Crie Mapas de Cenários de RPG com o Inkarnate

4.7/5 - (3 votes)

Todo Mestre de RPG, em especial os de fantasia medieval como DUNGEONS & DRAGONS, cria mapas. Sejam mapas de aventuras, castelos, cavernas, mapas dos cenários de campanhas, mapa de uma região especifica do mundo, mapa de cidades, enfim, o processo de criação de mapas é uma atividade comum e corriqueira de qualquer DM.

No âmbito da Orbe dos Dragões, a criação de mapas de cenários de campanha se tornou algo essencial nas mesas.

Tudo começou com o DM Patrick, criando diversos mapas do cenário de campanhas de Crivon Toran em grandes folhas de papel (me lembro que alguns eram papel manteiga, tamanho A2). Os mapas ficavam sensacionais. Florestas, montanhas, rios, reinos, cidades, todos esses elementos eram inseridos no mapa, permitindo que os jogadores se sentissem dentro do cenário de fantasia. Inclusive, recentemente Patrick postou um artigo muito interessante sobre os mapas em Crivon Toran, clique aqui para ler.

Outros mestres que foram surgindo, como eu, Bruno Brito, Diogo Borges e alguns outros que se aventuraram em tentar ser mestres, se debruçavam sobre grandes folhas de papel e deixavam a imaginação rolar no processo de criação. Era uma atividade prazeirosa, afinal de contas, quando um mestre cria o próprio cenário ele tem a liberdade para fazer o que bem entender (o mundo é seu, oras!). Essa questão de cenário próprio ou cenário oficial é um tema que pretendo explorar em um artigo no futuro.

Bem, ok, tudo muito legal, muito bonito, mas…..estou aqui para falar sobre um programinha que descobri recentemente: O Inkarnate. 

0ff94-inkarnate_logo Notícias & RPG
Inkarnate: www.inkarnate.com

Crie Mapas com o Inkarnate

Então, Mestres, o que achariam de um meio prático, simples e rápido de se fazer mapas para o seu mundo de fantasia?

Inkarnate é um meio de criar mapas sem precisar baixar programas, nem nada, direto no navegador, com várias funcionalidades interessantes. Ou seja, é um software que funciona inteiramente na nuvem! Fantástico não?

Confira alguns mapas criados com essa beleza.

a5511-inkarnate_map2 Notícias & RPG
Mapa criado no Inkarnate. Fonte: http://www.myth-weavers.com/showthread.php?p=10473227#post10473227
2c333-inkarnate_map3 Notícias & RPG
Mapa criado no Inkarnate. Fonte: http://i.imgur.com/cY6qiLg.jpg
25a7a-inkarnate_mapa5 Notícias & RPG
Mapa criado no Inkarnate. Fonte: http://www.myth-weavers.com/showthread.php?p=10473227#post10473227
d322b-inkarnate_mapa6 Notícias & RPG
Mapa criado no Inkarnate. Fonte: http://i.imgur.com/cY6qiLg.jpg

Show de bola hein? Se quiser ver mais resultados basta digitar no google: “inkarnate maps”. Você vai ver dezenas de mapas que podem podem te inspirar!

Ah, mas deve ser muito difícil fazer esses mapas, sem falar que deve demorar muito….

 

Que nada!

Confira um passo-a-passo de como o autor de um mapa fez para criá-lo (fonte: clique aqui). Você pode usar esse guia para criar o seu primeiro cenário de campanhas!

1 – Comece com um vazio

Essa é a primeira tela de criação de mapas pelo Inkarnate. Um vasto e vazio oceano que você vai começar a pintar o seu mundo.

Dicas_inkarnate1 Notícias & RPG
Mapa criado no Inkarnate. Fonte: http://imgur.com/gallery/fIm72

2 – Trace a forma geral dos continentes

Aqui o autor planejou a forma geral do terreno, utilizando um pincel de grande porte (tamanho 128 para preencher e tamanho 64 para o contorno). Essas ferramentas ficam na barra lateral esquerda do programa, você vai notar assim que começar a mexer nele.

Dicas_inkarnate2 Notícias & RPG
Mapa criado no Inkarnate. Fonte: http://imgur.com/gallery/fIm72

3 – Refine os litorais

Agora o autor do mapa utilizou a ferramenta subtração de terreno. Essa é a maneira mais eficaz de obter algumas linhas costeiras de forma mais realista. Basta definir o tamanho do pincel em algum lugar entre 3 e 8 e começar a pintar, criando enseadas, baías, penínsulas – o que quer que seu coração deseje!

Essa ferramenta de subtração nada mais é que uma função contrária a de criar massa de terra (que é chamado de Sculpt Tool). Você vai remover terreno, como se estivesse “comendo” pedaços dele. Fica bem legal!

Dicas_inkarnate3 Notícias & RPG
Mapa criado no Inkarnate. Fonte: http://imgur.com/gallery/fIm72

4 – Crie a Elevação dos Terrenos

O autor desse mapa realmente sabe mexer no programa. Ele utilizou diferentes texturas para dar um melhor sentido de elevação (textura de floresta para maior elevação, textura de pastagem para a elevação média, e a textura de planícies para baixa elevação).

Dicas_inkarnate4 Notícias & RPG
Mapa criado no Inkarnate. Fonte: http://imgur.com/gallery/fIm7 2

5 – Adicione Montanhas e Terrenos

Em seguida foi adicionado montanhas e, usando um pincel menor de cada textura (afinando a suavidade para cerca de 0.6 e 0.7) ele  “rabiscou” em torno da textura anterior. Segundo ele, parece bobo no começo, mas acaba por criar uma mistura mais agradável entre as texturas, bem como a ilusão de morros e outras formações de terreno.

Essa dica ai eu não conhecia e já estou começando a usar em meus mapas.

Dicas_inkarnate5 Notícias & RPG
Mapa criado no Inkarnate. Fonte: http://imgur.com/gallery/fIm72

6 – Refine o Terreno

Em seguida foi utilizado um pincel de tamanho menor com uma maior suavidade, para a traçar nas áreas em que a suavidade era menor e pouco natural.

Dá bastante trabalho, pois o uso de um pincel menor e com suavidade maior pode destruir algumas feições, mas o resultado é compensador, pois dá uma sensação que os terrenos não se alteram de forma brusca, coisa que não encontramos normalmente na natureza.

Dicas_inkarnate6 Notícias & RPG
Mapa criado no Inkarnate. Fonte: http://imgur.com/gallery/fIm72

7 – Adicione Rios

A próxima coisa que o autor desse mapa fez fez foi adicionar rios.

Para isso utilizou o menor tamanho de ferramenta “subtração” para esculpir o caminho de cada rio da origem para o mar, tentando respeitar a elevação que estabelecido anteriormente.

Como esse é um mapa em larga escala (um grande continente), você deve desenhar apenas as principais rios. Devem haver muito mais rios, córregos menores, etc., que seriam vistos em uma escala menor, um mapa regional.

O autor também criou um novo pântano, no sudoeste, uma região mais alagada e de baía, onde desembocam vários rios vindos das montanhas. Perceba que você pode editar a qualquer momento. Não esqueça de salvar!

Dicas_inkarnate7 Notícias & RPG
Mapa criado no Inkarnate. Fonte: http://imgur.com/gallery/fIm72

8 – Adicione Árvores e Lagos

Depois foi adicionado árvores para as florestas maiores, mais importantes. O programa possui alguns tipos de árvores, nada muito complexo.

Alguns novos lagos também foram adicionados em lugares que parecia mais adequado para que eles existissem.

Dicas_inkarnate8 Notícias & RPG
Mapa criado no Inkarnate. Fonte: http://imgur.com/gallery/fIm72

9 – Adicione Reinos, Cidades e dê seu toque final!

Por fim a parte mais interessante: adicionar os reinos e cidades!

O programa possui diversas fontes e tamanhos de texto que permitem deixar seu mapa final digno de um grande ilustrador.

 

Dicas_inkarnate9 Notícias & RPG
Mapa criado no Inkarnate. Fonte: http://imgur.com/gallery/fIm72

Conclusão

O Inkarnate é um programa gratuito de criação de mapas que roda na nuvem, ou seja suas funcionalidades rodam diretamente pelo navegador, sem necessidade de baixar nada para o computador. Seus mapas ficam todos armazenados no servidor e você pode exportá-lo no formato .JPG. Assim você pode continuar o seu trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora (lembre-se sempre de salvar!). Com esse programa o Mestre pode criar belos mapas em pouco tempo.

O Inkarnate possui algumas limitações de tamanho de pixels, e também faltam algumas ferramentas e funcionalidades, que podem ser encontradas em programas mais complexos e pesados, como por exemplo o Campaign Cartographer 3. Contudo, os desenvolvedores do Inkarnate estão trabalhando para melhorá-lo a cada dia (eu mesmo já curti a fanpage deles para saber das novidades).

Nós aqui da Orbe dos Dragões, especialmente os mestres de Arzien e Crivon Toran, que são cenários próprios, estão utilizando o Inkarnate para elaborar diversos mapas em diversas escalas.

Eu admito que pra mim está sendo prazeiroso fazer. Se antes já tinha o costume de desenhar mapas na mão, agora com esse programa encontrei um novo hobby. Futuramente devemos postar esses mapas em outros artigos.

E você, o que achou do programa? 

Você também é um mestre que gosta de criar mapas do seu cenário de campanhas? 

Deixe seus comentários!

 

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

4 Comments

  1. Apesar de você mestrar no cenário de campanhas de Greyhawk, nada impede que você crie mapas próprios.

    Dá para você detalhar uma região em questão, ou mesmo algum local que você criou no cenário (como Demesnes, por exemplo).

  2. Realmente o artigo está fantástico! Me tornei usuário do programa assim que Alan o divulgou em nossas redes sociais! Fabuloso! Uma grande ferramente a serviço das mentes criativas dos mestres e narradores de jogos! Parabéns pelo artigo DM Bruno!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Available for Amazon Prime