As Eras e os Períodos de Arzien

5/5 - (3 votes)

 O dia em Arzien tem 24 horas, semelhantes a Terra. O ano possui 384 dias, divididos em 12 meses, cada um com 4 semanas de 8 dias, totalizando 32 dias por mês. Existem 4 estações do ano, que podem ser bem distintas ou não, a depender da região que se encontre.

Arzien possui um sol, chamado Talzûn, e 3 luas, Alumis (a Lua Branca), Nélides (a Lua Vermelha) e Verâmis (a Lua Azul). A existência dessas 3 luas impacta seu eixo de atração gravitacional, fazendo com que ocorram eventos exagerados de escala global nos continentes e nos mares. Os estudiosos acreditam que muitas catástrofes globais estejam relacionadas às 3 luas, tais como o congelamento de todo o hemisfério norte, durante o Período Gélido, a abertura e fissura dos continentes que fez surgir o Mar Interno no Período das Tormentas e a seca e desertificação que fez Alkemor expandir, no Período das Conquistas.

Em Arzien, a história e o tempo são medidos e catalogados pelos calendários, cujo os mais importantes são o Calendário Domaziano, surgido durante o Império da Domázia e o Calendário Periódico, que marca o tempo através das Eras e Períodos. O que muda na contagem do tempo para esses calendário são as referências.

Arzien_Periodo_Nebuloso2 Arzien Histórias de Arzien
O Talzûn e as 3 Luas: Alumis, Nélides e Verâmis.

Calendário Domaziano

O Calendário Domaziano é baseado em um evento, que foi o nascimento da Domázia, até então, o maior e mais influente Império dos homens na Quarta Era (a Era atual). Quando se refere a este calendário se utiliza dois termos após o ano: A.D. e D.D. O termo A.D. significa Antes da Domázia e D.D. significa Depois da Domázia.

Cada um dos 12 meses ao longo ao ano tem o nome de um dos imperadores da Domázia, exceto o primeiro, que é Soractus, o profeta que levou a palavra de Domázius aos homens.

  • Verão: Soractus, Aztias, Velagos
  • Outono: Bragus, Khossus, Thelas
  • Inverno: Arimeus, Eradus, Athelos
  • Primavera: Dionus, Taramis, Léfidas

Esse calendário é de origem humana e é oficial em Ilagren e adotado em algumas nações de Grandchak, Alkemor, Muran, Cryoltaz e Luzercan, que foram as regiões que mais sofreram influência do Império.

Calendário Periódico

O Calendário Periódico utiliza diferentes eventos relativos ao início de cada Período. Por exemplo, o ano 100 do 3° Período, é totalmente diferente do ano 100 do 5° Período. Ao iniciar de um novo período a contagem retorna ao ano 1 daquele novo Período. Quando se quer falar do ano 100 do 3° Período se escreve 100 III Prd, se for do 5° Período se escreve 100 V Prd. Para ser mais específico, o correto seria inserir ao final a qual Era pertence aquela data.

Pelo fato de cada ano ter uma referência diferente, esse calendário não é o adequado para contar o tempo ao longo de vários períodos. Contudo, é ideal para marcar o tempo dentro do Período, facilitando a marcação dos Ciclos, que por consequência ajudam a marcação entre os Períodos.

Esse calendário é de origem élfica e mais adotado nas terras de Riftdorian, Zahran, Kyrshan, Salúndia e Hyakato. Nas outras terras ele também é utilizado, apesar de ser secundário.

As Eras e Períodos de Arzien

Com o Calendário Periódico a contagem do tempo  é dividida em Eras, que são divididas em Períodos, que são divididos em Ciclos.

A história e o tempo é objeto de estudo de vários sábios e anciões há milênios. A mais importante delas é a Ordem dos Ciclos e Períodos, pertencente à Igreja de Surviandor, o Deus do Conhecimento (antes pertencente a Frallimar, o Deus morto do Tempo). Essa Ordem é responsável por catalogar todos os eventos temporais, naturais e sociais que ocorreram na história.

As Eras que Arzien já cruzou foram:

  • Primeira Era: “A Era da Criação”
  • Segunda Era: “A Era da Perturbação”
  • Terceira Era: “A Era da Conflagração”
  • Quarta Era: “A Era da Intervenção”

Para saber como foi o fim da Terceira Era e o Início da Quarta Era, acesse:

A Quarta Era já possui 12.149 anos, cujo o tempo passou ao longo de Sete Períodos:

  • 1° Período: “O Período Gélido”(1 – 2500 I Prd) (8000 – 5500 A.D.)
  • 2º Período: “O Período das Trevas” (1 – 1400 II Prd) (5501 – 4000 A.D.)
  • 3º Período: “O Período das Tormentas” (1 – 2000 III Prd) (4001 – 2000 A.D.)
  • 4º Período: “O Período das Conquistas” (1 – 2000 IV Prd) (2001 – 1 A.D.)
  • 5º Período: “O Período da Luz” (1 – 831 V Prd) (0 – 830 D.D.)
  • 6º Período: “O Período da Fúria” (1 – 750 VI Prd) (831 – 1580 D.D.)
  • 7º Período: “O Período da Glória” (1 – 569 VII Prd) (1581 – 2149 D.D.)

As campanhas atuais em Arzien se passam no ano de 2149 D.D ou 569 VII Prd da Quarta Era.

A história anterior a Quarta Era se perdeu há milênios. Os registros mais confiáveis da Terceira Era se resumem ao último Período, o “Período Nebuloso”.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

3 Comments

  1. Tinha escrito parte desse texto a muito tempo. Minha inspiração vem dos jogadores e dos outros mestres. Ver as postagens dos outros cenários aqui no blog me inspirou (e continua a me inspirar) a escrever mais sobre Arzien.

    Gosto de chamar isso de círculo virtuoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.