Gêiser* (Área)

Esta mágica faz com que um poderoso jato de água fervente jorre do solo (jamais do topo de uma construção ou edifício). Ele causa 3d de dano por Queimadura à todos os objetos e criaturas atingidos e os lança para fora da área de efeito (é necessário obter sucesso em um teste de DX-5 para permanecer de pé).

Dois segundos depois do gêiser surgir, gotículas de água fervente caem sobre uma área duas vezes maior do que a área de efeito original da magia (mas não sobre essa última), infligindo 1d de dano por Queimadura a cada segundo aos objetos e criaturas que estejam dentro dela.

Dessa maneira, um gêiser de dois metros de raio provocaria dois efeitos principais:

a) Causaria 3d de dano por Queimadura a quem estivesse no interior da área de efeito original da mágica (2 metros de raio). As criaturas arremessadas para fora dela precisariam ser bem sucedidas um teste de DX-5 para permanecerem de pé.

b) Dois segundos depois as gotículas de água fervente cairiam sobre uma área de até quatro metros de raio, excluída a área de efeito original da magia (2 metros de raio), infligindo 1d de dano por Queimadura a quem fosse atingido por elas.

Se o operador estiver dentro da área de efeito original da mágica no momento em que a conjurar, sofrerá os efeitos descritos no item “a” normalmente. Contudo, é imune ao dano provocado pelas gotículas mencionadas no item “b”.

Duração: 1 segundo.

Custo Básico: 5 para fazer, 2 para manter.

Tempo de Operação: 5 segundos.

Pré-requisitos: Seis mágicas pertencentes à Escola de Magia Água, inclusive Criar Fonte, e pelo menos quatro mágicas pertencentes à Escola de Magia Fogo ou Terra.

Objeto: Cajado, vara de condão ou joia. Utilizável apenas por magos.

Custo em energia para criar: 1.000.[1]

[1] Não consta descrição de Objeto e Custo em energia para criar no GURPS Magia 4ª Edição.

GURPS – Magia – Gêiser
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