GURPS – Ampliações – Maldição

Avalie o conteúdo!

Maldição (Variável)

O poder ou habilidade da criatura não funciona como um ataque de longa distância convencional, mas sim como uma mágica comum (Módulo Básico, fls. 149). Portanto, ele não possui parâmetros como TR, Prec., ½ Dano, Max, CdT e Rco. Contudo, a RD do alvo não oferece qualquer proteção contra o poder ou habilidade em questão, inclusive no que diz respeito à eventuais bônus em testes de resistência ou Disputa de Habilidades.

Para rogar a maldição a criatura deve se concentrar por uma rodada. No início de sua próxima rodada ela precisa vencer uma Disputa de Habilidades entre sua Vontade (submetida às penalidades de distância descritas abaixo) e a Vontade da vítima (se ela decidir resistir), exatamente como se houvesse conjurado uma magia resistível (Módulo Básico, fls. 147 e 150-151).

Se “Maldição” for aplicada à um Ataque Aflitivo, a Disputa de Habilidades mencionada no parágrafo anterior substitui o teste de resistência usual. A criatura testa Vontade enquanto o alvo testa HT ou outro atributo pertinente (se o Ataque Aflitivo também possuir a Ampliação “Baseado em um Atributo Diferente”) modificado pelo redutor imposto pelo Ataque Aflitivo. Por exemplo, se o Ataque Aflitivo permite um teste de resistência de HT-1, a Disputa de Habilidades será entre a Vontade do atacante e a HT-1 da vítima.

Por fim, vale frisar que:

a) Para rogar sua maldição o atacante precisa ver ou perceber claramente a vítima.

b) “Maldição” não pode ser combinada com qualquer outra Ampliação ou Limitação que permita ao atacante ignorar a RD do alvo.

c) “Maldição” não pode ser combinada com modificadores aplicáveis apenas à ataques convencionais de longa distância.

d) “Maldição” afeta tanto seres substanciais quanto incorpóreos/insubstanciais.

Custo: +100% se a penalidade aplicável ao teste de Vontade da criatura for de -1 por metro de distância existente entre ela e o alvo, como no caso de uma mágica comum (Módulo Básico, fls. 149); +150% se a penalidade aplicável ao teste de Vontade da criatura é a prevista na tabela Tamanho e Velocidade/Distância (Módulo Básico, fls. 201); +200% se a penalidade aplicável ao teste de Vontade da criatura é a prevista na tabela Modificadores de Longa Distância (consulte a seção homônima do Capítulo II).

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.