Dando continuidade a abordagem mais detalhada das raças em Pathfinder, segue uma das raças mais divertidas de se interpretar: GNOMOS

Consulte o Índice aqui

Gnomos compõe uma raça peculiar. Eles veem o erro como aprendizado, transformam escárnio em alegria e desconcertam seus inimigos, mesmo que apenas tempo suficiente para executar seus planos engendrados. Gnomos amam a magia e a música, mas também tem um amor pelo artesanato, maquinários e obras criadas por eles. Se estão apaixonados por alguma coisa, mergulham em absoluto.

Uma vez obcecados por algo, ficam absorvidos, um gnomo dificilmente nesta circunstância pensa em alguma outra coisa, independentemente de se sua mente se inclinar para novas. Dada sua herança enigmática, muitos gnomos amam lugares selvagens onde vivem seus primos feéricos. Um número crescente de gnomos, no entanto evitam estes lugares e vão viver em cidades, nestes locais sua curiosidade natural e amor pela criação os atrai para o comercio e grandes mercados de artesanato onde eles podem se sentir bem e promover as mais recentes descobertas. Tais gnomos tem frequentemente diferentes características raciais daqueles criados entre as rochas e árvores.

Pathfinder_Gnomo03 Gnomos em Pathfinder

GNOMOS AVENTUREIROS

Gnomos exigem de seu intelecto e força de personalidade para superar desafios. Embora geralmente sejam bem humorados e tolerantes, gnomos podem rapidamente se tornar ferozes se forem acuados.

Alquimista: A alquimia é uma das mais respeitadas carreiras para um gnomo, fundindo seu amor pela magia com teoria aplicada, tudo embrulhado em um campo no qual a descoberta é uma oportunidade todos os dias.

Bárbaro: Gnomos bárbaros tipicamente são numerosos quando em ambientes selvagens, muitas vezes encarnando o espírito selvagem da natureza

Bardo: Muitos gnomos são colecionadores obsessivos de histórias, músicas e piadas, fazendo com que gnomos bardos sejam famosos pelo seu extenso repertório, apresentações extremamente teatrais e pela sua performance mágica.

Cavaleiro: Embora cavaleiros gnomos são raros, gnomos juramentados dominam uma ampla gama de táticas para defender o povo e as terras que amam.

Clérigo: Gnomos muitas vezes se tornam servos dos deuses, especialmente de divindades da arte, música, exploração, descoberta e folia, misturando seu fervor para a criação com verdadeiro zelo religioso.

Druida: Muitos gnomos talham a terra e florestas, e muitos assumem o manto druídico e ficam em estreita comunhão com os animais e os espíritos da natureza.

Guerreiro: Guerreiros gnomos são muito tenazes, ansiosos para provar que mesmo o menor combatente pode ser um titã no campo de batalha.

Inquisidor: Alguns gnomos aprendem sobre a dureza do mundo, e especialmente aqueles que sofreram com essa dureza. Gnomos vestem o manto do inquisidor para defender seu povo e proteger suas terras das almas insensíveis.

Monge: Gnomos são coloridos, apaixonados e extravagantes por natureza, adotando uma visão de perfeição física e natural. Muitos gnomos possuem estilos marciais, assim, revelam-se imprevisíveis, quando realizam suas danças improvisadas revelando técnicas exaustivamente praticadas.

Oráculo: Como herdeiros de enigmáticos espíritos antigos, gnomos tornam muito natural a devoção oracular, interpretando presságios sobrenaturais e sussurros das forças naturais.

Paladino: Gnomos que mudam suas vidas para devotar-se a um zelo religioso ou a paixão de proteger aqueles ao seu redor são fortes candidatos a se tornar paladinos. A maioria encontra na sua capacidade de falar com os animais como uma benção especial, tanto comunicar com sua montaria, como para caçar malfeitores.

Patrulheiro: Gnomos militantes na maioria das vezes se tornam rangers, aproveitando-se de sua relação com a natureza inata e a capacidade de comungar com suas criações.

Ladino: Gnomos ladinos normalmente dominam uma variedade de habilidades, assediando os outros com sua personalidade carismática, e até mesmo adicionando um toque de magia para aprimorar suas habilidades de criar e derrotar obstáculos e armadilhas.

Feiticeiros: O poder arcano intrínseco da linhagem das fadas é comum em muitas famílias gnomos, embora feiticeiros de outras linhas surjam. A maioria destes são aceitos como normais dentro da sociedade gnomo, embora aqueles que extraem sua energia a partir de fontes mais obscuras são visto com suspeita e desprezo.

Invocador: Os gnomos são inveterados e infinitamente criativos, deliciando-se com o desenho e a modelagem de eidolons. Os servos de gnomos invocadores muitas vezes assemelham a criações mecânicas ou de criaturas feéricas.

Bruxo: Abraçando ansiosamente poderes estranhos e antigos, gnomos são bruxos capazes. Eles adotam familiares estranhos ou exóticos, muito adaptados as suas personalidades.

Magos: Gnomos tem uma tradição mágica expansiva, especializados nos reinos da ilusão e magia elementar. Eles são muito respeitados como historiadores, pesquisadores e acadêmicos comprometidos em transpor as fronteiras da possibilidade mágica, muitas vezes violando regras sem precedentes.

TRAÇOS RACIAIS ALTERNATIVOS

Os seguintes traços raciais substituem as características existentes dos gnomos. Consulte o DM antes de escolher qualquer uma destas novas opções.

Acadêmico: Alguns gnomos são mais academicamente inclinados do que seus parentes. Gnomos com essa característica racial ganham um bônus de +2 em qualquer teste de conhecimento. Este traço racial substitui a característica “Obsessivo”

Esperança Eterna: Gnomos raramente perdem a esperança e estão sempre confiantes de que até mesmo em situações desesperadas vai acontecer algo de bom. Gnomos com essa característica racial recebem um bônus de +2 em testes de resistência contra medo e efeitos de desespero. Uma vez por dia, quando obtiver 1 em um d20, o gnomo pode rolar novamente utilizando o segundo resultado. Este traço racial substitui a característica “formação defensiva e ódio”.

Linguista Mágico: Gnomos estudam muito as línguas, tanto em suas manifestações mundanas, como sobrenaturais. Gnomos com esse traço, podem adicionar 1 para a CD em feitiços envolvendo escrita ou idiomas, tais como aqueles que criam glifos, símbolos e outros escritos mágicos. Eles ganham um bônus racial de +2 em testes de resistência contra essas magias. Gnomos com carisma 11 ou superior, também ganham as seguintes habilidades similar a magia: 1x dia: Marca Arcana, Compreender Idiomas, Mensagem e Ler magia. O nível de conjurador para estes efeitos é igual ao nível de personagem. Este traço racial substitui “Magia Gnomo” e a resistência a ilusão.

Mestre Funileiro: Gnomos tem uma grande experiência com todos os tipos de dispositivos mecânicos. Gnomos com esse traço ganham um bônus de 1 em testes envolvendo Operar Mecanismos e Conhecimento (Engenharia). Eles são tratados como proficientes com qualquer arma que eles tenham construído. Este traço racial substitui a característica “Formação Defensiva e Ódio”.

Piromaníaco: Gnomos com esse traço racial são tratados como 1 nível mais elevado quando lançar feitiços com descritor fogo, usando poderes concedidos do domínio fogo, linhagem poderes do fogo, linha elemental do fogo ou a Revelações nas chamas dos mistérios do oráculo, e quando for determinar o dano de bombas do alquimista que causem dano de fogo (essa habilidade não confere acesso antecipados baseados no nível, essas habilidades afeta apenas poderes que o personagem já tem acesso pelo nível). Gnomos com Carisma 11 ou superior, também ganham as seguintes habilidades similares a magia: 1x dia: Luzes Dançantes, Lampejo (Flare), Prestidigitação e Produzir Chamas. O nível de conjurador para estes efeitos é igual ao nível do gnomo, a CD é baseada em carisma. Este traço racial substitui a característica “Magia gnomo e resistência à ilusão”.

Guardião da Natureza: Gnomos muitas vezes devem proteger suas casas contra a natureza hostil e infestações pestilentas. Gnomos com essa característica racial obtêm um bônus de +2 de Esquiva na CA contra aberrações, limos e vermes, e um bônus de +1 nos ataques contra esses inimigos, isso devido ao seu treinamento especial em combater essas criaturas. Este traço racial substitui a característica “Formação Defensiva e ódio”.

Pathfinder_Gnomo01 Gnomos em Pathfinder

OPÇÕES DE CLASSE FAVORECIDA

Em vez de receber um ponto de perícia, ou um ponto de vida extra sempre que adquire um nível em uma classe favorecida, um gnomo tem a opção de escolher entre uma série de outros bônus que dependem de sua classe favorecida. As seguintes opções estão disponíveis para todos os gnomos que tem essas classes como favorecidas, e a salvo indicação contrária, o bônus aplica-se cada vez que você evoluir um nível de uma classe favorecida.

Alquimista: Adicione +1/2 em seu número de bombas por dia que o alquimista pode criar.

Bardo: Adicione 1 ao número total de rodadas de música de bardo por dia.

Druida: Ganhe resistência a energia 1 contra um desses elementos: ácido, frio, eletricidade ou fogo. Cada vez que o druida seleciona esse bônus, ele poderá aumentar a sua resistência em 1 a um destes tipos de elementos (máximo de 10 para qualquer tipo de elemento).

Oráculo: Trate o nível do gnomo como +1/2 maior afim de determinar os efeitos de Maldição do oráculo.

Patrulheiro: Adicione RD 1/magia ao companheiro animal. Cada vez que o ranger seleciona esse benefício, a RD aumenta +1/2 (no máximo 10/magia). E se o gnomo substituir seu companheiro animal, esses bônus passam para o novo animal.

Ladino: Gnomos ladinos ganham um bônus de +1 em testes de Operar Mecanismos e Usar Instrumento Mágico relacionados com glifos, símbolos, pergaminhos e outros escritos mágicos, esse bônus aumenta cada vez que ele evoluem como ladino.

Invocador: Adicione um ponto de vida para o Eidolon do Invocador.

Mago: Adicione +1/2 ao número de utilizações por dia dos poderes da Escola Arcana. Este aumento só se aplica a poderes arcanos disponíveis no 1º círculo e normalmente utilizável um número de vezes por dia igual a 3+modificador de inteligência do mago.

Pathfinder_Gnomo02 Gnomos em Pathfinder

Próxima Raça a ser revelada: Halflings!

Essa é uma tradução amadora realizada por Bruno de Brito, feito de fã para fãs. A comercialização é proibida e permitida apenas a Paizo que detêm os direitos autorais e reservados ao RPG Pathfinder. 

Gnomos em Pathfinder
Avalie o conteúdo

pinit_fg_en_rect_red_28 Gnomos em Pathfinder

Leia Também: