A orgiem das histórias de Magic the Gathering precedem milhares de anos atrás, em um período remoto e confuso. A linha cronológica de Magic the Gathering, apresenta uma valiosa trama sobre a linha do tempo de Magic.

Revisão: Bruno de Brito
Fonte: MTG Vortex

Assim como no mundo real, na história do Multiverso também existe um registro dos fatos ocorridos ao longo do tempo para determinar as datas e a ordem dos acontecimentos históricos, com o intuito de agrupá-los numa sequência lógica.

A referência cronológica em Dominária é a Contagem Argiviana (do termo original Argivian Reckoning, ou simplesmente AR). Em cada um dos outros planos existe uma métrica diferente, mas usaremos esta como principal.

Os tils (~) significam datas aproximadas.

ERA DOS DRAGÕES ANCESTRAIS

Os eventos a seguir aconteceram em um período muito antigo, perdido na história e muito além das datações conehcidas.

~ -20.000 AR – Os mais antigos e poderosos Dragões que governaram Dominária por séculos foram envolvidos na Guerra dos Dragões Ancestrais. Aos vitóriosos desta batalha, toda a honra e glória de comandarem todas as proles existentes de sua espécie dracônica. Os derrotados, por outro lado, foram despojados de suas asas e de seu poder, lançados ao solo para viverem em decadência (e a partir de suas proles originaram-se os Vormes, Viashinos e Dragonetes). Os sobreviventes foram Nicol Bolas (que ascendeu como planinauta no final da Guerra) e seus irmãos Arcades Sabboth, Palladia-Mors e Cromium, além de seu primo Vaevictis Asmadi. Junto com seus filhos, chamados de Anciões Menores, eles se tornaram os reprodutores de todos os Dragões Verdadeiros.

~ -19.000 AR – Os dragões e vormes comuns são criados. Os cinco Primordiais ocupam o poder em Dominária, escravizando e tiranizando todos os mortais.

~ -16.000 AR – Tempos depois, Nicol Bolas batalha com um leviatã demoníaco no primeiro duelo entre planinautas que ocorreu em Dominária. A luta reduziu o continente de Madara a um terço de seu tamanho original e criou a primeira Fenda Temporal no plano. O que sobrou do leviatã veio a ser conhecido como os Portões de Talon após Nicol Bolas devorar seus restos mortais.

~ -16.000 – Nicol bolas mata a rainha-deusa do império Madaran e torna-se rei-deus de Madara por milênios.

Data desconhecida – É criado o plano artifical de Phyrexia por um planinauta em forma de dragão, que posteriormente falece e o plano fica abandonado e completamente perdido nas Eternidades Cegas.

Data desconhecida – Nascimento da planinauta Serra.

Data desconhecida – As seis tribos de Djinni guerream umas contra as outras em Rabiah. Depois de terem diminuído as forças entre eles próprios, os seres humanos se tornaram a raça dominante de Rabiah.

Data desconhecida – A Rainha Oona começa a manipular o plano de Lorwyn, fazendo com que o dia se torne perpétuo no plano, seguido depois de uma aurora e por um período de noite perpétua. Os habitantes do plano não estão cientes dessa mudança.

-15.000 AR – Dominária tem até agora sido governada pelos Dragões Primordiais, descendentes dos Anciões Menores. Eles são derrotados e aprisionados pelo grupo de magos Numena, que também lhes roubam os poderes dracônicos. Kuberr, Llowalyn e Averru matam os outros dois Numenas pois desejavam utilizar os poderes para realizarem um ritual que lhes garantiria retornar à vida milênios mais tarde. Mas foi Averru, o mais poderoso dos três, quem aprimorou o ritual e conseguiu eternizar sua vida ligando-se à terra onde mais tarde renasceria como um centro populacional batizado com seu próprio nome.

Data desconhecida – Um planinauta poderoso e sem nome rasga violentamente o mundo de Alara em cinco fragmentos separados, cada um contendo apenas três cores de mana. Os habitantes dos planos mais tarde se acostumam com essa mudança e logo o conhecimento do plano que um dia fora unificado se desvanece e a história transforma-se em mito.

Data desconhecida – Serra cria seu próprio plano: Reino de Serra.

Data desconhecida – No rescaldo desta guerra, uma humana chamada Sivitri Scarzam assolou Corondor com a ajuda dos dragões gerados por Scarzam, um Ancião Menor, cujo nome ela tomou como seu próprio sobrenome.

~ -5.400 AR – Os dez Paruns de Ravnica (Azor, Cisarzim, Mat’Selesnya, Niv-Mizzet, Obzedat, Rakdos, Razia, Simic, Svogthir e Szadek) assinam o Pacto das Guildas após uma terrível batalha. As tarefas são divididas entre as dez guildas para a melhoria do plano como um todo. Ravnica começa sua longa evolução em um plano predominantemente urbano.

ERA DOS THRAN

~ -5.000 AR – Nascimento de Yawgmoth.

-5.000 AR – Gix lidera a primeira rebelião da Caverna dos Condenados.

-4.080 AR – A planinauta Dyfed revela o plano artificial de Phyrexia a Yawgmoth. Dyfed cria um portal ligando Phyrexia à Dominária.

-4.075 AR – Yawgmoth assume o controle de Phyrexia após matar Dyfed. Yawgmoth leva os refugiados da Caverna dos Condenados para Phyrexia e começa a transformá-los nos phyrexianos.

-4.074 AR – Gix lidera a segunda rebelião da Caverna dos Condenados.

~ -4.050 AR – Destruição do Império Thran.

Data desconhecida – Urborg e Bogardan entram em guerra

~ -4.000 AR – Nevinyrral, lorde necromante de Urborg, perde a guerra travada contra Bogardan, seu reino vizinho. Ensandecido, ele destrói quase toda a região de Urborg através de um misterioso artefato, a fim de não deixar espólios para os conquistadores, e para que ninguém mais tivesse acesso a suas pesquisas e descobertas em necromancia.

~ -1500 AR – Taysir derrota Nailah e ascende como planinauta, mas é banido de Rabiah.

~ -1300 AR – Nascimento de Sorin Markov. Seu tio, Edgar Markov, cria os primeiros vampiros de Innistrad. Sorin Markov torna-se um vampiro e ascende.

Data desconhecida – Nascimento da planinauta Ravi.

Data desconhecida – Fundação de Vodalia.

Data desconhecida – Fundação de Zhalfir.

Data desconhecida – Ascensão de Eskil como planinauta após uma batalha entre um Anjo Serra e um Anjo Caído.

Data desconhecida – Kradak funda Keld.

Data desconhecida – Colapso do Império Sheoltun.

Data desconhecida – Conquista de Wrenna por um mago maligno.

Data desconhecida – Sivitri Scarzam e sua prole de dragões ataca furiosamente Corondor.

Data desconhecida – Torsteon Von Ursus deixa os Cavaleiros de Jenges e viaja a Hurloon para estudar com os minotauros.

Data desconhecida – Torsten Von Ursus funda Benália.

Data desconhecida – Após um acordo coma planinauta Geyadrone Dihada, Dakkon cria a Espada Sombria (Blackblade).

Data desconhecida – Geyadrone Dihada cria o demônio Sol’Kanar corrompendo a essência de uma força da natureza. Pouco tempo depois, Sol’Kanar conquista Corondor. Com os cadáveres dos inimigos, cria a Cidadela Profana.

Data desconhecida – Fundação de Etlan Shiis, chamada Atlantis pelos mercadores da região.

Data desconhecida – Sol’Kanar invoca os Dragões Scarzam, mas não consegue manter o controle sobre eles.

Data desconhecida – Gwendlyn Di Corci chega ao poder em Urborg.

Data desconhecida – Fundação de Madara por Nicol Bolas.

Data desconhecida – Sorim Markov cria Avacyn, para zelar pelos humanos do plano de Innistrad.

Data desconhecida – Um trio de planinautas agindo em conjunto aprisiona os Eldrazi em Zendikar.

0 – Nascimento de Urza e de Mishra.

25 AR – Início da Guerra dos Irmãos.

64 AR – Explosão do Sílex em Argoth. Argoth dizimada. Urborg submerge, tornando-se uma região pantanosa. Ascensão de Urza.

64-170 AR – Fundação da Igreja de Tal.

170 AR – Anões de Sarpadia derrotados pelos goblins e orcs. Homáridas capturam a Antiga Vodalia. A imperatriz vodaliana Galina atravessa um portal com os magos reais, indo parar 4.000 anos no futuro. Oliver Farrel deixa a Ordem de Leitbur e incita uma reforma política e religiosa em Icatia. Tymolin Loneglade e o próprio Oliver Farrel são capturados pela Ordem da Mão do Ébano. Tymolin é morta por Oliver Farrel. Tev Loneglade torna-se Tevesh Szat e jura acabar com a vida em Dominária após presenciar a morte de sua irmã. Thallids destroem o império élfico em Havenwood. Thrulls rebelam-se contra a Ordem da Mão de Ébano, que tentam evitar a insurgência, mas Jherena Rure é assassinada e a Ordem perece. Goblins e orcs destroem Trokair e outras cidades Icatianas. O Império Icatiano entra em colapso. Somente cidades fortificadas e isoladas permanecem.

300 AR – Começa a Era da Escuridão. Fundação do Conclave dos Magos, ao oeste de Terisiare. Prisão de Ith. Mairsil, o Dissimulado, usurpa o poder no Conclave dos Magos.

330 AR – Nascimento de Jodah.

350 AR – Jodah liberta Ith.

350 AR – Tivadar dos Chifres começa uma cruzada para destruir os goblins.

450 AR – Começa a Era Glacial.

500 AR – Nascimento de Freyalise.

520 AR – Tevesh Szat mata Freyalise. Freyalise ascende.

550 AR – Fragmentos dos Doze Mundos é concluída. A Escola de Lat-Nam é rebatizada Escola dos Ocultos.

600 AR – Fundação de Soldev. Fundação de Kjeld. Fundação de Krov.

700 AR – Morte do General Jarkeld.

850 AR – Nascimento de Barrinalo, que posteriormente tornaria-se Barrin.

1000 AR – Morte de Marton Stromgald. Lim-Dul encontra o anel de Mairsil.

1100 AR – Lim-Dul associa-se a Tevesh Szat e Leshrac.

1650 AR – Urza conhece Xantcha.

1750 AR – Urza ataca Phyrexia e é derrotado. Urza foge para o Reino de Serra.

2000 AR – O Reino de Serra é invadido por Phyrexia. Serra deixa o plano. Radiant assume o poder.

2700 AR – Ocorre a Conferência da Lua Nula. Leshrac e Tevesh Szat matam Ravidel. Faralyn escapa do Fragmento.

2750 AR – Gerda Aëgesdotter dopa Jodah e o entrega a Lim-Dul.

2750 AR – Jodah reúne Kjeldor e Balduvia contra Lim-Dul.

2750 AR – Lim-Dul inicia a maior das guerras contra Kjeldor e Balduvia.

2750 AR – Jodah derrota Lim-Dul. Lim-Dul é levado a Shandalar por Leshrac.

2750 AR – Freyalise conjura a Mágica Global ao norte de Keld. Termina a Era Glacial.

2750 AR – O Fragmento é rompido. Os Phyrexianos entram novamente em Dominária.

2750 AR – Jaheaul Carthalion derrota Tevesh Szat com o Amuleto de Quoz.

2770 AR – Kaysa e Jaheaul Carthalion guiam os sobreviventes de Fyndhorn até Yavimaya.

2770 AR – General Varchild lidera rebeldes contra Kjeldor e Balduvia. Varchlid é derrotada por Jodah.

2770 AR – Jodah unifica Kjeldor e Balduvia, fundando Nova Argive (Argivia).

2770 AR – Arcum Dagsson lidera a pesquisa pelas relíquias phyrexianas, que acabam ganhando vida e destruindo Soldev.

2770 AR – A Escola dos Ocultos é destruída.

2770 AR – Ascensão de Jaya Ballard.

2800 AR – Os Homáridas fogem para fendas mais frias nos oceanos.

2934 AR – Urza retorna a Dominária com Xantcha.

2940 AR – Xantcha emprega Ratepe para passar-se por Mishra.

2942 AR – Urza mata Gix. Xantcha e Ratepe morrem.

3000 AR – Johan tenta conquistar Bryce. Começa o Projeto Ancestralidade de Urza.

3010 AR – Johan é morto por Jedit Ojanen. Bryce e as ilhas próximas gozam de prosperidade.

3015 AR – Argenti e Kusho são derrotados pelo Impéri Madaran. Tetsuo Umezawa tenta reconciliar as ilhas, mas é traído por Ramses Overdark.

3017 AR – Marhault Elsdragon lidera a maior das campanhas contra Argenti e Kusho. Ambas as ilhas são devastadas. Ramses mata Marhault sobe ao poder. Tetsuo é exilado como traidor.

3107 AR – Urza Planinauta funda a Academia Tolariana. Barrin assume como reitor.

3270 AR – Nascimento de Teferi.

3280 AR – Criação de Karn.

3285 AR – Ocorre o desastre em Tolaria. K-rrik fica aprisionado na Cabeça do Gigante.

3346 AR – Urza Planinauta descobre o Círculo de Mana Thran em Shiv. Urza faz amizade com os Viashinos e goblins de Shiv. Urza é capturado por Multani.

3349 AR – Urza escapa e destrói K-rrik. Urza alia-se a Yavimaya.

3350 AR – Urza cria o a Nau dos Bons Ventos e retorna para o Reino de Serra, encontrando o plano à beira do colapso. Radiant morre após confrontar Urza, que resgata o máximo de anjos refugiados possível antes do plano ser extinto.

3360 AR – Ascensão de Teferi.

3370 AR – Os refugiados do Reino de Serra mudam-se para Benália. Davvol torna-se Evincar de Rath. Barrin casa-se com Rayne. Gatha é expulso de Tolaria. Ele muda-se para Keld e assume o poder. Nascimento de Jolrael. Teferi torna-se um mago da corte Zhalfiriana. Teferi estabelece as cinco Guildas de Magia em Zhalfir. Teferi deixa Dominaria.

3400 AR – Sengir encontra Ravi, que torna-se a Avó Sengir. Sengir sobe ao poder em Ulgrotha como Barão.

3450 AR ~ Planos frustados de Ishan para retirar o Barão Sengir do poder.

3500 AR – Fundação de Femeref. Suq-Ata coloniza o noroeste de Jamuraa.

3600 AR – Começam as contendas internas entre Zhalfir, Femeref e Suq-Ata.

3700 AR – Teferi volta a Dominária e leva a Rainha Yormeba ao trono de Zhalfir.

3700 AR – Teferi muda-se para as Ilhas Chaza para começar pesquisas privadas.

3750 AR – A Ilha de Teferi sai de fase.

3800 AR – Mangara, Jolrael, e Kaervek investigam a Ilha de Teferi.

3805 AR – Mangara faz a paz entre Zhalfir, Femeref, e Suq-Ata.

3820 AR – Kaervek e Jolrael aprisionam Mangara em uma prisão de âmbar.

3980 AR – Feroz morre em um acidente de laboratório. Pouco tempo depois, sua esposa Serra também falece.

4000 AR – Os phyrexianos iniciam incursões em Keld. Croag lidera a invasão a Keld.

4050 AR – Virot Maglan funda a Cabala Otariana e torna-se seu Patriarca.

4012 AR – Morte de Kreig. Phyrexia é repelida.

4020 AR – Phyrexia inicia incursões às torres Capashenas em Benália.

4150 AR – Galina conquista Etlan Schiis. Fundação de Nova Vodalia.

4150 AR – Nascimento de Rashida Squamácida.

4180 AR – Nascimento de Gerrard Capasheno.

4190 AR – Início da Guerra de Miragem.

4190 AR – Fim da Guerra de Miragem. Kaervek é aprisionado em uma prisão de âmbar. Mangara é libertada. Teferi retorna a Dominária.

4200 AR – Volrath torna-se Evincar de Rath.

4200 AR – Rofellos é morto por Gallowbraid e Morinfen.

4200 AR – Astor torna-se um senhor da guerra Keldoniano.

4204 AR – Gerrard Capasheno é recrutado pela tripulação da Nau dos Bons Ventos para resgatar a Capitã Sisay. Os Keldonianos iniciam incursões ao nordeste de Jamuraa.

4205 AR – Gerrard Capasheno lidera a tripulação do Bons Ventos até Rath para resgatar a Capitã Sisay.

4205 AR – A tripulação do Bons Ventos foge com a Capitã Sisay de Rath para Mercádia. Morte de Volrath por Crovax, que acabou gravemente ferido. Mirri tenta protegê-lo, mas uma maldição sombria alterou sua personalidade e ele a mata. Crovax torna-se Evincar de Rath.

4205 AR – Eladamri, Lin Sivvi, e Takara en-Dal fogem de Rath para Verdura, em Dominária.

4205 AR – Barrin e Rayne auxiliam Teferi na Guerra da Profecia contra Keld. Os Keldonianos são derrotados ao sudeste de Jamuraa. Rayne é morta.

4205 AR – O Bons Ventos retorna a Dominária.

4205 AR – Começa a Invasão Phyrexiana.

4205 AR – Os Phyrexianos bombardeiam Benália sob a liderança de Tsabo Tavoc. Benália é destruída.

4205 AR – Eladamri chega a Llanowar.

4205 AR – Os Phyrexianos bombardeiam Llanowar. Llanowar fica inoperante, mas intacta.

4205 AR – Os Phyrexianos atacam o restante de Dominária.

4205 AR – O senhor lich Lorde Dralnu une-se à Coalisão de Urza Planinalta.

4205 AR – Urza reúne os Nove Titãs para pilotar as armaduras-titãs.

4205 AR – Orim desenvolve uma vacina contra a praga Phyrexiana.

4205 AR – Hanna sucumbe à praga Phyrexiana.

4205 AR – Barrin destrói Tolaria e suicida-se.

4205 AR – Começa a Batalha de Koilos. Thaddeus morre. Tsabo Tavoc retorna a Phyrexia. Termina o primeiro estágio da Guerra Phyrexiana.

4205 AR – Começa o segundo estágio da Guerra Phyrexiana. Rath encobre Dominária.

4205 AR – O Bons Ventos derrota os Phyrexianos em Hurloon.

4205 AR – Urza lidera os Nove Titãs no ataque a Phyrexia.

4205 AR – Tevesh Szat mata Kristina das Matas e Daria.

4205 AR – Gerrard e Squee são capturados por Crovax.

4205 AR – Darigaaz desperta Os Primeiros e rebela-se contra eles. Darigaaz se mata para acabar com a invencibilidade d’Os Primeiros. Crosis é destruído pelo Bons Ventos. Rith é aprisionada por Nemata. Dromar e Treva são destruídos pelas forças draconianas da Coalisão.

4205 AR – Urza mata Tevesh Szat.

4205 AR – Urza passa para o lado de Yawgmoth. Urza mata Taysir.

4205 AR – Gerrard passa para o lado de Yawgmoth. Gerrard combate Urza na Nona Esfera de Phyrexia.

4205 AR – Freyalise, Lord Windgrace, Bo Levar e Commodore Guff bombardeiam Phyrexia. Phyrexia fica em ruínas.

4205 AR – O Bons Ventos ganha vida.

4205 AR – Gerrard derrota Urza e escapa da Nona Esfera.

4205 AR – Crovax é morto por Gerrard. Gerrard escapa da Fortaleza de Rath com a cabeça decepada de Urza.

4205 AR – Começa o terceiro estágio da Guerra Phyrexiana. Yawgmoth chega a Dominaria. Bilhões são mortos. Bo Levar e Commodore Guff morrem.

4205 AR – A Lua Nula é destruída.

4205 AR – O Bons Ventos, Karn, Gerrard, e Urza unem-se para formar A Arma do Legado. Yawgmoth é exilado. Karn absorve as memórias e experiências de Urza Planinalta e Gerrard Capasheno. Ascensão de Karn. O Bons Ventos é destruído.

4206 AR – Ocorrem os funerais em Urborg. É erigido o Monumento aos Heróis.

4250 AR – Karn cria Argentum. Karn cria o Mirari e o envia a Dominária.

4250 AR – Yawgmoth inicia a reconstrução de Phyrexia.

4250 AR – Mercádia é reconquistada pelos goblins Kyren sob influência Phyrexiana.

4300 AR – Otaria mantém o limite da civilização em Dominária.

4300 AR – Chainer encontra o Mirari.

4300 AR – O Mirari é entregue a Kirtar pelo Patriarca da Cabala.

4300 AR – Kirtar usa o Mirari para destruir Pianna. Kirtar morre. A Ordem do Norte mergulha no cáos.

4300 AR – Imperatriz Aboshan adquire o Mirari. Otaria é inundada. Aboshan morre.

4300 AR – Braids trás o Mirari de volta à Cidade da Cabala.

4300 AR – Chainer sobe ao poder e exila o Patriarca da Cabala.

4300 AR – Kamahl mata Chainer. A Cidade da Cabala é obliterada.

4300 AR – Kamahl leva o Mirari para as Montanhas Párdicas.

4300 AR – Kamahl usa o Mirari. Sua irmã Jeska é ferida. Kamahl e Balthor levam o Mirari para a Floresta Krosana.

4300 AR – Balthor torna-se um morto-vivo. Kamahl mata Balthor. Kamahl mata Laquatus.

4301 AR – Kamahl torna-se um druida e confia o Mirari aos cuidados de Krosa.

4301 AR – Jeska torna-se Phage torna-se membro da Cabala.

4301 AR – O Grande Coliseu é construído.

4301 AR – Ixidor funda Locus. Ixidor cria Akroma.

4301 AR – Akroma ataca Phage.

4301 AR – Kamahl e Phage começam uma guerra contra Ixidor e Akroma. Phage cria os Vermes da Morte. Ixidor é devorado. Kamahl vai para o exílio.

4302 AR – Akroma sobe ao poder em Locus. Zagorka descobre a cidade de Averru a coloniza.

4302 AR – O Patriarca da Cabala e Phage concebem um filho.

4303 AR – Phage dá a luz a Kuberr.

4303 AR – Akroma e Phage confrontam-se em Averru. Kamahl destrói Akroma, Phage, e Zagorka. Karona é criada.

4303 AR – Otaria curva-se em adoração a Karona.

4303 AR – Kamahl recupera o Mirari.

4303 AR – Os Otarianos iniciam várias guerras a fim de ganhar o favor de Karona. Karona estabelece residência em Eroshia.

4303 AR – Kamahl liberta Ixidor. Ixidor torna-se Lowallyn, um Numena.

4303 AR – Kamahl e Ixidor convertem Kuberr. O Grande Coliseu é destruído por Karona.

4303 AR – Kamahl, Ixidor, Kuberr, e Averru enfrentam Karona em Averru. Karona é exilada de Dominária.

4303 AR – Karona vaga pelos planos, eventualmente chegando a Argentum. Karn leva Karona de volta a Dominária.

4303 AR – Karona destrói Aphetto.

4303 AR – Karona ataca Averru. Ixidor e Kuberr são mortos. Karona é morta por seus servos Sash e Waistcoat.

4303 AR – Ascensão de Jeska. Karn transforma o Mirari na criatura chamada Memnarca. Karn e Jeska partem de Argentum. Memnarca começa a transformar Argentum em Mirrodin.

4505 AR – Barão Sengir e seus exércitos de vampiros dominam quase todas as regiões de Ulgrotha.

5500 AR – Glissa Sunseeker começa a descobrir os segredos de Mirrodin.

6000 AR – Tempos Atuais.

Gostou e quer ler mais sobre as histórias de Magic the Gathering, clique aqui e confira.

A Linha Cronológica do Multiverso
Avalie o conteúdo

pinit_fg_en_rect_red_28 A Linha Cronológica do Multiverso

Leia Também: