Mestres Ilustradores (Parte III)

5/5 - (2 votes)

A última desenhista do famoso jogo de cartas de Magic The Gathering da série “Mestres Ilustradores”, é Terese Nielsen. Suas obras marcam uma série de cartas cuja arte são verdadeiras obras primas.

Importante salientar que os três artistas apresentados pela série de artigos, não são os únicos. Muitos outros são responsáveis por um legado de arte sem fim na história existencial de Magic the Gathering, e você poderá conferir no futuro.

Fonte: MTG Vortex
Revisão e Publicação: Bruno de Brito

Terese Nielsen

Terese Nielsen é uma artista que ilustra as cartas de Magic: The Gathering que se tornou um dos nomes mais reconhecidos na arte da fantasia. Seu trabalho tem capturado a imaginação e os corações de muitos fãs e ela recebeu muitas honrarias e prêmios.

Magic_Terese_Nielsen Magic: The Gathering
Terese Nielsen

Sua história é inspiradora para qualquer aspirante a artista/desenhista. Terese teve uma origem humilde, na cidade de Aurora, Nebraska, em 1966. Ela e seus irmãos cresceram no campo, com todas as tarefas rígidas que uma fazenda exige. Ao mesmo tempo, as brincadeiras eram fartas e ela corria com seus irmãos pelas terras da família livremente, exceto no inverno. Aliás, graças ao inverno, Terese desenvolveu suas habilidades com o lápis e papel. Curiosamente, ela não levava o desenho tão a sério como seu irmão gêmeo, Ron Spencer (sim, Ron Spencer é outro artista famoso que também fez trabalhos para a Wizards of the Coast), mas seu talento com traços deveria ser genético e acabou falando mais alto. Terese não pensava seguir a carreira de artista até o segundo ano do ensino médio.

Apesar de ter entrado nos estudos de Psicologia e Medicina, Terese acabou desistindo quando não conseguiu superar os obstáculos da Matemática e Química. Foi então que ela resolveu entrar de cabeça nos estudos artísticos e conseguiu, através de muito esforço e noites perdidas de sono, concluir seus estudos em Idaho, na escola de arte de Rick’s College, em Rexburg. Aliás, esforço e empenho foram a chave para o aperfeiçoamento da arte de Terese.

Depois de graduada, ela foi à Califórnia para estudar na renomada Art Center College of Design, em Pasadena, onde gradou-se com grande distinção. Foi então que ela exercitou suas habilidades psicológicas de satisfazer os professores com os desenhos que eles queriam. Seus colegas invejavam sua capacidade de driblar as críticas dos professores mais exigentes. Tal habilidade ainda perdura desde 1996, tanto que um dos diretores da Wizards of the Coast declarou certa vez que ela era uma das poucas artistas que ele não estigmatizava, pois ela fazia tudo correto e conforme o solicitado. Portanto, costuma-se dizer que seu maior talento é a essa incrível capacidade de absorver o que a pessoa quer e materializar no desenho de maneira ainda melhor do que a pessoa concebeu.

Após 15 anos de trabalho, Terese acabou passando para um estado mais transcendental de existência, se é que se pode dizer assim, e decidiu largar qualquer trabalho que sucitasse violência ou quaisquer outros atos negativos. Então ela recebeu uma proposta de co-criar um jogo chamado Angel Quest, no qual você deveria fazer atos de bondade para ganhar. Terese entrou de cabeça nesse negócio e deliberadamente abriu mão do ganha-pão para elevar sua alma. Segundo ela, o projeto foi um sucesso, se não financeiramente, pelo menos espiritualmente. Ela passou a fazer um ato de bondade por dia para melhorar sua vida e a vida das pessoas ao redor e ela afirma que isso é uma experiência sem igual.

Uma das características mais fortes de seu trabalho são as figuras femininas. Sejam intensas, provocantes, etéreas ou místicas, as figuras femininas de Terese Nielsen certamente marcarão vividamente nossa memória artística, o que não nega suas assumidas influências dos trabalhos de Boris Vallejo e Frank Frazetta. Como técnica, ela usualmente mistura guache com sprays e lápis de cor especiais. Terese também costuma utilizar colagens em alguns trabalhos para levá-los mais além das pinturas tradicionai, especialmente quando seus objetivos são mais místicos ou transcendentais.

Terese Nielsen já desenhou muito mais de 150 cartas do jogo Magic: The Gathering, dentre elas a mais famosa certamente é uma de suas primeiras: Força de Vontade (Force of Will). Uma mágica até os dias de hoje inigualável. Que estréia que ela fez, hein? Ainda hoje, Terese recebe essa carta de fãs e colecionadores ao redor do mundo para ser alterada. Os colecionadores enviam suas cartas Força de Vontade e pedem que ela pinte por cima, fazendo alguma alteração que deixe a carta única. Nessa brincadeira, já foram mais de 45 cartas alteradas para fãs por todo o mundo. O curioso dessa carta foi que Terese não tinha muito tempo sobrando para o prazo de entrega, então ela teve que usar uma foto própria como referência. Ela odeia admitir isso, mas é verdade. Segundo ela, tirou uma foto usando apenas uma calcinha no estilo “vovó”, e ela morre de vergonha disso até hoje.

Atualmente a artista reside em Temple City, Califórnia, com seu parceiro e seus quatro filhos. Mergulhada na maternidade, não é incomum para Terese de passar horas dando vida a alguns obra visionária de seu irremediavelmente criativo filho de treze anos de idade. Suas maiores conquistas estão, sem dúvida, espelhadas nos olhos de seus entes queridos.

O currículo dela é invejável também! Dos demais trabalhos, pode-se citar a Marvel (Ruins 1 e 2), outro setor da Wizards of the Coast (Star Wars Miniatures), Dark Horse (revistas Star Wars) e Topps (revistas da Xena). Suas informações de contato e obras complementares podem ser encontradas em seu website:

http://teresenielsen.typepad.com/the_world_of_terese_niels/

A seguir estão algumas das ilustrações que Terese Nielsen fez para o jogo de Magic:

Magic_Terese.Tigre-Caçador Magic: The Gathering
Tigre Caçador
Magic_Terese.Força-Divina Magic: The Gathering
Força Divina
Magic_Terese.Força-de-Vontade Magic: The Gathering
Força de Vontade
Magic_Terese.Essência-Selvagem Magic: The Gathering
Essência Selvagem
Magic_Terese.Basandra-Battle-Seraph Magic: The Gathering
Basandra, a Batalha dos Serafins

Quer saber mais sobre o esse que é o jogo de cartas mais famoso do mundo? Clique Aqui!

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno de Brito

Mestre da campanha "Aurora dos Conflitos", ocorrida no cenário de Greyhawk. Entusiasta do sistema Pathfinder, fã de Magic: The Gathering e churrasqueiro nas horas vagas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Available for Amazon Prime