Afeta os Outros (Variável)

A criatura é capaz de estender à outros seres os benefícios de uma vantagem que possua. Se ela puder afetar um número limitado de alvos voluntários com quem mantenha contato físico direto, essa Ampliação custa +50% por alvo. Repare que “Afeta os Outros” não transforma a vantagem modificada em um ataque: se o beneficiário em potencial não desejar, não será afetado por ela. A criatura precisa realizar uma manobra Aguardar para fazer contato com cada pessoa que pretende beneficiar. Todas elas devem estar ao seu alcance e recebem apenas os efeitos da vantagem, não a habilidade de utilizá-la. Cabe à criatura ativá-la ou desativá-la, ajustar o número de níveis concedidos e assim por diante. Essas decisões aplicam-se igualmente à ela e aos seus companheiros.

Contudo, a criatura será capaz de afetar todos os seres que se encontrem em uma determinada área (até o seu limite máximo de alvos afetados, conforme visto no parágrafo anterior) usando apenas uma única manobra Aguardar se a vantagem em questão também for modificada por “Afeta Área”.

Se essa Ampliação for combinada com “Campo de Força” e pelo menos um nível “Afeta Área”, a criatura poderá estender um poder ou habilidade defensivo à todos que estejam dentro de sua área de efeito pelo custo de apenas +50%. Todavia, ameaças que tenham origem em um ponto localizado dentro do campo de força não são afetadas por ele.

Além disso, se “Campo de Força” for aplicado à vantagem Resistência à Dano, ele também impedirá que seres e objetos adentrem ou deixem a área de efeito. Para vencer a resistência oferecida pelo campo de força é necessário ultrapassar a sua RD, seja utilizando uma Ação Independente para causar-lhe dano igual ao GDP do atacante (uma vez por rodada), seja realizando uma manobra de ataque normal contra ele. A fenda produzida pelo agressor se fecha no final de sua rodada e não enfraquece o campo de força em si.

Por fim, vale frisar que o Mestre não deveria permitir a aplicação dessa Ampliação à vantagens que permitem ao usuário fazer algo, como Cura, Ataque Inato e Controle Mental. Para garantir ao alvo poderes ou habilidades dessa natureza ou para afetar vítimas que não desejem receber os benefícios da vantagem modificada compre Ataque Aflitivo.

GURPS – Ampliações – Afeta os Outros
Avalie o conteúdo

Leia Também: