GURPS – Magia – Pentagrama

Avalie o conteúdo!

Pentagrama (Especial – Resiste à tentativas de cruzá-lo)

Esta magia permite ao operador desenhar um círculo arcano no solo que produz os seguintes efeitos:

a) Impede a passagem de mágicas hostis em qualquer direção.

b) Impede a passagem de criaturas mágicas (golens, demônios, zumbis, elementais e etc.) em qualquer direção. Além disso, elas também não são capazes de conjurar magias ou de mover objetos físicos através do Pentagrama (arremessar uma lança para dentro ou para fora dele, por exemplo) nem de apagá-lo ou desfazê-lo de nenhum modo (interromper uma de suas linhas pisando nela, por exemplo).

Criaturas não mágicas (inclusive magos) podem atravessar o círculo arcano livremente, embora ainda estejam impossibilitadas de conjurar magias através dele ou de se transportar magicamente para o seu interior com propósitos hostis (Voo e Teleporte, por exemplo).

Se o desenho traçado pelo operador for apagado ou interrompido de algum modo, o Pentagrama deixará de produzir efeitos até estar completo novamente. Em regra é necessário apenas um segundo e um pedaço de giz para refazer uma linha. Nenhuma magia é capaz danificá-lo, mas uma criatura não mágica poderia apagá-lo ou interrompê-lo utilizando meios físicos.

Por fim, cabe ressaltar que:

a) Se uma criatura mágica vencer uma Disputa Rápida entre o NH do operador e sua ST+Vontade/2, conseguirá atravessar o Pentagrama, destruindo-o no processo. Entretanto, somente é permitida uma tentativa por dia.

b) Um mago poderia conjurar um ser mágico hostil dentro de um Pentagrama, aprisionando-o até estar seguro de que realmente é capaz de controlá-lo.

Duração: Permanente, embora o Pentagrama possa ser fisicamente apagado ou interrompido, conforme visto acima.

Custo: 1 para cada 30 centímetros quadrados protegidos (mínimo 10). É possível criar o Pentagrama cerimonialmente para aumentar a sua força. Além disso, um mago pode se valer do método Lento e Seguro de encantar itens mágicos se precisar desenhar um círculo de proteção de tamanho maior sozinho, ainda que tecnicamente ele não seja um encantamento.

Tempo de Operação: Um segundo para cada 30 centímetros quadrados protegidos. Esse tempo é usado traçando o Pentagrama no solo. Portanto, um NH elevado não o reduzirá.

Pré-requisito: Escudo Antimagia.

Objeto e Custo em energia para criar: Algumas guildas de magos constroem Pentagramas poderosos (NH elevado) utilizando azulejos e joias para evitar que sejam apagados acidentalmente. No entanto, para além desse detalhe eles são idênticos à quaisquer outros Pentagramas.

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.