GURPS – Vantagem Racial – Voo

Avalie o conteúdo!

Voo (40 Pontos)

A criatura é capaz de voar de forma autopropelida, ou seja,  sem o auxílio de asas, itens mágicos ou equipamentos, com velocidade igual ao dobro de sua Velocidade Básica, arredondado para baixo (± 2 Pontos aumentam ou diminuem essa velocidade em 1 metro por segundo, respectivamente), exceto no vácuo, no espaço e/ou em locais onde não exista uma atmosfera significativa. Ela também pode “voar” debaixo d’água com metade dessa velocidade (isso não se aplica a planadores e seres alados – veja as Limitações Especiais abaixo).

Esta vantagem não confere à criatura a habilidade de realizar manobras aéreas complexas ou curvas fechadas. Para isso ela deve adquirir a perícia Voo (consulte a seção “Combate Aéreo” do Capítulo VIII para maiores detalhes sobre o tema).

Por fim, cabe ressaltar que qualquer item mágico, acessório ou equipamento que permita ao personagem voar possui Velocidade Básica igual à 10.

Ampliação Especial – Voo Espacial (+50%): A criatura é capaz de voar no vácuo, no espaço e em locais onde não exista uma atmosfera significativa com velocidade igual ao dobro de sua Velocidade Básica, arredondado para baixo.

Limitação Especial – Alado (-25%): A criatura possui asas cuja envergadura é igual ao dobro da sua altura, razão pela qual necessita de uma área de tamanho apropriado para pousar, decolar ou manobrar. Se uma de suas asas for agarrada, ferida ou mutilada, ela não poderá voar. Qualquer ataque direcionado à um braço tem 50% de chance de atingir uma asa.

Limitação Especial – Asas Pequenas (-10%): A criatura possui asas pequenas cuja envergadura é igual à metade de sua altura, que servem apenas para controlar a direção do voo. Se elas forem gravemente danificadas enquanto a criatura estiver voando, ela ainda poderá pousar em segurança, desde que seja bem sucedida em um teste da perícia Voo.

Limitação Especial – Planar (-50%): A criatura possui asas ou outros membros especializados, como visto acima, mas apenas é capaz de planar, não podendo ganhar altitude durante o voo. A velocidade de descida é igual à um metro por segundo. Cada nível da vantagem Deslocamento Aprimorado reduz pela metade essa velocidade ao invés de aumentar o Deslocamento em si.

Limitação Especial – Planar Controlado (-45%): A criatura plana ao invés de voar, como explicado na Limitação anterior, mas é capaz de ganhar altitude valendo-se de correntes de ar ascendentes, desde que elas existam no local. Detectá-las demanda um sucesso em um teste de IQ (uma tentativa por minuto). A velocidade de subida é igual à um metro por segundo.

Limitação Especial – Incapaz de Pairar (-15%): A criatura é incapaz de pairar, devendo se mover com pelo menos 1/4 de sua velocidade máxima enquanto estiver voando. Planadores não podem comprar essa Limitação.

Limitação Especial – Mais Leve que o Ar (-10%): A criatura voa assumindo uma forma gasosa ou mais leve que o ar, de modo que o vento a “empurra” na direção em que estiver soprando na razão de 1 m/s para cada 8 km/h de velocidade. Este valor deve ser somado ou subtraído do parâmetro Deslocamento dela, conforme o caso.

Limitação Especial – Teto Baixo (Variável): A criatura não é capaz de voar muito alto. Custo: -10% para um teto de 9m de altura; -20% para um teto de 3m de altura; -25% para um teto de 1,5 metros de altura. Não há restrições quanto à velocidade, mas pode ser necessário realizar testes da perícia Voo para se desviar de eventuais obstáculos existentes no local.

Limitação Especial – Voo Lento (Variável): A velocidade de voo da criatura é inferior à usual. Custo: -25% se a velocidade dela voando é igual à sua Velocidade Básica (arredondado para baixo); -45% se a velocidade dela voando é igual à 1.

Limitação Especial – Apenas Voo Espacial (-75%): A criatura somente pode voar no vácuo e no espaço, razão pela qual precisará de auxílio para deixar qualquer planeta que possua atmosfera e é incapaz de efetuar uma reentrada atmosférica. Essa Limitação precisa ser adquirida em conjunto com a Ampliação Especial “Voo Espacial”.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.