GURPS – Magia – Retrogressão

Avalie o conteúdo!

Retrogressão (Comum – Resistível por Vontade)

Esta mágica obriga o alvo a reviver eventos ocorridos em uma de suas vidas passadas, o que pode ser um tormento ou uma dádiva, de acordo com o tipo de situação revivida:

a) Acontecimento Aterrorizante: Presenciar o assassinato de um ente querido, por exemplo. O alvo deve fazer uma Verificação de Pânico com um redutor de -3 ou superior (a critério do Mestre).

b) Morte Violenta: Relembrar uma morte violenta ocorrida em uma vida passada obriga o alvo a fazer uma Verificação de Pânico com um redutor de -5.

c) Ferimento ou Doença: Lembrar de um ferimento ou de uma doença obriga o alvo a fazer um teste de HT-3. Se fracassar, sofrerá um ponto de dano.

d) Escravidão ou Degradação: A lembrança de uma vida passada na qual o alvo foi escravizado ou reduzido à condições degradantes o obriga a fazer um teste de Vontade-3. Se fracassar, sofrerá um redutor de -1 em todos os seus testes de Vontade durante 3d horas.

e) Triunfo Pessoal: A lembrança de uma vida passada na qual o alvo triunfou sobre adversidades lhe confere um bônus de +1 em todos os seus testes de Vontade durante 3d horas, desde que ele obtenha sucesso em um teste de Vontade.

f) Outros Tipos de Lembrança: Cabe ao Mestre decidir quais os efeitos produzidos por outros tipos de lembrança.

O operador pode definir apenas qual tipo de evento será revivido pelo alvo. Portanto, não é capaz de usar essa magia para vasculhar as memórias dele em busca de uma lembrança específica.

Por fim, vale frisar que a menos que esteja atordoado, o alvo precisa ser bem sucedido em um teste da perícia Percepção do Corpo para agir no turno subsequente àquele em que a retrogressão ocorrer.

Duração: O alvo leva apenas 1 segundo para reviver o evento, embora para ele possa parecer que mais tempo se passou.

Custo: 5. Não pode ser mantida. Uma tentativa por dia.

Tempo de Operação: 10 segundos.

Pré-requisitos: Transmissão de Pensamentos e Sonda Mental.

Objeto e Custo em energia para criar: 400 por um cajado, vara de condão ou joia  utilizável apenas por magos; 350 por um acessório para a cabeça que obriga o usuário a reviver a sua melhor ou pior lembrança (à escolha do criador do item) sempre que é vestido ou colocado.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.