Pathfinder_testeirabestiário Catoblepas

Clique para navegar pelo índice do Bestiário

CATOBLEPAS

Essa criatura horrível, possui uma cabeça de javali com grandes presas proeminentes e um corpo coberto de espinhos, cascos das patas fendidos e pernas atarracadas.

Um catoblepas é uma besta agressiva na maioria do tempo, disposto a derrubar árvores, cercas e até mesmo pequenas casas para se alimentar do que ele achar interessante, seja planta, animal ou até mesmo seres humanos. Eles preferem viver em pântanos, mas há relatos dessas criaturas em planícies e florestas encharcadas. Eles possuem uma forte predileção por água e lama. Poucas criaturas dividem o mesmo habitat de um catoblepas, pois seu humor e sua respiração venenosa, são extremamente perigosos. Seu hálito apodrece plantas e mata pequenos animais. O principal rival dessas criaturas são os otyughs.

Pathfinder_Catoblepas CatoblepasA principal motivação de um catoblepas é a caça para exercer seu domínio sobre as criaturas menores em seu território. Facilmente detectado pelo seu odor fétido, a criatura apenas tolera a presença de outros animais selvagens. Algumas tribos selvagens já foram vistas em alguns territórios desses monstros, entretanto tais tribos se escondem da presença do catoblepas quando ele surge. Algumas alegam conhecer a técnica de domesticar o catoblepas para utilização como animal de guarda, mas o monstro possui uma natureza intratável e uma inteligência acima de um animal comum, o que indica a presença de magia em sua existência. Um catoblepas é um animal de poucas alianças e com uma simples respiração ele pode destruir uma aldeia inteira.

Pathfinder_Catoblepasmonstro Catoblepas

Catoblepas

Alguns estudiosos afirmam que o catoblepas pode respirar na água, criando uma nuvem agitada de bolhas que mata os peixes da área e lhes fornece alimento. O fedor produzido pelo catoblepas o impede de perceber outros odores.
Um catoblepas mede cerca de 4,5m de comprimento e pesa quase 1 tonelada.

Referência: Bestiário 2, página 52.
Traduzido por: Bruno de Brito

Catoblepas
Avalie o conteúdo

pinit_fg_en_rect_red_28 Catoblepas

Leia Também: