GURPS – Desvantagem Racial – Inculto

5/5 - (1 vote)

Inculto (-5 Pontos)

A criatura carece de um repositório cultural de sabedoria e de processos de aprendizado formal, dando pouca importância à atividades que não se relacionem diretamente com a sobrevivência e a procriação. Ela recebe um redutor de -1 nos Testes de Reação feitos por indivíduos pertencentes à raças mais “civilizadas” (trate como um Estigma Social) sempre que na ocasião seja relevante possuir algum tipo de conhecimento científico/abstrato/filosófico/artístico. Além disso, não pode começar o jogo com nenhuma perícia Mental/Difícil ou Mental Muito/Difícil, exceto aquelas relacionadas ao combate, à sobrevivência em locais inóspitos ou à arte da gatunagem.

Dessa maneira, criaturas que tenham esta desvantagem somente poderão adquirir perícias mágicas após o início da campanha, embora estejam autorizadas a adquirir Aptidão Mágica e/ou Investimento em Poder normalmente. A critério do Mestre, os personagens dos jogadores deverão recomprar Inculto se passarem a viver em meio à “civilização”.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.