horda-kyrshaniana Arzien Histórias de Arzien
Horda do Exército Kyrshaniano invade Ilagren.

Foi então, que veio o Terceiro Cataclisma que deu fim a toda a esta guerra, bem como marcou o começo de outro período.As hordas kyrshanianas arrasavam tudo no caminho.

A sede de sangue desses guerreiros iria varrer para sempre os homens de Ilagren. As notícias das invasões do leste chegaram tarde demais.

Durante décadas as fortalezas e cidades do leste resistiram bravamente, mas não podiam impedir o avanço do exército de conquistadores.

  • Era o inicio do 3º Período: “O Período das Tormentas”.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.