Roll20: Novos Servidores e Estatísticas

Avalie o conteúdo!

Como vocês sabem, nós aqui na Orbe dos Dragões utilizamos a plataforma Roll20 para jogos de RPG online. De tempos em tempos a equipe de desenvolvimento deles enviam e-mails sobre novas atualizações da plataforma e de outras coisas que existem no site (Marketplace, Fórum, Compêndio, etc). Muitas dessas novidades são atualizações do código fonte em si e as vezes nem percebemos.

De qualquer forma, a partir de hoje, nós iremos reproduzir algumas novidades enviadas pela equipe do Roll20 que consideremos importante.

Neste artigo darei destaque a duas: (i) a mudança de servidor e (ii) ao número de jogos e de jogadores na plataforma.

Sobre o Roll20

O Roll20 é uma Mesa Virtual para jogos de RPG criada e alimentada pela tecnologia HTML5 que rodam direto do seu navegador. Não há nada para baixar, fazer instalação, ou arquivos de configuração complicada para Mestres ou jogadores. Quer convidar alguém para o seu jogo? Basta enviar um link curto. E não é necessária nenhuma programação ou tarefas tediosas, tudo simplesmente funciona.

Se você ainda tem dúvidas ou mesmo dificuldades com o inglês, não se preocupe, agora ela está também em português.

Mudança de Servidor

A equipe de desenvolvimento do programa acaba de realizar uma excelente atualização que vai ter um impacto bastante significativo: eles mudaram o servidor deles para o Google Cloud Storage Platform, como forma de aumentar a velocidade de comunicação entre o banco de dados deles com as atividades do servidor dos usuários.

25ac8-roll20_2 Notícias & RPG
Gráfico do tempo médio de resposta de todos os pedidos na plataforma Roll20.

No gráfico acima (desculpe pela baixa resolução) mostra o tempo médio de resposta de todos os pedidos em toda a plataforma Roll20.

A linha pontilhada azul é o dia antes da atualização (terrível, e observe o pico gigante em torno do tempo de pico) – tão lento que o site foi basicamente inutilizável. Em seguida, a linha tracejada cinza é uma média da semana anterior (razoável). Mas e essa linha azul sólida? Esse é o mesmo intervalo de tempo do dia após o upgrade – como você pode ver que é tanto estável e sem os picos vistos anteriormente.No geral a equipe Roll20 está incrivelmente satisfeita com a atualização. Eles ainda faltam migrar algumas partes do site para o novo servidor (como o Servidor de Desenvolvimento e a Wiki), mas irão fazer em um futuro próximo.

Número de Jogos e de Jogadores na Plataforma Roll20

A equipe do Roll20 divulgou recentemente os dados da análise do relatório para a The Orr Industry Group (banco de investimentos que colocou dinheiro na plataforma) para o Quatro Trimestre de 2015.

Eles utilizaram dois locais dentro perfis de usuários Roll20. O números de jogadores são extraídos das seções “Gostaria de jogar” e “Procura por Grupos”, enquanto os números do jogos vêm da seção “Minhas Campanhas”.

Observe a imagem abaixo, ela fala mais do que 1000 palavras. Veja que o sistema D&D 5 Edição lidera em numero de Jogos e em Jogadores. O Pathfinder e D&D 3.5 estão praticamente empatados em número de jogadores, enquanto que o número de jogos por Pathfinder é bem maior.

Obviamente que esses números nem necessariamente condizem com a realidade, visto que muitos jogadores criam contas e nem jogam de fato. Mas é interessante para se ter uma noção da distribuição entre sistemas.

Roll20_estatisticas Notícias & RPG
Volume de jogadores e de sistemas no Roll20.
  • Para saber mais sobre as atualizações desse mês acesse o fórum: Update 1/18.
  • Visite o blog para mais detalhes sobre o Relatório da Roll20.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.