GURPS – Desvantagem – Características Perturbadoras

Avalie o conteúdo!

Características Perturbadoras (-1 Ponto/Nível)

A aparência do personagem destoa radicalmente do padrão considerado “normal” para a sua raça em função de uma ou mais características perturbadoras. Exemplo: um humano que possui orelhas pontudas e olhos incandescentes. O jogador precisa especificar a origem dessas características de forma detalhada.

Repare que esta desvantagem não demanda nem está necessariamente vinculada à uma aparência ruim. Contudo, ela torna o personagem fácil de identificar, mesmo em uma multidão. Ele recebe um redutor de -1 nos testes das perícias Disfarce e Sombra para cada nível de Características Perturbadoras que adquirir (no máximo cinco). Além disso, seus adversários ganham um bônus de +1 por nível desta desvantagem em todos os testes feitos para identificá-lo e segui-lo, exceto se as pessoas que estejam no local também compartilhem os mesmos traços exóticos do personagem.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

2 Comments

  1. Sandro, achei essa Desvantagem muito escrota, hein?!

    Custar apenas -1 por nível para obter um redutor de -1 nas jogadas e ainda os inimigos ganharem +1 de bônus, é como se fosse -2 nas jogadas.

    Não acha que o custo linear de -1/nível muito baixo não?

    Me lembro quando jogava GURPS que um -1 sequer é algo bastante desvantajoso.

    Mas…como não entendo muito do THF, posso estar enganado!

  2. Bruno, repare que o redutor de -1 é aplicado quando o personagem precisa se disfarçar (perícia Disfarce) ou seguir alguém em uma multidão (perícia Sombra). O bônus de +1, por sua vez, incide quando um adversário tenta identificá-lo ou usar a perícia Sombra para segui-lo. Pense que o redutor e o bônus são duas faces da mesma moeda: você aplica um ou outro conforme o personagem esteja usando ativamente as referidas perícias ou esteja sendo seguido ou procurado pelos seus inimigos. Abs!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.