Olidammara – O Bardo dos Deuses

5/5 - (1 vote)
Greyhawk_Olidammarac-165x200 Greyhawk Religiões de Greyhawk
Símbolo de Olidammara

Olidammara (ó-lí-dam-ma-rá), o Velho Risonho, é a divindade que protege muitos ladrões e bardos. Ele é descrito como um errante ou vagabundo, um homem esbelto, com cabelo de cor castanha e barba dissoluta, uma pele de cor morena e olhos esmeralda cintilante, ele geralmente veste roupas em fibras de ouro. Ele se encanta com vinho, mulheres e música. Olidammara é o eterno espírito caótico. Ele é o mestre dos disfarces.

Olidammara, o bardo dos deuses, está em bons termos com Aasterinian, Fharlanghn, Dalt, Glittergold Garl, Ehlonna, Ye’Cind e Kord. Heironeous e Hextor o consideram chato ás vezes, mas tolera-o por seu charme e humor. Olidammara auxiliou a ascensão da semideusa Rudd, que continua sua favorita entre as divindades. Ele também ajudou Kuroth. Olidammara é irmão do Scahrossar, mas estes mantêm distância um do outro, sendo as razões deste afastamento mencionado nos mais obscuros textos.

Greyhawk_Olidammara-Bard Greyhawk Religiões de Greyhawk
Avatar de Olidammara

Kurell sente um enorme ciúme de Olidammara, em razão de sua popularidade superior entre ladrões, e sempre procura roubar seus adoradores. Astilabor não gosta do bardo dos deuses. Olidammara evita Nerull, Erythnul, Iuz e outras divindades destrutivas, por suas maldades serem muito chocante para ele. O culto de Olidammara é feito abertamente em vários cantos de Flanaess, em tempos mais obscuros como períodos de guerras e caos, é comum adorar Olidammara como meio de obter alguma diversão e entretenimento para não sucumbir a loucura e ao desespero, enquanto puderem adorar este poder, eles estarão alegres o suficiente sobre as bênçãos dos clérigos da divindade conhecidos como os melhores trovadores e contadores de histórias das regiões civilizadas de Flanaess. O sacerdócio contém clérigos urbanos, encontrados principalmente em cidades grandes, e os clérigos trovadores errantes. É exigido que os clérigos de Olidammara saibam tocar algum instrumento. Olidammara é o deus de Música, Diversão, Vinho, Velhos, Humor, e Truques. Ele é chamado freqüentemente o Velho Risonho. Ele foi transformado uma vez na forma de um pequeno caracol, pelas mágicas poderosas do Arquimago furioso, Zagyg, mas de alguma maneira Olidammara conseguiu desfazer o feitiço e voltar à forma “normal”.

Título: O ladino sorridente, bardo dos deuses
Plano: Domínios Heróicos de Ysgard
Origem: Oerid
Tendência: Caótico Neutro
Aspectos: Música, Diversão, Vinho, Velhos, Humor, Truques
Domínios: Sorte, Encanto, Caos, Enganação
Aliados: Aasterinian, Fharlanghn, Dalt, Glittergold Garl, Ehlonna, Ye’Cind e Kord, Rudd, Kuroth
Superior: –
Inimigos: Kurell
Arma: Florete
Gentílico: Cantores

Quer conhecer mais sobre o cenário de campanha de Greyhawk? Clique Aqui.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno de Brito

Mestre da campanha "Aurora dos Conflitos", ocorrida no cenário de Greyhawk. Entusiasta do sistema Pathfinder, fã de Magic: The Gathering e churrasqueiro nas horas vagas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.