GURPS True High Fantasy – Capítulo II – A Perícia Taumatologia

Avalie o conteúdo!

A PERÍCIA TAUMATOLOGIA

Dentro do sistema de regras ora proposto o NH do personagem em determinada mágica não pode superar o seu NH na perícia Taumatologia.

Afinal, se o Nível de Habilidade (NH) do mago em uma magia reflete não apenas um conhecimento mecânico das fórmulas e rituais necessários para conjurá-la, mas também uma compreensão verdadeira de como é possível usar o Mana para transformar a realidade de acordo com sua vontade, seria incoerente admitir que ele pudesse dominar uma mágica em nível superior ao seu entendimento da Magia como um todo, expresso pelo seu NH na perícia Taumatologia.

A verdade é que ninguém é capaz de manipular com segurança algo que ainda não compreende. O mero fato de o mago conhecer meios mais poderosos de realizar determinada mágica não significa que seja capaz de se valer deles. Se não entende como funcionam, de nada lhe servirão.

Por outro lado, com a implementação das regras sobre a Aptidão Mágica descritas na seção seguinte os personagens poderão alcançar rapidamente enormes Níveis de Habilidade em magias poderosas, o que poderá acarretar um desequilíbrio nocivo na mesa de jogo. Estabelecer o NH em Taumatologia como limite para o NH dos personagens em suas mágicas tornará esta evolução mais lenta e custosa.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.