GURPS True High Fantasy – Capítulo I – Modificador de Tamanho

Avalie o conteúdo!

MODIFICADOR DE TAMANHO:

O Modificador de Tamanho (MT) representa a dimensão mais significativa da criatura: largura, diâmetro, altura ou comprimento. Ele indica o quão difícil é atingi-la em combate, percebê-la através de um teste de Visão, o alcance dos seus socos, chutes e armas de mão, o custo de sua ST e dos Pontos de Vida Extras que vier a adquirir, dentre outras coisas.

Se a maior dimensão da criatura estiver entre duas das categorias descritas na tabela abaixo, use o Modificador de Tamanho de maior valor. Se ela possuir a forma de um cubo, esfera ou bolha, adicione +2 ao seu Modificador de Tamanho. Se ela possuir a forma de um paralelepípedo, adicione +1 ao seu Modificador de Tamanho.

Frise-se que ter um Modificador de Tamanho maior ou menor que zero não constitui, por si só, uma vantagem ou desvantagem, pois os benefícios e os inconvenientes decorrentes de tal fato acabam se compensando.

Por outro lado, vale lembrar que o parâmetro em tela não se confunde com as desvantagens Nanismo ou Gigantismo, já que essas últimas dizem respeito à uma condição genética específica que afeta as proporções corporais da criatura e acarreta uma série de repercussões sociais.

Por fim, cabe ressaltar que:

a) Criaturas de tamanho humano possuem MT igual a 0.

b) Os bônus e os redutores indicados na tabela abaixo levam em consideração um oponente cujo MT é igual a 0. Ajuste-os de acordo com a diferença efetiva de MT existente entre os combatentes. Por exemplo, uma criatura cujo MT seja +3 receberia um bônus de +3 ao tentar Segurar uma criatura cujo MT seja 0. Contudo, o bônus diminuiria para apenas +1 se o seu oponente possuísse MT +2.

c) Uma criatura cujo MT seja igual ou inferior a -10 é difícil de enxergar. Sempre que ela atacar, o alvo precisa ser bem sucedido em um teste de Visão+10 subtraído do seu MT para perceber o ataque. Fracassando, não poderá utilizar nenhuma Defesa Ativa para se proteger, como se a criatura fosse invisível.

d) Uma criatura pequena recebe um bônus igual ao seu MT ao tentar atingir pontos fracos na armadura do seu adversário (não é possível obter um modificador positivo dessa maneira), desde que utilize suas armas naturais, Ataques Inatos ou armas proporcionais ao tamanho do seu corpo.

e) Uma criatura cujo MT seja igual ou inferior a -13 e que obtenha sucesso em uma manobra Segurar é capaz de penetrar em armaduras não seladas, de modo que seus ataques ignorarão a RD fornecida por ela. Se a criatura conseguir entrar em um orifício corporal do inimigo (por exemplo, a orelha ou o nariz), seus ataques também ignorarão a RD natural dele. Em ambos os casos, o alvo não poderá se valer de nenhuma Defesa Ativa para evitar ser atingido.

f) Uma criatura cujo MT seja igual ou inferior a -19 é capaz de penetrar na corrente sanguínea do oponente através de um ferimento aberto ou se injetada nela. Nesse caso, utilize as regras descritas no item anterior, mas calcule o dano causado como se a criatura houvesse atingido os órgãos vitais do adversário (dano multiplicado por 3).

g) Criaturas cujo MT seja igual ou inferior a -44 são capazes de invadir o corpo dos inimigos através dos seus poros.

Tamanho da Criatura MT Mod. de Visão/Combate Alcance Segurar Desc. ST/PV
0.05 -10 -10 -30 -10
0.07 -9 -9 -20 -9
0.1 -8 -8 -15 -8
0.15 -7 -7 -10 -7
0.2 -6 -6 -7 -6
0.3 -5 -5 -5 -5
0.5 -4 -4 -3 -4
0.7 -3 -3 -2 -3
1 -2 -2 -1 -2
1.5 -1 -1 -0 -1
2 0 0 0
3 +1 +1   +0* +1 -10%
5 +2 +2 +1 +2 -20%
7 +3 +3 +2 +3 -30%
10 +4 +4 +3 +4 -40%
15 +5 +5 +5 +5 -50%
20 +6 +6 +7 +6 -60%
30 +7 +7 +10 +7 -70%
50 +8 +8 +15 +8 -80%
70 +9 +9 +20 +9 -80%**
100 +10 +10 +30 +10 -80%**

* Uma arma cujo Alcance seja Curto (C) passa a ter Alcance 1.

** O custo da ST e dos Pontos de Vida Extras da criatura jamais poderá ser reduzido em mais de 80%.

Tamanho da Criatura: Tamanho da maior dimensão da criatura em metros.

MT: Modificador de Tamanho.

Mod. de Visão/Combate: Bônus ou redutor aplicável para atingir a criatura em combate e para percebê-la através de um teste de Visão.

Alcance: Bônus ou redutor aplicável ao alcance dos socos, chutes e armas de mão utilizados pela criatura. Se esse valor for reduzido a menos de 1, considere que o ataque em questão possui Alcance Curto (C).

Segurar: Bônus ou redutor aplicável sempre que a criatura tentar utilizar a manobra Segurar contra um oponente.

Desc. ST/PV: Indica o desconto obtido por criaturas cujo MT seja maior que 0 ao adquirir ST e Pontos de Vida Extras, conforme autoriza a Limitação “Tamanho“. Vale lembrar que em hipótese alguma o custo deles poderá ser reduzido em mais de 80%. Para maiores detalhes, consulte o tópico “Introdução” da seção “Ampliações e Limitações” do Capítulo I.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.