GURPS – Vantagem Racial – Respiração Desnecessária

Avalie o conteúdo!

Respiração Desnecessária (20 pontos)

A criatura não precisa respirar ou não depende de oxigênio para sobreviver, razão pela qual é imune à toxinas inaláveis e à tentativas de estrangulamento. Entretanto, ela é afetada normalmente pelos efeitos da pressão e do vácuo, bem como por venenos de contato.

Limitação Especial – Guelras (-50%): A criatura é capaz de extrair oxigênio da água através de guelras, razão pela qual pode permanecer submersa indefinidamente e é imune à tentativas de estrangulamento e à síndrome da descompressão. Todavia, ela sufocará se não houver oxigênio dissolvido na água. Se a criatura somente pode sobreviver dentro da água, sufocando em terra firme na mesma velocidade em que um ser humano normal se afogaria, o custo dessa vantagem é de 0 Pontos de Personagem.

Limitação Especial – Absorção de Oxigênio (-25%): A criatura é capaz de absorver oxigênio do ar, de líquidos ou de qualquer outro meio similar através superfície do seu corpo, razão pela qual é imune à tentativas de estrangulamento, à síndrome da descompressão e à gases tóxicos, que não são absorvidos. Contudo, ela sufocará se não houver oxigênio disponível no local. No espaço a criatura pode usar equipamentos para respirar, pois seus pulmões funcionam normalmente.

Limitação Especial – Combustão de Oxigênio (-50%): A criatura é capaz de comburir oxigênio. Aplique as mesmas regras descritas na Limitação precedente, exceto pelo fato de que ela não pode respirar debaixo d’água nem em qualquer outro ambiente onde não seja possível fazer fogo.

Limitação Especial – Armazenagem de Oxigênio (Variável): A criatura precisa respirar, mas pode permanecer por longos períodos sem o fazer, seja porque é capaz de armazenar oxigênio, seja por outro motivo qualquer. A diferença entre essa variação da vantagem Respiração Desnecessária e a vantagem Prender a Respiração é que no primeiro caso a criatura é imune à síndrome da descompressão enquanto durar o seu estoque de oxigênio. Se ela é capaz de ficar sem respirar por até 25 vezes o tempo normal, esta é uma Limitação de -50%; por até 50 vezes, -40%; por até 100 vezes, -30%; por até 200 vezes, -20%; por até 300 vezes, -10%.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.