GURPS – Ampliações – Afeta Área

Avalie o conteúdo!

Afeta Área (+50%/Nível)

O poder ou habilidade da criatura afeta todos os alvos em potencial que se encontrem dentro de uma determinada área. Em regra, a única Defesa Ativa possível contra um Ataque de Área é a Esquiva com Recuo.

Observe que:

a) Se o poder ou habilidade possuir um custo em Fadiga, Pontos de Magia ou de qualquer outra natureza, multiplique-o pelo raio em metros da área afetada ao invés de pagá-lo separadamente para cada alvo.

b) Se o poder ou habilidade somente produz efeitos sobre a vítima se o atacante vencê-la em uma Disputa de Habilidades, cada uma delas terá de ser sobrepujada em uma disputa específica. A critério do Mestre, tratando-se de um grande número de alvos em potencial cuja importância para a trama da aventura é pequena (por exemplo, um grupo de camponeses aglomerados em uma taverna), é possível realizar a disputa em relação à grupos de 5 ou 10 deles utilizando a média dos valores individuais do atributo, da perícia ou da característica pertinente, de modo a acelerar a partida.

c) Se o poder ou habilidade permite ao alvo um teste de resistência, cada um deles fará seu próprio teste, em separado. A critério do Mestre, tratando-se de um grande número de vítimas em potencial cuja importância para a trama da aventura é pequena (por exemplo, um grupo de camponeses aglomerados em uma taverna), é possível realizar testes de resistência para grupos de 5 ou 10 delas utilizando a média dos valores individuais do atributo, da perícia ou da característica pertinente, de modo a acelerar a partida.

d) Se o poder ou habilidade especifica uma penalidade para afetar cada vítima posterior à primeira, aplique um redutor igual ao número total de alvos em potencial menos um no teste relativo à cada um deles.

e) Se os efeitos do poder ou habilidade são definidos pela criatura, eles precisam ser os mesmos para cada alvo em potencial que se encontre na área de efeito. No caso de Controle Mental, por exemplo, um Devorador de Mentes poderia ordenar às suas 4 vítimas que atacassem o grupo de aventureiros, mas não seria capaz ditar comandos diferentes à cada um deles nesse primeiro momento. Entretanto, uma vez controlados os alvos, esse mesmo Devorador de Mentes poderia dedicar-se à fornecer instruções específicas à apenas um deles (o que levaria um segundo ou o tempo discriminado no poder ou habilidade, o que for maior) enquanto os demais continuam vinculados às ordens anteriores.

Custo: +50% para 2 metros de raio; +100% para 4 metros de raio; +150 para 8 metros de raio; +200% para 16 metros de raio e assim por diante. Se essa Ampliação for aplicada à um poder ou habilidade que já afeta área, cada nível dela dobra o raio da área afetada.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.