Formatos & Torneios de Magic

5/5 - (1 vote)

Magic possui dois tipos de regras: as Regras do Jogo, que acompanham os Kits Básicos, e as Regras de Torneio, que são as regras criadas e sancionadas pela DCI (Duelist Convocation Internacional) para serem usadas durante os torneios de Magic no mundo inteiro. DCI é o órgão responsável pela criação e manutenção dos torneios de Magic: The Gathering no mundo todo, bem como pelo cadastramento e manutenção do quadro de juízes.

No Brasil, a DCI é representada pela ABD (Associação Brasileira de Duelistas) responsável pelos torneios e juízes, dentro do território nacional. Quando um jogador participa de um torneio sancionado pela ABD, automaticamente ele entra no cadastro nacional e passa a fazer parte do Ranking Brasileiro de Magic e do Ranking Mundial de Magic que é administrado pela DCI, nos Estados Unidos.

Magic_Torneio-600x338 Magic: The Gathering

A DCI mantem três categorias básicas para torneios: Pré-Construído, Eterno e Limitado. Cada categoria suporta um número de formatos de torneios relacionados. A performance de um jogador numa categoria, não afeta a sua qualificação ou posição no ranking de outra categoria. Além dessas categorias, existe mais uma para partidas de multi-jogador.

PRÉ-CONSTRUÍDO

Em torneios Pré-Construídos, os jogadores trazem decks de pelo menos 60 (sessenta) cartas, com limite de 4 (quatro) cópias de cada carta, porém sem limite para o número de terrenos básicos. Adicionalmente, um sideboard de 15 cartas é permitido. O jogador pode substituir cartas do deck por cartas do sideboard antes da partida começar, de acordo a estratégia adotada pelo oponente, ao incluir cartas reservas no deck, a mesma quantidade de cartas deve ser retirada do deck e colocada no sideboard, assim ambos (deck e sideboard) terão sempre a mesma quantidade de cartas de quando foram inscritos no torneio, não beneficiando ou prejudicando o jogador. Cada partida é disputada no sistema melhor de três, depois de cada duelo o jogador desfaz as mudanças de cartas feitas no deck (trocas entre deck e sideboard). Uma lista de cartas banidas é usada em cada formato.

Standard: Torneio onde são usadas as expansões mais recentes (a última Coleção Básica e os dois Blocos dos últimos suplementos autônomos), também chamado de Tipo 2 (ou simplesmente T2). Este é o mais importante e, também, o mais comum tipo de torneio.

Extended: Torneio onde um grande número de expansões pode ser usada para a construção do Deck, possui uma grande lista de cartas banidos (basicamente, são permitidas as últimas duas edições básicas e quatro últimos blocos lançados, e de três em três anos é feita uma atualização no número de expansões e/ou edições permitidas). Também chamado de Tipo 4, atualmente este formato está extinto dos campeonatos oficiais, sendo substituído pelo formato Modern.

Modern: Oficializado pela Wizards há pouco tempo, o formato Modern inclui todas as séries de Magic lançadas a partir de Oitava Edição e a partir da série Mirrodin (ou seja, todas as cartas com “frame” moderno).

Bloco: São permitidas somente as cartas de um único bloco em um deck. A maioria dos torneios de bloco usa somente o bloco mais recente, mas outros torneios podem usar outros blocos se assim anunciado.

ETERNO

Seguem as mesmas regras de construção de decks do formato anterior, mas permitem que todas as cartas já lançadas sejam utilizadas. As qualificações destes formatos são mantidas separadas dos formatos anteriores devido às barreiras para novos jogadores, como o altíssimo custo das cartas mais antigas. Somente as qualificações e ranking dos formatos limitados e pré-construídos são utilizadas para convite para a maioria dos torneios, como Pro Tours ou Campeonatos Mundiais.

Vintage: O mais velho dos torneios, também chamado de Tipo 1 pelos veteranos. Nele, São permitidas todas as expansões e edições válidas em torneios, exceção feita a uma lista de cartas banidas, cartas de apostas (“ante cards”), cartas que exigem destreza manual (Chaos Orb, Falling Star), algumas cartas promocionais e cartas de decks de campeões. Além desta lista de cartas banidas, há uma lista de cartas restritas (você pode usar apenas uma em seu deck), que são consideradas muito fortes e que poderiam deixar o ambiente com 2 ou 3 decks, muitas dessas são bastante conhecidas e as melhores são chamadas de P9 (Power Nine).

Legacy: Também conhecido como Tipo 1.5, neste formato de torneio são permitidas todas as expansões ditas anteriormente no formato Vintage, com uma lista de cartas banidas, e sem cartas restritas. Antigamente, todas as cartas restritas em Vintage eram banidas em Legacy, porém hoje em dia há uma lista de banimentos própria (por exemplo, Mox de Cromo é restrita no Vintage mas não banida no Legacy).

LIMITADO

Torneios Limitados são baseados em um pacote de cartas que os jogadores recebem exclusivamente no dia do evento. Neste formato, também conhecido como Tipo 3, os decks devem ser montados na hora e precisam ter um mínimo 40 cartas, contando qualquer número de terrenos básicos. todas as cartas não usadas no deck funcionam como sideboard. Existem diversas formas de jogar este formato, mas as mais comuns incluem a abertura de boosters e a utilização de decks selados próprios para o evento.

Booster Draft: Um número de jogadores, geralmente oito, sentam-se numa mesa e recebem cada um dois boosters de 15 cartas. Ao sinal todos devem abrir os boosters, escolher uma carta e passa as cartas restantes para o jogador ao seu lado, no sentido horário ou anti-horário. Assim que cada jogador tiver 15 cartas na mão, eles podem abrir o segundo booster e continuar o processo. Os jogadores não podem mostrar as cartas para os outros e nem falar uns com os outros durante o processo.

Deck Selado: Cada jogador recebe um deck de torneio de 75 cartas lacrado, contendo 30 terrenos básicos e dois a três boosters fechados de 15 cartas

Rochester Draft: Cada jogador recebe três boosters de 15 cartas. Um dos jogadores abre um booster e coloca todas as cartas sobre a mesa para todos verem, em turnos cada um escolhe uma carta, até que todas as cartas tenham sido escolhidas. O próximo jogador no sentido horário ou anti-horário abre o seu booster e repete o processo.

OUTROS TIPOS

Two-Headed Giants (Gigante de Duas Cabeças, ou simplesmente 2HG) é um formato onde duas duplas se enfrentam. O 2HG é um formato de partida e não de Decks, qualquer formato de deck pode ser usado nesse tipo de jogo, desde que todos os jogadores utilizem o mesmo formato.

Commander (também conhecido como EDH) é um formato originalmente não-oficial que se tornou popular devido a sua proposta de promover as interações sociais, a diversão e aprimorar a criatividade dos jogadores. É necessário escolher uma criatura lendária para ser o seu “general” e o restante do deck deverá conter exatamente 99 cartas, as quais devem obedecer um padrão estabelecido pela identidade de cores do seu general.

O Pauper é um formato originário do Magic Online e que conquistou muitos jogadores fora da internet. Ele segue todas as regras básicas do Magic, porém apenas são válidas para serem utilizadas nos decks as cartas que foram impressas com raridade comum em alguma edição (não importando se em outro momento essa raridade mudou).

Além disso, torneios de pré-lançamento de cada nova coleção são organizados em centenas de locais pelo mundo quando uma nova expansão ou set básico está prestes a ser lançado. Estes torneios permitem que os jogadores possam ver em primeira mão as novas cartas pouco antes de serem lançadas.

Friday Night Magic (FNM) e Arena Leagues são realizados em muitas lojas, permitindo aos jogadores competir por cartas promocionais e outros prêmios. Estes torneios são feitos principalmente para os amadores e são um bom lugar para começar a sua carreira de jogador de Magic, porém só são realizados em lojas credenciadas pela Wizards of the Coast com status Premiere.

Muitas outras lojas, clubes de jogadores e comunidades locais fazem torneios com pontuação sancionadas pela DCI, utilizando as regras oficiais. Os eventos também são organizados em quase todas as convenções de jogos e similares.

Curtiu e quer ler mais sobre Magic The Gathering, clique aqui e acesse no página com todos os artigos já publicados.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno de Brito

Mestre da campanha "Aurora dos Conflitos", ocorrida no cenário de Greyhawk. Entusiasta do sistema Pathfinder, fã de Magic: The Gathering e churrasqueiro nas horas vagas.

1 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.