GURPS – Ampliações – Cósmico

Avalie o conteúdo!

Cósmico (Variável)

A criatura possui algum poder que transcende os limites ordinários do mundo de campanha. O custo dessa Ampliação varia de acordo com a habilidade modificada e/ou o efeito desejado:

a) Habilidade nem ofensiva, nem defensiva (+50%): A habilidade não se sujeita aos limites usuais a ela impostos, como por exemplo um curandeiro capaz de curar doenças incuráveis ou um fantasma que atravessa barreiras que bloqueiam seres incorpóreos.

b) Habilidades Defensivas (50%): A habilidade oferece proteção contra outras habilidades que possuam a Ampliação “Cósmico”.

c) Ataques com um Efeito Duradouro (+50%): A habilidade possui um efeito duradouro que só pode ser anulado por uma outra habilidade dotada da Ampliação “Cósmico”, como por exemplo um Jato de Fogo cujas chamas não podem ser apagadas por água “comum”. Note que esta Ampliação não nega a proteção possuída pelo alvo, como RD, nem o impede de realizar o teste de resistência se a habilidade for resistível.

d) Ataque Irresistível (+300%): A habilidade anula a proteção possuída pelo alvo, como por exemplo um Raio de Energia que ignora a RD da vítima ou uma forma de Controle Mental que desconsidera o Escudo Mental do alvo. Contudo, o alvo ainda tem direito de realizar a Defesa Ativa ou o teste de resistência aplicável ao caso.

e) Rolagem de Dados Desnecessária (+100%): Esta Ampliação somente pode ser aplicada à poderes e habilidades que demandem sucesso em uma rolagem de dados para serem ativados ou fazerem efeito. Se o valor efetivo (após a incidência de todos os modificadores relevantes) que a criatura precisa obter para tanto for igual ou superior à 3 o êxito é automático, ou seja, não há necessidade de rolar os dados. É possível modificar ataques com essa Ampliação, mas não poderes ou habilidades resistíveis e/ou cujos efeitos dependam da margem de sucesso obtida em uma Disputa de Habilidades.

f) Não Permite Defesa Ativa (+300%): Essa Ampliação somente pode ser aplicada à um poder ou habilidade que o alvo possa esquivar, aparar ou bloquear. Ele nega à vítima qualquer possibilidade de usar uma Defesa Ativa para evitar os seus efeitos, desde que a criatura obtenha sucesso em seu teste de ataque. Entretanto, formas passivas de proteção (RD ou Imunidade, por exemplo) ainda funcionam normalmente. Além disso, a vítima continua apta a realizar testes de resistência, se for o caso.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.