O Fim da Terceira Era: O Período Nebuloso

Arzien Thorass
5/5 - (1 vote)

Há milhares de anos atrás, durante a Terceira Era (A Era da Conflagração), as civilizações arzienses viviam em Zhorass, o maior e mais importante continente de Arzien. O fim da Terceira Era ocorreu quando houve a destruição completa desse continente em 8000 A.D. Uma época em que o céu incendiou, a terra rachou, tempestades eram constantes e os mares eram caóticos.

Dizem que a Ira dos Deuses pairou sobre a terra dos homens e elfos por eles terem sido responsáveis por aproximar planos de existência longínquos e trazer demônios, bestas e causar desastres mágicos ao mundo.

Os registros élficos e humanos a muito se perderam após inúmeras guerras e cataclismos que arrasaram diversos impérios e nações ao longo de milênios. Essas histórias tornaram-se verdadeiras lendas antigas e cheias de questionamentos. Muitos ainda tentam compreender o que realmente houve em Zhorass. Alguns até acreditam que os deuses proíbem saber da verdade.

Zhorass era dividida em três grandes regiões:

  • Enúrien terra dominada por elfos e abrigava os dois maiores reinos da raça: Alfanor e Dorian.
  • Hongaki terra exótica e habitada por um povo humano igualmente afastado, porem dotado de muito conhecimento. Viviam em pequenas cidades-estados.
  • Kelântida, todo o território era o poderoso império humano, um local ancestral e antigo.
Arzien_Zhorass Arzien Histórias de Arzien
Zhorass é destruída na Terceira Era.

“O Período Nebuloso” (11000 – 8000 A.D.)

O Período Nebuloso se inicia quando Enúrien começa a ser alvo de invasões e cataclismas por volta de 11000 AD. Os elfos tiveram seus lares destruídos, obrigando a todos se refugiarem no GrandeReinodeAlfanor, em 10900 AD.

Quando Alfanor tombou, em 10800 AD, os elfos se refugiaram no ImpériodeDorian, a maior e mais desenvolvida nação élfica, cujo o centro do poder ficava em uma ilha. Os dorianos durante séculos tentaram reverter a situação desastrosa que se espalhava por Enúrien.

Hongaki começou a ser tomada por caos e invasões de poderosas criaturas a partir de 10600 AD. Percebendo que essas forças eram incontroláveis, os sobreviventes hongakianos conseguiram se salvar. Como eram exímios navegadores, conseguem alcançar as terras orientais de Khedorass em 10300 AD. Contam que milhares morreram na tentativa de cruzar os bravios oceanos, muitas embarcações se perderam no processo.

Os elfos dorianos tiveram muitas vitórias, porém seus inimigos eram muito poderosos. Eles perceberam que todos os esforços para salvar Zhorass seriam em vão. Reunidos, os elfos dorianos e enúriis partem para um novo continente chamado Khedorass em um evento conhecido como O GrandeÊxodo. Eles alcançam a costa sudoeste em 10000 AD. Os guardiões elfos ainda conseguem segurar as hordas inimigas por 100 anos, quando finalmente Dorian é aniquilada em 9900 AD. Entretanto, uma poderosa magia élfica consegue conter as forças infernais durante 1000 anos.

Arzien_Elfos_Dorian_Dorianos Arzien Histórias de Arzien
Os elfos dorianos conseguem conter as hordas infernais.

Durante séculos os kelantes acreditavam que o mal estava contido pela magia élfica. Nesse tempo os homens viviam uma época de lascividade e abuso de poder. Arrogantes e orgulhosos, os kelantes viveram longos séculos como se não houvesse ninguém capaz de vencê-los. A verdade era que eles estavam tão envoltos em problemas internos e políticos que não percebiam que o mal adormecido planejava a queda do maior e mais poderoso Império de toda a história.

Em 8900 AD as hordas infernais se libertam da poderosa magia élfica. Tormentas avançam contra o terceiro e mais conturbado território de Zhorass, a esplendorosa Kelântida. Em 8300 AD o Império estava arruinado e os kelantes sobreviventes são escravizados pelas hordas demoníacas. Durante 250 anos os homens viveram uma época de horror e decadência.

Arzien_Hordas_Infernais Arzien Histórias de Arzien
Hordas infernais proliferam em Zhorass.

Somente em 8050 AD os kelantes são libertados por um grupo de poderosos heróis. Os sobreviventes conseguem se restabelecer e passam muitos anos na luta contra as forças das trevas. Entretanto, a essa altura Zhorass estava condenada para sempre.

Somente em 8003 AD os homens kelantes, usando suas poderosas embarcações, iniciam o êxodo para o novo e longínquo continente de Khedorass. Mas, os mares estavam tremendamente revoltos e caóticos. As embarcações foram aniquiladas e os sobreviventes kelantes tiveram que se abrigar em ilhas e arquipélagos isolados. Milhares morreram.

Os kelantes estavam condenados se não fosse graças a um evento climático que congelou todo o norte de Arzien, inclusive o Mar de Ang-Róth, o que permitiu a migração desse povo até as terras ocidentais de Khedorass, mais precisamente na atual região de Ilagren.

Quando esse evento climático surgiu marcou oficialmente o fim do Período Nebuloso e também da Terceira Era.

Arzien_Ruinas_de_Kelantida Arzien Histórias de Arzien
“As Ruínas da Kelântida”,  Quadro domaziano de 320 V Prd IV Era.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

6 Comments

  1. Bom Artigo, curti tb.
    É sempre bom, estar situado no contesto histórico, de cada cenário,.

    Fico lendo estas historias, e as vezes imagino um cenário em que possamos vivenciar estes eventos catastróficos, e iniciais de um mundo, onde Grades batalhas contam com a participação de Deuses, seus avatares e grades heróis, ou melhor ser uma destas personalidades…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.