GURPS True High Fantasy – Capítulo III – Magia Divina e Magia Arcana – Semelhanças

Avalie o conteúdo!

MAGIA DIVINA E MAGIA ARCANA – SEMELHANÇAS:

Em regra a magia divina funciona exatamente como a magia arcana. As principais semelhanças entre elas são as seguintes:

a) Tanto a magia arcana como a magia divina são alimentadas por Pontos de Magia. O número de Pontos de Magia de um clérigo é calculado conforme o descrito no item “Pontos de Magia” da seção “A Aptidão Mágica” do Capítulo II. Basta substituir “AM” por “IP”.

b) Um clérigo que possua quatro ou mais níveis da vantagem Investimento em Poder recebe os mesmos benefícios que um mago receberia por possuir quatro ou mais níveis da vantagem Aptidão Mágica.

c) Tanto a magia divina quanto a magia arcana afetam o mundo através da manipulação do Mana ambiente. Apenas a origem da mágica é que muda: no primeiro caso trata-se da canalização do poder de uma divindade por seu servo; no segundo ela é resultado de uma distorção provocada pelo mago no tecido da realidade. Logo, uma metamágica arcana afetaria uma magia divina normalmente e vice-versa. Efeitos opostos se anularão, como de praxe.

d) Os clérigos são incapazes de conjurar efeitos mágicos numa área de Mana nulo. Em locais onde o nível de Mana for baixo eles recebem um redutor de -5 ao conjurar magias.

e) Abascanto e Resistência à Magia afetam mágicas arcanas e divinas da mesma maneira.

f) Como diretriz primária de solução de qualquer dúvida que vier a surgir, o Mestre deve considerar que o IP está para o clérigo assim como a AM está para o mago. Mas há uma ressalva importante: um clérigo PODE fazer mágicas em uma área de Mana normal ou baixo ainda que não possua nenhum nível de Investimento em Poder, desde que a magia em questão não tenha tal vantagem como pré-requisito. Embora não seja particularmente abençoado com um conhecimento intuitivo dos desígnios divinos, um sacerdote sem IP também é capaz de canalizar pequenas parcelas do poder de sua deidade patrona pelo simples fato de ter sido ordenado clérigo.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.