GURPS True High Fantasy – Capítulo I – Super Força

Avalie o conteúdo!

SUPER FORÇA:

Mais do que qualquer outra coisa, a força e a resistência física variam de criatura para criatura e de espécie para espécie. Por isso, é necessário adequar as regras padrão do GURPS, de modo refletir essa realidade.

A Super Força não é comprada como os demais Atributos. Inicialmente ela é cara. Assim, personagens de campanhas realistas não poderão tirar proveito dela. Contudo, torna-se barata nos níveis mais altos, justamente para compensar o investimento de aumentar uma ST já elevada.

O custo da Super Força é calculado da seguinte maneira:

a) Até ST 20: Custo normal do GURPS.

b) De ST 21 até ST 30: 8 pontos por nível.

c) De ST 31 até ST 40: 6 pontos por nível.

d) ST 41 ou superior: 4 pontos por nível.

Ela é utilizada para determinar a ST média da raça da criatura e para todos os efeitos é idêntica à ST normal.

Por fim, vale lembrar que:

a) A compra de valores individuais de ST segue as regras padrão do GURPS, mas tendo como parâmetro a ST média da raça da criatura. Logo, o custo para aumentar ou diminuir a ST de um indivíduo em relação à ST média de sua raça é o mesmo que um humano normal pagaria em relação à ST 10, seja no momento da criação do personagem, seja durante o jogo.

b) Criaturas muito grandes (i.e. cujo Modificador de Tamanho seja igual ou superior a +3) recebem um desconto ao comprar ST. Portanto, cabe ao Mestre decidir se elas também podem se beneficiar das regras descritas neste tópico, pois há o risco de que a aplicação da Limitação “Tamanho” ao custo já reduzido da Super Força desequilibre o sistema de criação de personagens.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.