Orbe dos Dragões

Cenários, Aventuras e Sistemas de RPG

Magic: The Gathering

Planilha para Inventário Magic The Gathering

1.000, 2.000, milhares de cartas de Magic The Gathering, podem esconder verdadeiras fortunas nesses pequenos objetos. Para isso, e pensando nisto, elaborei uma ferramenta simples de alimentação de cartas, cuja finalidade é que o dono dos cards, possa primeiro, organizar seu acervo, e segundo, fazer dinheiro com o próprio Magic. Tudo bem que a liquidez desse negócio é bem baixa, mas se você não tem pressa, e quer poder eventualmente adquirir novas cartas a partir de seu legado, eis que disponho uma ótima e simples ferramenta.

Antes de começar a utilizar a planilha, vamos a um breve tutorial, cuja finalidade é esclarecer os campos e funcionalidades da Planilha de Inventário de Magic the Gathering.

Clique aqui para fazer download da planilha.

Magic_Tutorial-1-600x334 Planilha para Inventário Magic The Gathering

Figura 1

Orientação pelos campos e Planilhas do arquivo
ABA: Compilação

1.Cor: Informe a cor da carta. Além das 5 cores básicas, deve-se informar quando a carta é artefato, incolor (como é o caso dos eldrazi), ou dourada. Esta última classificação é definida como: Dourado (Cores em ordem alfabética, ex: Dourado (Azul e Branco));

Magic_Tutorial-2 Planilha para Inventário Magic The Gathering

Figura 2

2.Descrição da carta: Nome da carta, localizado no alto a esquerda de todo carta;

3.Tipo: Grupo a que pertence a carta. Além dos tipos básicos: Mágica Instantânea, Feitiço, Criatura; Toda e qualquer detalhe deve ser informado aqui, por exemplo o artefato de nome “Armored Transport”, em tipo será: Artefato Criatura Constructo;

4.Qtde: Quantidade de cartas repetidas daquele mesmo nome. Aqui vale uma ressalva. Caso a carta possua diferente valores baseados em sua edição, a mesma deve ser repetida com os valores correspondentes a sua edição;

5.VLR Unit: Valor Unitário da carta, ou seja, o valor mínimo, médio ou máximo da carta;

6.TT: Valor Total das cartas. É resultado do produto da quantidade de cartas repetidas x VLR Unit;

7.OBS: Detalhe que precise informar sobre a carta, por exemplo, se a mesma é FOIL;

8.Suporte: Coluna estratégica e que não deve ser alterada. É um recurso automático que servirá para as outras abas da ferramenta. Em resumo, não precisa mexer;

9.Grupo: Esse campo é similar a TIPO, entretanto, é uma simplificação dele. Usando como exemplo a carta Armored Transport, em grupo estaria escrito: Artefato. Este campo deve ser utilizado para os seguintes agrupamentos: Mágica Instantânea, Feitiço, Artefato, Criatura, Terreno, Encantamento e Planeswalker. Cada carta deve se enquadrar em um desses tipos apenas.

Magic_Tutorial-4 Planilha para Inventário Magic The Gathering

Figura 3

O valor de uma carta é definido por uma cotação de valores atualizados diariamente pelo site Liga do Magic. Outros locais também pode ser utilizados como referência, caso uma carta não seja localizada, por exemplo Mercado Livre e Shaman Games.

Cartas cujo valor não tenha sido localizado pelo Liga do Magic, devem ser sinalizados com um NL (Não localizado), em VLR Unit.

Gostou do artigo, quer ler mais sobre Magic The Gathering, clique aqui e acesse nosso guia, desse card game maravilhoso!

Esse é um artigo de autoria própria, sob responsabilidade de Bruno de Brito.
Gostou?   Comente, baixe a planilha e use esse espaço para tirar dúvidas.
Planilha para Inventário Magic The Gathering
Avalie o conteúdo

pinit_fg_en_rect_red_28 Planilha para Inventário Magic The Gathering

Leia Também:

2 Comments

  1. Show de bola!! Curti muito este artigo! Parabéns Bruno!! Utilizarei a planilha com muito gosto.

  2. Muito bom!
    Ficou muito bem explicado. Vou baixar a planilha e tambem catalogar as cartas.

    Excelente trabalho .

Leave a Reply

Theme by Anders Norén