Orbe dos Dragões

Cenários, Aventuras e Sistemas de RPG

Notícias

Saldo de 2016: Novo blog, mais conteúdo e muito RPG!

Estamos chegando ao final de mais um ano de existência do blog da Orbe dos Dragões.

Assim como o ano passado (leia aqui), iremos fazer um pequeno resumo dos acontecimentos que ocorreram neste ano.

Podemos dizer que 2016 foi um ano grandioso para o desenvolvimento do Blog e também das aventuras e campanhas oficiais da Orbe dos Dragões.

Vamos ver o porque…

Blog Novo: Muito mais recursos

Em Agosto os Editores do Blog tomaram uma grande decisão: remodelar todo o blog para a plataforma WordPress, saindo de vez do Blogger.

Os membros se organizaram para financiar toda a hospedagem do blog, que agora terá uma plataforma profissional e muito mais desenvolvida para a criação de blogs de qualidade.

No WordPress vai ser possível utilizar tecnologias e recursos antes indisponíveis no Blogger. Isso vai permitir melhorar cada vez mais a experiência e usabilidade dos leitores.

Como recordar é viver, confira abaixo a diferença entre os designs antigo e novo.

DESIGN ANTERIOR (Blogger)

Orbe-antigo-blogger Saldo de 2016: Novo blog, mais conteúdo e muito RPG!

Layout antigo do blog da Orbe dos Dragões, feito no Blogger.

DESIGN NOVO (WordPress)

Orbe-novo-wordpress Saldo de 2016: Novo blog, mais conteúdo e muito RPG!

Layout novo da Orbe, feito no WordPress.

 

Durante os meses que se seguiram os editores tiveram um grande trabalho para configurar os artigos, links, layouts, imagens, textos, etc. Tudo  para que pudessem deixar cada  conteúdo em seu devido lugar.

O blog voltou a ativa em 01/10/2016 e desde então vem apresentando um excelente desempenho de visualizações e acessos de novos usuários.

Confira abaixo os Gráficos de Sessão, Usuários e Visualizações de Páginas nos últimos 90 dias.

Todos mostram crescimento com o tempo! Incrível, não?

Orbe_Usuarios_90_dias_2016_ Saldo de 2016: Novo blog, mais conteúdo e muito RPG!

Orbe_Sessoes_90_dias_2016_ Saldo de 2016: Novo blog, mais conteúdo e muito RPG!

Orbe_Visualizacoes_90_dias_2016_ Saldo de 2016: Novo blog, mais conteúdo e muito RPG!

Saldo de Sessões: Novos recordes

O ano de  2016 se firmou como o ano em que o sistema de jogos online se consolidaram na Orbe dos Dragões.

Desde de 2014, quando o blog nasceu, os Mestres da Orbe vem utilizando os recursos do Roll20 para conduzir as sessões e aventuras para jogadores localizados em diferentes partes do Brasil e do Mundo.

Graças a plataforma online esta sendo possível manter o nosso hobby que tanto gostamos e apreciamos.

Vamos aos números dos registros de sessões de 2016:

  • Arzien: 8 sessões
  • Crivon: 13 sessões
  • Greyhawk: 10 sessões
  • Forgotten Realms: 21 sessões
  • TOTAL: 52  sessões

Com esses números, podemos observar o seguinte:

  • Média de 1 sessão por semana
  • Média foi de 4,3 sessões por mês.
  • Essas médias são 25% maiores que o ano passado (que havia contabilizado 0,8 sessões por semana e 3,5 sessões por mês).
  • 35 sessões (67%) ocorreram no primeiro semestre do ano
  • Arzien foi o cenário com o menor número de sessões. Isso se deve muito ao congelamento das aventuras do Grupo 2 (leia abaixo) e conflitos de horários.
  • Tivemos um grande destaque para Forgotten Realms, que representou 50% do total de sessões (!). Como isso é possível? Simples, muito engajamento do DM Diogo e dos jogadores para desenvolver fantásticas aventuras

Novidades dos Cenários de Campanha

Esse ano houveram muitas mudanças nas campanhas dos cenários mestrados pelos DMs Bruno Gonçalves (Arzien), Patrick Nascimento (Crivon Toran), Bruno Santos (Greyhawk) e Diogo Borges (Forgotten Realms).

Arzien

  • Em Arzien, após o fechamento da 3a Parte da Campanha dos Medalhões de Krynplastor, os jogadores Grupo 2 deveriam realizar a conversão do sistema D&D 3.5 para D&D 5 Edição (sistema oficial do cenário).
  • Entretanto, dois jogadores desse grupo, Bruno Santos (Zelot) e Diogo Borges (Eberk) decidiram por deixar o jogo em Arzien por diferentes motivos. O grupo 2 se reduziu a dupla Daniel Alonso (Krusther Nesmish) e Marcelo Guimarães (Sean Kallingard).
  • Atualmente o Grupo 2 está congelado, na espera da conversão dos personagens.
  • O Grupo 1 continua em funcionamento e atualmente realizam a aventura A Coroa da Ruína.

Crivon

  • Os PJs membros dos Cavaleiros da Luz Celestial finalmente se reencontraram no Protetorado de Ecnor
  • Os paladinos e irmãos Wenishay e Drigos Poderkaine, o elfo guerreiro-mago Markin S’man e o mago Merlin  se reencontram após embates diversos com criaturas de planos inferiores
  • Forças malignas estão colocando em prática algum plano tenebroso e os heróis precisam desvendar mistérios que estão relacionados com um possível retorno de Dark Force (O Obscuro).

Greyhawk

  • Os Heróis de Furyondy e Heróis Selvagens, se unificaram na última sessão em Nulb, uma pequena cidade em Furyondy
  • O DM Bruno Santos decidiu que iria congelar as aventuras de ambos os grupos e iria ser criado um novo grupo  para explorarem a selvagem e congelante  Península de Thillonrian (leia mais aqui).
  • Novas aventuras aguardam esse grupo de aventureiros enquanto os membros dos grupos oficiais ficam no aguardo da tão esperada exploração ao Templo do Mal Elemental e de novas missões que envolvem a guerra entre Furyondy e Iuz.

Forgotten Realms

  • Os heróis da Comitiva dos Bravos deixaram o Vale das Sombras para irem ao Vale da Névoa.
  • No Vale da Névoa os membros desse grupo realizaram diversas aventuras e missões na luta contra os invasores drows e hordas de orcs e gigantes que ameaçam toda a vida das Terras dos Vales (confira um trecho aqui).
  • Paralelo ao grupo principal, o druida Caliban tenta impedir que os drows que servem aos Senhores da Garra utilizem o Sangue de Moander para corromper a Árvore da Terra, uma das quatro árvores que representam forças elementais de Cormanthor.

Novidades dos Sistemas de RPG e Cardgames

Na parte de Sistemas, o conteúdo cresceu absurdamente nos últimos meses.

Dungeons & Dragons

Em D&D 5 Edição foi iniciada uma série de artigos que traz as classes básicas traduzidas. Elaborado e organizado por Bruno Gonçalves, a expectativa é que o conteúdo em D&D permita aos jogadores e mestres consultarem informações de forma rápida e eficaz (principalmente porque até o presente momento não houveram traduções oficiais dos livros básicos).

Pathfinder

Em Pathfinder muito conteúdo foi produzido, tais como as classes, lista de novos talentos e bestiário. Organizado por Bruno Santos, o conteúdo cada vez crescente veio para preencher uma lacuna na língua portuguesa nesse sistema.

GURPS

Em GURPS muito conteúdo foi compartilhado e organizado em pequenos artigos que formam um verdadeiro Guia Online. Criado e organizado por Sandro Morais e com foco em High Fantasy, GURPS foi o sistema que mais cresceu na Orbe dos Dragões e hoje atrai cada vez o publico interessado em conteúdos na língua portuguesa

Magic: The Gathering

Na sessão de Magic: The Gathering, Bruno Santos tem criado e organizado um material vasto sobre a história, personalidades e regras do sistema de Cardgames mais jogado na Orbe dos Dragões

O que esperar para 2017

Como podemos ver, o ano de 2016 foi repleto de novidades para o blog.

Além da mudança da plataforma e design do blog, houveram aumentos significativos na maioria das sessões online dos cenários de campanha.

Também houveram mudanças nas configurações de grupos, com saída de membros e criação de novos grupos.

Espero que 2017 seja também um ano incrível para as mesas de RPG da Orbe dos Dragões.

Continuaremos os trabalhos no blog, tanto na criação de novos conteúdos, organização, melhorando a experiência de navegação e estreitando o relacionamento com os leitores do blog.

Que venha 2017!!

Forte Abraço e Boas Festas!

Votos da Equipe Orbe dos Dragões.

Orbe_Sessao_Crivon Saldo de 2016: Novo blog, mais conteúdo e muito RPG!

Foto tirada em 28/12/2016 – ultima sessão do ano de 2016!
Da esquerda para direita: Bruno Gonçalves, Diogo Borges, Adiane, Patrick Nascimento, Bruno Santos e Aharon Freitas.

 

Saldo de 2016: Novo blog, mais conteúdo e muito RPG!
4.8 (96.67%) 6 votes

pinit_fg_en_rect_red_28 Saldo de 2016: Novo blog, mais conteúdo e muito RPG!

Leia Também:

3 Comments

  1. Show! Excelente artigo, mostrou amplamente como nos fortalecemos em conteúdo e serviço para o RPG!

    Que venha 2017!

  2. Verdade seja dita, realmente ficamos muito ativos em 2017, seja em artigos e sessões de jogo. Em Crivon, destaco que o ancestral Grupo CaLuCe (Cavaleiros da Luz Celestial), que ao final do ano (2016) conseguiu se reunir, após o reinício de suas aventuras em 2015, que começou com os heróis envolvidos em assuntos individuais, mas que convergiram para a reunião bem sucedida. Além deste grupo, temos o Grupo Morthífero, com os jogadores Shin, Sandro, Fred e Alan, que com seus personagens iniciantes conseguiram transpor o cerco orc, vencer os desafios da floresta e finalmente chegaram a Vila Verde, após um grande número de aventuras e sessões de jogo.
    Crivon tem seus jogos 75% das vezes realizados de forma online, via Roll20, e felizmente (risos), ainda contamos com 25% de jogo presencial.
    Vamos seguindo! Vida longa ao RPG!

    • Aqui convém um merecido reconhecimento. De todos os tabuleiros de RPG, Crivon é o único cuja “ancestralidade” foi respeitada pelo mestre e seus jogadores mantém viva (ao longo dos altos e baixos do RPG de Toram) as mesas de jogo.

      Miro exatamente neste exemplo, para seguir com Greyhawk e seus personagens.

      Que venha 2017!

Leave a Reply

Theme by Anders Norén