GURPS – Ampliações – Afeta os Outros

Avalie o conteúdo!

Afeta os Outros (Variável)

A criatura é capaz de estender à outros seres os benefícios de uma vantagem que possua. Se ela puder afetar um número limitado de alvos voluntários com quem mantenha contato físico direto, essa Ampliação custa +50% por alvo. Repare que “Afeta os Outros” não transforma a vantagem modificada em um ataque: se o beneficiário em potencial não desejar, não será afetado por ela. A criatura precisa realizar uma manobra Aguardar para fazer contato com cada pessoa que pretende beneficiar. Todas elas devem estar ao seu alcance e recebem apenas os efeitos da vantagem, não a habilidade de utilizá-la. Cabe à criatura ativá-la ou desativá-la, ajustar o número de níveis concedidos e assim por diante. Essas decisões aplicam-se igualmente à ela e aos seus companheiros.

Contudo, a criatura será capaz de afetar todos os seres que se encontrem em uma determinada área (até o seu limite máximo de alvos afetados, conforme visto no parágrafo anterior) usando apenas uma única manobra Aguardar se a vantagem em questão também for modificada por “Afeta Área”.

Se essa Ampliação for combinada com “Campo de Força” e pelo menos um nível “Afeta Área”, a criatura poderá estender um poder ou habilidade defensivo à todos que estejam dentro de sua área de efeito pelo custo de apenas +50%. Todavia, ameaças que tenham origem em um ponto localizado dentro do campo de força não são afetadas por ele.

Além disso, se “Campo de Força” for aplicado à vantagem Resistência à Dano, ele também impedirá que seres e objetos adentrem ou deixem a área de efeito. Para vencer a resistência oferecida pelo campo de força é necessário ultrapassar a sua RD, seja utilizando uma Ação Independente para causar-lhe dano igual ao GDP do atacante (uma vez por rodada), seja realizando uma manobra de ataque normal contra ele. A fenda produzida pelo agressor se fecha no final de sua rodada e não enfraquece o campo de força em si.

Por fim, vale frisar que o Mestre não deveria permitir a aplicação dessa Ampliação à vantagens que permitem ao usuário fazer algo, como Cura, Ataque Inato e Controle Mental. Para garantir ao alvo poderes ou habilidades dessa natureza ou para afetar vítimas que não desejem receber os benefícios da vantagem modificada compre Ataque Aflitivo.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.