Grandes Magos de Flannaes (Greyhawk)

Avalie o conteúdo!

Esse é um artigo lançado por um de nossos colaboradores: Aharom, e que achei válido compartilhar aqui em nosso blog.

Flecha ácida de Melf? Discos flutuantes de Tenser? Mansão Magnífica de Mordenkainen?…Afinal de contas, quem são estas pessoas que batizam estas magias clássicas de D&D?

Greyhawk_Círculo-dos-8 Greyhawk
Círculo dos Oito (Formação Original)

Se você é um jogador “mega-oldschool”, já pode ter encontrado estes famosos magos em alguma aventura fantástica em um passado remoto, mas acredito que a maioria dos jogadores brasileiros descobriram D&D, e o RPG em geral, do início dos anos 90 em diante, portanto só conhecem os nomes presentes nos feitiços, e não os magos que os criaram.

Todos estes nomes correspondem a personagens do mundo fantástico de Greyhawk, criado por Gary Gygax e que também comportava elementos de Blackmoor, cenário de Dave Arneson. Os personagens ganhram vida na mesa de jogo pessoal de Gygax, e conseguiram tanta notoriedade que os feitiços que batizaram escaparam de Greyhawk e hoje são ensinados por estudiosos de magia em todos os planos de existência.

Mordenkainen

Greyhawk_Modekainen Greyhawk
Modekainen

Este é sem dúvida o mago mais poderoso de D&D, pelo simples fato de que era o personagem de Gary Gygax em sua campanha de Greyhawk.
Ele é o fundador do “Círculo dos Oito”, um grupo de poderosos magos com a missão de manter o equilíbrio entre o Bem, Mal, Caos e Ordem no universo.
Mordenkainen é um personagem discreto, costuma falar pouco e ouvir muito e é conhecido como uma guardião da paz, que viaja pelo mundo tentando evitar guerras e conflitos. Na realidade, Mordenkainen é uma espécie de agente duplo, já que não permite que o bem ou o mal prevaleça.

Feitiços Famosos:

Mansão Magnífica de Mordenkainen
Espada de Mordenkainen
Disjunção de Mordenkainen
Disco Flutuante de Tenser (Sim. Ele fez em homenagem ao seu amigo)

Leomund

Grehawk_Leomund-300x600 Greyhawk
Leomund

Foi um dos membros originais do “Círculo dos Oito”, mas decidiu partir para explorar outros planos. Leomund é uma espécie de arquiteto e suas magias normalmente envolvem construção de estruturas e objetos. Leomund foi o personagem de Len Lakofka, veterano designer de games que é ativo no meio RPGísitico até hoje. Len nega que seu personagem tenha feito parde do “Círculo dos Oito”, e alega que um impostor estaria em seu lugar na ordem.

Feitiços Famosos:

Pequeno abrigo de Leomund
Baú secreto de Leomund

Evard

Greyhawk_Evard Greyhawk
Evard

Também conhecido como Evard, o Preto. É um poderoso mago neutro e maligno que é inimigo de Mordenkainen. Evard é um informante ardiloso, e viaja entre grandes cidades trocando e barganhando informações. Especializou-se em ilusões de sombra e é responsável por um feitiço muito popular (ver abaixo).

Feitiços Famosos:

Tentáculos Negros de Evard

Tenser

Greyhawk_Tenser Greyhawk
Tenser

Um mago bondoso, que, a convite de Bigby e Mordenkainen, se juntou ao “Círculo dos Oito” no lugar de Leomund. Tenser também foi conhecido como Manzorian durante o arco de aventuras “Age of Worms”, da revista Dragon. Tenser morreu em uma aventura ao lado de Bigby, Drawmij, Jallarzi Sallavarian, Nystul, Otiluke, Otto e Rary, quando debravavam o túmulo de Habravan, o cruel. Tenser ressucitou graças ao feitiço “Clone” e descobriu que Rary havia traído o grupo anteriormente. Tenser foi personagem de Ernest Gygax, um dos filhos de Gary.

Feitiços Famosos:

Transformação de Tenser

Bigby

Greyhawk_Bigby Greyhawk
Bigby

Foi um dos primeiros aprendizes de Mordenkainen. Como seu mestre, Bigby também defende a neutralidade. É um dos membros mais antigos do”Círculo dos Oito” e seu símbolo pessoal é uma mão envolta em arcos de energia. Bigby acabou se especializando em magias que usam energia para criar mãos gigantes que agarram, batem, esmagam, entre outra utilidades.

Feitiços Famosos:
Mão gélida de Bigby
Punho cerrado de Bigby

Melf

Greyhawk_Melf Greyhawk
Melf

É um arquimago elfo cinza, foi originalmente o personagem de Lucian Paul Gygax, um dos filhos de Gary que participou de suas primeiras campanhas. Como Lucian não havia pensado em um bom nome para seu personagem, acabou juntando a letra M (male), que descrevia o sexo do personagem, com a palavra Elf, M + Elf = Melf. Melf fez parte da coleção de brinquedos de D&D da LJN no final dos anos 70, e foi rebatizado de Peralay.

Feitiços Famosos:

Flecha Ácida de Melf

Fonte: http://www.rpgplanet.com.br/artigos/141-magos-autores-de-feiticos-famosos
Revisão e Edição: Bruno de Brito

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno de Brito

Mestre da campanha "Aurora dos Conflitos", ocorrida no cenário de Greyhawk. Entusiasta do sistema Pathfinder, fã de Magic: The Gathering e churrasqueiro nas horas vagas.

1 Comment

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.