GURPS – Ampliações – Cone

Avalie o conteúdo!

Cone (Variável)

O poder ou habilidade da criatura afeta todos os alvos em potencial que se encontrem dentro de uma determinada área de formato cônico. Em regra, a única Defesa Ativa possível contra um Ataque de Área é a Esquiva com Recuo.

Observe que:

a) O cone possui 1 metro de largura em sua origem, mas ela aumenta a uma taxa igual ao seu alcance máximo dividido por sua largura máxima. Exemplo: um cone cujo alcance máximo seja 100 metros e a largura máxima seja 5 metros aumenta sua largura em um metro à cada 20 metros de distância. Se o alcance máximo não for especificado, a largura do cone aumenta em um metro para cada metro de distância, de modo que o seu alcance máximo fica vinculado à sua largura máxima.

b) Se o poder ou habilidade possuir um custo em Fadiga, Pontos de Magia ou de qualquer outra natureza, multiplique-o pela largura máxima do cone ao invés de pagá-lo separadamente para cada alvo.

c) Se o poder ou habilidade somente produz efeitos sobre a vítima se o atacante vencê-la em uma Disputa de Habilidades, cada uma delas terá de ser sobrepujada em uma disputa específica. A critério do Mestre, tratando-se de um grande número de alvos em potencial cuja importância para a trama da aventura é pequena (por exemplo, uma turba de camponeses marchando na direção do personagem), é possível realizar a disputa em relação à grupos de 5 ou 10 deles utilizando a média dos valores individuais do atributo, da perícia ou da característica pertinente, de modo a acelerar a partida.

d) Se o poder ou habilidade permite ao alvo um teste de resistência, cada um deles fará seu próprio teste, em separado. A critério do Mestre, tratando-se de um grande número de vítimas em potencial cuja importância para a trama da aventura é pequena (por exemplo, uma turba de camponeses marchando na direção do personagem), é possível realizar testes de resistência para grupos de 5 ou 10 delas utilizando a média dos valores individuais do atributo, da perícia ou da característica pertinente, de modo a acelerar a partida.

e) Se o poder ou habilidade especifica uma penalidade para afetar cada vítima posterior à primeira, aplique um redutor igual ao número total de alvos em potencial menos um no teste relativo à cada um deles.

f) Se os efeitos do poder ou habilidade são definidos pela criatura, eles precisam ser os mesmos para cada alvo em potencial que se encontre na área de efeito. No caso de Controle Mental, por exemplo, um Devorador de Mentes poderia ordenar às suas 4 vítimas que atacassem o grupo de aventureiros, mas não seria capaz ditar comandos diferentes à cada um deles nesse primeiro momento. Entretanto, uma vez controlados os alvos, esse mesmo Devorador de Mentes poderia dedicar-se à fornecer instruções específicas a apenas um deles (o que levaria um segundo ou o tempo discriminado no poder ou habilidade, o que for maior) enquanto os demais continuam vinculados às ordens anteriores.

g) Se “Cone” for combinado com “Maldição” – que não possui o parâmetro Max – assuma que a largura do cone aumenta em um metro para metro de distância, de modo que o seu alcance máximo fica vinculado à sua largura máxima. O redutor aplicável ao teste de Vontade da criatura deve ser calculado separadamente em relação à cada alvo em potencial que se encontre na área de efeito.

h) Essa Ampliação não pode ser combinada com “Afeta Área”, “Aura”, “Jato”, “Ataque Corpo a Corpo”, “Tiro Rápido” e “Emanação”.

Custo: +50% mais 10% por metro de largura máxima do cone.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.