1. ADVERTÊNCIA:

Todo o material ora apresentado foi desenvolvido a partir da 3ª Edição do GURPS, revisado de acordo com a 4ª Edição e modificado conforme a necessidade, com o objetivo de facilitar a criação de narrativas mais próximas do que se costuma denominar por “Alta Fantasia” ou “High Fantasy”. Embora seja recomendável possuir pelo menos o Módulo Básico (de qualquer edição) para jogar, é possível utilizar apenas o GURPS Lite durante as partidas, pois muitas das regras essenciais  do sistema foram resumidas ao longo dos diversos capítulos que compõem a obra.

2. INTRODUÇÃO:

Neste capítulo trazemos uma seleção das principais magias da 3ª Edição do GURPS (GURPS Magia e GURPS Grimório) atualizadas de acordo com o GURPS Magic da 4ª Edição, bem como uma série de novas mágicas adaptadas de outros sistemas, em especial o D&D 3.5.

Em alguns momentos realizamos alterações pontuais nas regras oficiais, mas estas últimas foram ressalvadas nas notas de rodapé para que o grupo possa optar pelo que considere mais adequado.

Além disso, com o intuito de facilitar a criação dos personagens trazemos listas das magias pertencentes à cada Escola, separadas por tema, e uma tabela resumindo os principais parâmetros de todas mágicas descritas no GURPS True High Fantasy.

Por fim, a tabela abaixo condensa todas as informações contidas nas listas supracitadas, o que agiliza a compra de Escolas inteiras na base de um Ponto de Personagem por magia, como usualmente ocorre com personagens muito poderosos. Ela também oferece um panorama amplo do trabalho desenvolvido até a presente edição do GURPS True High Fantasy.

Escola de Magia

1

2 3 4 5 6 7

8

Alimentos

28

27 1 12 16 2 26

2

Animal

33

22 11 5 9 0 33

6

Comunicação e Empatia

37

28 9 5 10 0 37

2

Controle do Corpo

68

61 7 8 22 0 68

5

Fogo

38

31 7 6 6 1 37

6

Ilusão e Criação

23

19 4 2 8 0 23

2

Movimentação

48

36 12 17 15 1 47

1

Planta

35

34 1 3 5 1 34

2

Total

310

258 58 58 91 5 305

26

Coluna 1: Total de magias da Escola.

Coluna 2: Total de magias Mentais/Difíceis.

Coluna 3: Total de magias Mentais/Muito Difíceis.

Coluna 4: Total de magias pertencentes à mais de uma Escola.

Coluna 5: Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas.

Coluna 6: Total de magias descritas em outras Escolas.

Coluna 7: Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas.

Coluna 8: Total de magias adaptadas de outros sistemas.

3. LISTA DAS MAGIAS POR ESCOLA:

As mágicas marcadas com um asterisco (“*”) são perícias Mentais/Muito Difíceis. As demais são perícias Mentais/Difíceis.

ESCOLA DE MAGIA – ALIMENTOS:

Magias da Escola: Água para Vinho, Alimento Essencial, Aromas do Passado, Banquete do Monge, Banquete de Heróis*, Banquete dos Tolos, Boca Mágica, Bom Fruto, Contaminar Água, Cozinhar, Criar Alimento, Curar Desidratação, Curar Inanição, Destilar, Deteriorar, Envenenar Comida, Fermentar, Fome, Nariz Mágico, Paladar Remoto, Preparar Carne de Caça, Preservar Alimento, Procurar Comida, Purificar Alimento, Sede, Temperar, Testar Comida e Ver Receita.

Magias Mentais/Difíceis: Água para Vinho, Alimento Essencial, Aromas do Passado, Banquete do Monge, Banquete dos Tolos, Boca Mágica, Bom Fruto, Contaminar Água, Cozinhar, Criar Alimento, Curar Desidratação, Curar Inanição, Destilar, Deteriorar, Envenenar Comida, Fermentar, Fome, Nariz Mágico, Paladar Remoto, Preparar Carne de Caça, Preservar Alimento, Procurar Comida, Purificar Alimento, Sede, Temperar, Testar Comida e Ver Receita.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Banquete de Heróis.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Aromas do Passado (Alimentos e Reconhecimento), Boca Mágica (Alimentos, Reconhecimento e Som), Bom Fruto (Alimentos e Cura), Contaminar Água (Água e Alimentos), Curar Desidratação (Alimentos e Cura), Curar Inanição (Alimentos e Cura), Destilar (Água e Alimentos), Fome (Alimentos e Controle do Corpo), Nariz Mágico (Alimentos e Reconhecimento), Paladar Remoto (Alimentos e Reconhecimento), Sede (Alimentos e Controle do Corpo) e Ver Receita (Alimentos e Reconhecimento).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Água para Vinho, Aromas do Passado, Banquete de Heróis*, Banquete do Monge, Banquete dos Tolos, Boca Mágica, Bom Fruto, Contaminar Água, Curar Desidratação, Curar Inanição, Destilar, Cozinhar, Fome, Nariz Mágico, Paladar Remoto e Sede.

Magias descritas em outras Escolas: Fome (Controle do Corpo) e Sede (Controle do Corpo).

Magias adaptadas de outros sistemas: Banquete de Heróis* (D&D 3.5) e Bom Fruto (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 28.

Total de magias Mentais/Difíceis: 27.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 1.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 12.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 16.

Total de magias descritas em outras Escolas: 2.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 26.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 2.

ESCOLA DE MAGIA – ANIMAL:

Magias da Escola: Acalmar Animal, Agitar Animal, Amalgamar Criaturas*, Ampliar Animal*, Cajado em Serpente, Cavalgar, Conexão com Animais, Controlar Aves, Controlar Híbridos*, Controlar Insetos, Controlar Mamíferos, Controlar Peixes, Controlar Répteis, Convocar Animais, Destruição Rastejante*, Dominar Animais, Falar com Animais, Invocar Enxame, Localizar Animais, Mensageiro Animal, Metamorfose*, Metamorfose Maior*, Metamorfose Parcial*, Metamorfose Permanente*, Metamorfosear os Outros*, Passageiro Interno, Possessão Permanente de Animal*, Possuir Animal, Praga de Insetos, Proteger Animais, Repelir Animais, Repelir Híbridos* e Teia de Aranha.

Magias Mentais/Difíceis: Acalmar Animal, Agitar Animal, Cajado em Serpente, Cavalgar, Conexão com Animais, Controlar Aves, Controlar Insetos, Controlar Mamíferos, Controlar Peixes, Controlar Répteis, Convocar Animal, Dominar Animais, Falar com Animais, Invocar Enxame, Localizar Animais, Mensageiro Animal, Passageiro Interno, Possuir Animal, Praga de Insetos, Proteger Animais, Repelir Animais e Teia de Aranha.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Amalgamar Criaturas, Ampliar Animal, Controlar Híbridos, Destruição Rastejante, Metamorfose, Metamorfose Maior, Metamorfose Parcial, Metamorfose Permanente, Metamorfosear os Outros, Possessão Permanente de Animal e Repelir Híbridos.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Cajado em Serpente (Animal e Planta), Destruição Rastejante* (Acesso e Animal), Invocar Enxame (Acesso e Animal), Praga de Insetos (Acesso e Animal) e Proteger Animais (Animal e Proteção e Advertência).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Acalmar Animal, Agitar Animal, Amalgamar Criaturas*, Cajado em Serpente, Localizar Animais, Metamorfose Maior*, Metamorfose Parcial*, Possuir Animal e Proteger Animais.

Magias descritas em outras Escolas: Nenhuma.

Magias adaptadas de outros sistemas: Ampliar Animal* (D&D 3.5), Cajado em Serpente (AD&D 2.0), Destruição Rastejante* (D&D 3.5), Invocar Enxame (D&D 3.5), Praga de Insetos (D&D 3.5) e Mensageiro Animal (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 33.

Total de magias Mentais/Difíceis: 22.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 11.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 5.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 9.

Total de magias descritas em outras Escolas: 0.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 33.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 6.

ESCOLA DE MAGIA – COMUNICAÇÃO E EMPATIA:

Magias da Escola: Compartilhar Idioma, Compartilhar Perícia, Compulsão para a Mentira, Compulsão para a Verdade, Comunicação*, Controle de Pessoas, Dom da Escrita*, Dom das Línguas*, Emprestar Idioma, Emprestar Perícia, Esconder Emoções, Esconder Pensamentos, Exorcismo, Falar com Máquinas/NT, Insignificância, Leitura da Mente, Leitura de Sonhos, Ligação Telepática de Rary*, Mensagem, Passageiro da Alma, Percepção de Emoções, Percepção de Inimigos, Percepção de Veracidade, Percepção de Vida, Persuasão, Possessão*, Possessão Permanente*, Presença, Projeção de Sonhos, Retrogressão, Sonda Mental*, Telepatia*, Transmissão de Pensamentos, Transmissão de Sonhos, Trocar de Corpo*, Vexação e Zona da Verdade.

Magias Mentais/Difíceis: Compartilhar Idioma, Compartilhar Perícia, Compulsão para a Mentira, Compulsão para a Verdade, Controle de Pessoas, Emprestar Idioma, Emprestar Perícia, Esconder Emoções, Esconder Pensamentos, Exorcismo, Falar com Máquinas/NT, Insignificância, Leitura da Mente, Leitura de Sonhos, Mensagem, Passageiro da Alma, Percepção de Emoções, Percepção de Inimigos, Percepção de Veracidade, Percepção de Vida, Persuasão, Presença, Projeção de Sonhos, Retrogressão, Transmissão de Pensamentos, Transmissão de Sonhos, Vexação e Zona da Verdade.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Comunicação, Dom da Escrita, Dom das Línguas, Ligação Telepática de Rary, Possessão, Possessão Permanente, Sonda Mental, Telepatia e Trocar de Corpo.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Compulsão para a Mentira (Comunicação e Empatia e Controle da Mente), Falar com Máquinas/NT (Comunicação e Empatia e Tecnologia), Mensagem (Comunicação e Empatia e Som), Projeção de Sonhos (Comunicação e Empatia e Controle da Mente) e Transmissão de Sonhos (Comunicação e Empatia e Controle da Mente).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Compulsão para a Mentira, Comunicação*, Emprestar Idioma, Falar com Máquinas/NT, Insignificância, Leitura de Sonhos, Mensagem, Possessão*, Presença e Transmissão de Sonhos.

Magias descritas em outras Escolas: Nenhuma.

Magias adaptadas de outros sistemas: Ligação Telepática de Rary* (D&D 3.5) e Zona da Verdade (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 37.

Total de magias Mentais/Difíceis: 28.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 9.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 5.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 10.

Total de magias descritas em outras Escolas: 0.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 37.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 2.

ESCOLA DE MAGIA – CONTROLE DO CORPO:

Magias da Escola: Agonizar, Alongar Membro, Alterar o Corpo, Alterar Feições, Alterar a Voz, Ambidestria, Andar em Círculos, Armadura Natural, Atordoar, Atrapalhar, Atrofiar Membro, Aumentar*, Aumentar Atributo – Força, Destreza e Vitalidade, Aumentar os Outros*, Cadência, Cegar, Cócegas, Coceira, Controlar Membro, Corpulência*, Corte de Cabelo, Crescimento Capilar, Debilitar, Decapitação, Despedaçar Membros*, Destreza, Destreza em Massa, Dor, Emudecer, Encolher*, Encolher os Outros*, Enfraquecer o Sangue, Enjoo, Ensurdecer, Equilíbrio, Escalada, Espasmo, Estorvar, Fome, Força, Força em Massa, Fragilizar, Inabilidade, Interromper Espasmo, Magreza*, Nausear, Paralisar Membro, Paralisia Total, Perfume, Pés Plantados, Prender a Respiração, Provocar Dormência, Provocar Anosmia, Provocar Esterilidade, Reflexos, Resistência à Dor, Sede, Sensibilizar, Sufocar, Toque, Toque Mortal, Trança-Pés, Transformação em Objeto, Transformar o Corpo, Transformar os Outros, Vigor, Vigor em Massa e Vômito.

Magias Mentais/Difíceis: Agonizar, Alongar Membro, Alterar o Corpo, Alterar Feições, Alterar a Voz, Ambidestria, Andar em Círculos, Armadura Natural, Atordoar, Atrapalhar, Atrofiar Membro, Aumentar Atributo – Força, Destreza e Vitalidade, Cadência, Cegar, Cócegas, Coceira, Controlar Membro, Corte de Cabelo, Crescimento Capilar, Debilitar, Decapitação, Destreza, Destreza em Massa, Dor, Emudecer, Enfraquecer o Sangue, Enjoo, Ensurdecer, Equilíbrio, Escalada, Espasmo, Estorvar, Fome, Força, Força em Massa, Fragilizar, Inabilidade, Interromper Espasmo, Nausear, Paralisar Membro, Paralisia Total, Perfume, Pés Plantados, Prender a Respiração, Provocar Dormência, Provocar Anosmia, Provocar Esterilidade, Reflexos, Resistência à Dor, Sede, Sensibilizar, Sufocar, Toque, Toque Mortal, Trança-Pés, Transformação em Objeto, Transformar o Corpo, Transformar os Outros, Vigor, Vigor em Massa e Vômito.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Aumentar, Aumentar os Outros, Corpulência, Despedaçar Membros, Encolher, Encolher os Outros e Magreza.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Alterar a Voz (Controle do Corpo e Som), Enfraquecer o Sangue (Controle do Corpo e Necromancia), Enjoo (Controle do Corpo e Controle da Mente), Estorvar (Controle do Corpo e Movimentação), Fome (Alimentos e Controle do Corpo), Interromper Espasmo (Controle do Corpo e Cura), Provocar Esterilidade (Controle do Corpo e Necromancia) e Sede (Alimentos e Controle do Corpo).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Alongar Membro, Alterar Feições, Alterar a Voz, Cegar, Corpulência*, Enfraquecer o Sangue, Enjoo, Ensurdecer, Estorvar, Fome, Força, Fragilizar, Interromper Espasmo, Magreza*, Perfume, Provocar Esterilidade, Reflexos, Sede, Transformação em Objeto, Transformar o Corpo, Transformar os Outros e Vigor.

Magias descritas em outras Escolas: Nenhuma.

Magias adaptadas de outros sistemas: Armadura Natural, (Quadrinhos e Videogames), Despedaçar Membros* (Quadrinhos e Videogames), Destreza em Massa (D&D 3.5), Força em Massa (D&D 3.5) e Vigor em Massa (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 68.

Total de magias Mentais/Difíceis: 61.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 7.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 8.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 22.

Total de magias descritas em outras Escolas: 0.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 68.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 5.

ESCOLA DE MAGIA – FOGO:

Magias da Escola: Acelerar Fogo, Arma da Destruição Flamejante*, Arma da Explosão Flamejante, Arma Flamejante, Armadura Flamejante, Atear Fogo, Bola de Fogo, Bola de Fogo Explosiva, Bola de Fogo Explosiva Controlável*, Calor, Chuva de Fogo, Chuva de Meteoros*, Controlar Elemental, Convocar Elemental, Corpo de Fogo*, Criar Elemental, Criar Fogo, Defletir Energia, Extinguir Fogo, Fogo Essencial, Fogo Fantasmagórico, Frio, Fumaça, Imunidade ao Fogo, Imunidade ao Frio, Jato de Fogo, Localizar Fogo, Moldar Fogo, Morte Candente*, Nuvem de Fogo, Projéteis da Destruição Flamejante*, Projéteis da Explosão Flamejante, Projéteis Flamejantes, Resistência ao Fogo, Retardar Fogo, Sopro de Fogo*, Tepidez e Toque Candente.

Magias Mentais/Difíceis: Acelerar Fogo, Arma da Explosão Flamejante, Arma Flamejante, Armadura Flamejante, Atear Fogo, Bola de Fogo, Bola de Fogo Explosiva, Calor, Chuva de Fogo, Controlar Elemental, Convocar Elemental, Criar Elemental, Criar Fogo, Defletir Energia, Extinguir Fogo, Fogo Essencial, Fogo Fantasmagórico, Frio, Fumaça, Imunidade ao Fogo, Imunidade ao Frio, Jato de Fogo, Localizar Fogo, Moldar Fogo, Nuvem de Fogo, Projéteis da Explosão Flamejante, Projéteis Flamejantes, Resistência ao Fogo, Retardar Fogo, Tepidez e Toque Candente.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Arma da Destruição Flamejante, Bola de Fogo Explosiva Controlável, Chuva de Meteoros, Corpo de Fogo, Morte Candente, Projéteis da Destruição Flamejante e Sopro de Fogo.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Fogo Fantasmagórico (Fogo e Ilusão e Criação), Controlar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Convocar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Criar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Morte Candente* (Fogo e Necromancia) e Tepidez (Fogo e Proteção e Advertência).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Controlar Elemental, Convocar Elemental, Criar Elemental, Fogo Fantasmagórico, Morte Candente* e Nuvem de Fogo.

Magias descritas em outras Escolas: Fogo Fantasmagórico (Ilusão e Criação).

Magias adaptadas de outros sistemas: Arma da Destruição Flamejante* (D&D 3.0), Arma da Explosão Flamejante (D&D 3.5), Bola de Fogo Explosiva Controlável* (D&D 3.5), Chuva de Meteoros* (D&D 3.5), Projéteis da Destruição Flamejante* (D&D 3.0) e Projéteis da Explosão Flamejante (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 38.

Total de magias Mentais/Difíceis: 31.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 7.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 6.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 6.

Total de magias descritas em outras Escolas: 1.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 37.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 6.

ESCOLA DE MAGIA – ILUSÃO E CRIAÇÃO:

Magias da Escola: Animação Ilusória*, Anular Criação, Anular Ilusão, Carapaça Ilusória, Controlar Criação, Controlar Ilusão, Criar Animal, Criar Guerreiro, Criar Objeto*, Criar Montaria, Criar Servo, Detectar Ilusão, Disfarce Ilusório, Duplicar*, Entalhar, Espectro*, Fogo Fantasmagórico, Ilusão Complexa, Ilusão Simples, Ilusão Perfeita, Imagem Espelho, Independência e Iniciativa.

Magias Mentais/Difíceis: Anular Criação, Anular Ilusão, Carapaça Ilusória, Controlar Criação, Controlar Ilusão, Criar Animal, Criar Guerreiro, Criar Montaria, Criar Servo, Detectar Ilusão, Disfarce Ilusório, Entalhar, Fogo Fantasmagórico, Ilusão Complexa, Ilusão Simples, Ilusão Perfeita, Imagem Espelho, Independência e Iniciativa.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Animação Ilusória, Criar Objeto, Duplicar e Espectro.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Entalhar (Ilusão e Criação e Quebrar e Consertar) e Fogo Fantasmagórico (Fogo e Ilusão e Criação).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Criar Animal, Criar Objeto*, Duplicar*, Entalhar, Espectro*, Fogo Fantasmagórico, Ilusão Complexa e Iniciativa.

Magias descritas em outras Escolas: Nenhuma.

Magias adaptadas de outros sistemas: Animação Ilusória* (D&D 3.5) e Imagem Espelho (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 23.

Total de magias Mentais/Difíceis: 19.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 4.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 2.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 8.

Total de magias descritas em outras Escolas: 0.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 23.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 2.

ESCOLA DE MAGIA – MOVIMENTAÇÃO:

Magias da Escola: Acelerar*, Andar nas Paredes, Aporte, Apressar, Aumentar a Carga, Baliza, Caminhar nas Nuvens, Chave Mestra, Círculo de Teletransporte*, Cola, Corpo Etéreo*, Desatar, Deslizar, Desviar Projéteis, Desviar Teleporte*, Ensebar, Estorvar, Faca Alada, Golem de Ar, Golpe Distante, Jornada Rápida*, Levitação, Liberdade, Manipular, Mão Mágica, Marcha Acelerada, Marcha Lenta, Nadar, Passo Leve, Poltergeist, Puxar, Queda Livre, Rastrear Teleporte, Reduzir a Carga, Repelir, Retardar, Reter, Saltar, Saltar Nuvens*, Serralheiro, Tapete Voador*, Teleportar os Outros*, Teleporte*, Translocação, Translocar os Outros*, Turbilhão, Voo* e Voo do Falcão*.

Magias Mentais/Difíceis: Andar nas Paredes, Aporte, Apressar, Aumentar a Carga, Baliza, Caminhar nas Nuvens, Chave Mestra, Cola, Desatar, Deslizar, Desviar Projéteis, Ensebar, Estorvar, Faca Alada, Golem de Ar, Golpe Distante, Levitação, Liberdade, Manipular, Mão Mágica, Marcha Acelerada, Marcha Lenta, Nadar, Passo Leve, Poltergeist, Puxar, Queda Livre, Rastrear Teleporte, Reduzir a Carga, Repelir, Retardar, Reter, Saltar, Serralheiro, Translocação e Turbilhão.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Acelerar, Corpo Etéreo, Círculo de Teletransporte, Desviar Teleporte, Jornada Rápida, Saltar Nuvens, Tapete Voador, Teleportar os Outros, Teleporte, Translocar os Outros, Voo e Voo do Falcão.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Baliza (Acesso e Movimentação), Caminhar nas Nuvens (Clima e Movimentação), Círculo de Teletransporte* (Acesso e Movimentação), Desviar Projéteis (Movimentação e Proteção e Advertência), Desviar Teleporte* (Acesso e Movimentação), Estorvar (Controle do Corpo e Movimentação), Jornada Rápida* (Acesso e Movimentação), Liberdade (Movimentação e Proteção e Advertência), Mão Mágica (Movimentação e Reconhecimento), Nadar (Água e Movimentação), Rastrear Teleporte (Acesso e Movimentação), Saltar Nuvens* (Clima e Movimentação), Teleportar os Outros* (Acesso e Movimentação), Teleporte* (Acesso e Movimentação), Translocar os Outros* (Acesso e Movimentação), Translocação (Acesso e Movimentação) e Turbilhão (Ar e Movimentação).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Baliza, Caminhar nas Nuvens, Corpo Etéreo*, Estorvar, Jornada Rápida*, Liberdade, Mão Mágica, Marcha Lenta, Nadar, Passo Leve, Rastrear Teleporte, Saltar Nuvens*, Tapete Voador*, Teleporte* e Turbilhão.

Magias descritas em outras Escolas: Estorvar (Controle do Corpo).

Magias adaptadas de outros sistemas: Círculo de Teletransporte* (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 48.

Total de magias Mentais/Difíceis: 36

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 12.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 17.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 15.

Total de magias descritas em outras Escolas: 1.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 47.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 1.

ESCOLA DE MAGIA – PLANTA:

Magias da Escola: Abençoar Plantas, Alarme Florestal, Amaldiçoar Plantas, Andar Através da Madeira, Andar Através de Plantas, Animar Planta, Cajado em Serpente, Chuva de Nozes, Controlar Planta, Corpo de Limo, Corpo de Madeira, Crescimento de Plantas, Criar Planta, Cúpula de Proteção Contra Vegetais, Curar Planta, Enclausuramento, Entrelaçamento, Esconder Rastros, Falar com Plantas, Forma de Planta, Florescer, Identificar Planta, Localizar Planta, Madeira Essencial, Moldar Planta, Murchar Planta, Nuvem de Pólen, Ocultar, Pegadas Falsas, Pele de Árvore, Percepção de Planta, Purificar a Terra, Rejuvenescer Planta, Transformar Outros em Planta* e Ver Através de Plantas.

Magias Mentais/Difíceis: Abençoar Plantas, Alarme Florestal, Amaldiçoar Plantas, Andar Através da Madeira, Andar Através de Plantas, Animar Planta, Cajado em Serpente, Chuva de Nozes, Controlar Planta, Corpo de Limo, Corpo de Madeira, Crescimento de Plantas, Criar Planta, Cúpula de Proteção Contra Vegetais, Curar Planta, Enclausuramento, Entrelaçamento, Esconder Rastros, Falar com Plantas, Forma de Planta, Florescer, Identificar Planta, Localizar Planta, Madeira Essencial, Moldar Planta, Murchar Planta, Nuvem de Pólen, Ocultar, Pegadas Falsas, Pele de Árvore, Percepção de Planta, Purificar a Terra, Rejuvenescer Planta e Ver Através de Plantas.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Transformar Outros em Planta.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Cajado em Serpente (Animal e Planta), Purificar a Terra (Planta e Terra) e Ver Através de Plantas (Planta e Reconhecimento).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Alarme Florestal, Cajado em Serpente, Corpo de Limo, Pegadas Falsas e Purificar a Terra.

Magias descritas em outras Escolas: Cajado em Serpente (Animal).

Magias adaptadas de outros sistemas: Cajado em Serpente (AD&D 2.0), Cúpula de Proteção Contra Vegetais (D&D 3.5) e Pele de Árvore (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 35.

Total de magias Mentais/Difíceis: 34.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 1.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 3.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 5.

Total de magias descritas em outras Escolas: 1.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 34.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 2.

GURPS True High Fantasy – Capítulo VII – Magias
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