GURPS – Vantagem Racial – Braços Extras

Avalie o conteúdo!

Braços Extras (Variável)

Tipo: Física e Exótica

Um membro capaz de manipular objetos é considerado um braço, independentemente de sua aparência ou localização. Ele causa GPD-1 pontos de dano por Esmagamento (contusão) ao alvo. Possuir dois braços custa 0 Pontos. Cada braço extra custa 10 Pontos.

É possível usar braços extras livremente em atividades não relacionadas ao combate. Contudo, para realizar tarefas que requeiram atenção em mais de um local ao mesmo tempo é necessário adquirir a vantagem Rastreamento Aprimorado. Por outro lado, vale lembrar que desferir mais de um ataque (ou manobra similar) por rodada demanda a aquisição da vantagem Ataque Extra.

A criatura também é capaz de usar todos os seus braços em uma única manobra de combate na qual eles sejam úteis, como segurar um adversário, por exemplo. Nesse caso, cada membro extra de tamanho regular ou maior concede um bônus de +2 às tentativas de agarrar ou de se libertar do inimigo. Além disso, ter mais braços do que o oponente ainda concede um bônus de +3 aos testes feitos para imobilizá-lo ou para resistir à imobilização.

Por fim, cabe ressaltar que:

a) Um ser que tenha pelo menos três braços é capaz de empunhar um escudo enquanto brande uma arma de duas mãos.

b) Seres que possuam apenas dois braços também podem aplicar as Ampliações e Limitações Especiais descritas abaixo a eles convertendo-as em vantagens e desvantagens, respectivamente. O custo em pontos por braço modificado é igual a 1/10 do custo da Ampliação ou Limitação em questão. Dessa maneira, a Limitação Especial “Curto” custaria -5 Pontos por membro.

c) Seres que possuam um único braço também se beneficiam da regra descrita no item anterior, mas precisam adquirir a desvantagem Maneta (-20 Pontos). Por exemplo, a tromba de um elefante seria Extraflexível (+50%), Longa+1 (+100%) e Fraca (-50%), de modo que custaria um total de -10 Pontos (+100%/10 – 20).

Ampliação Especial – Extraflexibilidade (+50%): Membros modificados por esta Ampliação são mais flexíveis que os braços humanos, razão pela qual sempre são capazes de alcançar e trabalhar com os demais membros da criatura, independentemente de seu posicionamento e/ou configuração.

Ampliação Especial – Longo (+100%/Nível): Cada nível dessa Ampliação aumenta o Modificador de Tamanho efetivo da criatura em um apenas para fins de cálculo do comprimento do seu braço, o que afeta o alcance dos seus socos e ataques com armas de mão, além de acrescentar +1 por dado ao dano causado por ele, desde que este dano seja calculado com base no parâmetro Bal.

Limitação Especial – Pés Manipuladores (-30%): O “braço” da criatura na verdade é apenas uma perna habilidosa, razão pela qual ela não é capaz de caminhar enquanto manipula objetos, embora possa sentar-se, voar ou flutuar. Em regra esses membros também são curtos (veja abaixo).

Limitação Especial – Incapaz de Desferir Ataques (-50%): O braço da criatura é capaz de manipular objetos, mas não pode desferir socos ou brandir armas de ataque corpo a corpo. Além disso, também não confere nenhum bônus em Combate de Perto. Entretanto, tal membro é capaz de disparar armas de fogo, bestas e outras armas de ataque à distância semelhantes.

Limitação Especial – Curto (-50%): O braço da criatura possui alcance Curto, ou seja, somente pode ser utilizado em Combate de Perto. Além disso, é incapaz de utilizar armas que precisem ser brandidas (dano calculado com base no parâmetro Bal.), como espadas e machados, por exemplo. Subtraia um hex do alcance de qualquer arma empunhada por tal membro. Se todos os braços da criatura forem curtos, ela recebe um redutor de -2 nos testes feitos para agarrar o adversário.

Limitação Especial – Fraco (Variável): O braço da criatura não possui a mesma força do resto do seu corpo no que diz respeito à tarefas como agarrar o adversário, atacar ou carregar objetos. Custo: -25% se o braço possui apenas metade da ST do corpo da criatura; -50% se o braço possui apenas 1/4 da ST do corpo da criatura (arredondado para baixo em ambos os casos).

Limitação Especial (-80%): Ao invés de um braço genuíno a criatura na verdade possui apenas uma espécie de ponto ou soquete onde pode instalar armas, razão pela qual não é capaz de utilizá-lo para desferir socos ou manipular objetos. Essa Limitação é incompatível com as Limitações Especiais “Pés Manipuladores”, “Incapaz de Desferir Ataques”, “Curto” e “Fraco”.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.