GURPS – Vantagem – Abascanto

Avalie o conteúdo!

Abascanto (2 Pontos/Nível)

A criatura está tão fora de sintonia com a mágica que é menos afetada por ela. As consequências desse fato podem ser resumidas da seguinte maneira:

a) A criatura não é capaz de conjurar magias nem de adquirir a vantagem Aptidão Mágica. Contudo, o seu Abascanto não afeta o funcionamento de armas encantadas para serem mais precisas ou causarem mais dano, como uma Flecha Flamejante ou uma Lança+2, por exemplo.

b) Magias que atuam sobre o próprio usuário do item serão resistidas da forma especificada no tópico “Mágicas Resistíveis – A Questão da Vantagem Força de Vontade” da seção “Operações Mágicas e Suas Consequências” do Capítulo II, mas substituindo-se o “NH efetivo do conjurador” pelo Poder do Objeto. Desse modo, a criatura somente seria afetada por um Cajado do Corpo de Fogo se obtivesse sucesso em um teste do Poder do Objeto submetido à um redutor igual aos seus níveis de Abascanto, ainda que abrisse mão do teste de resistência. Além disso, vale lembrar que alguém que possua tal vantagem jamais poderá utilizar itens que permitam ao usuário conjurar magias, como varinhas e pergaminhos mágicos, por exemplo.

c) Se a criatura for alvo de uma magia conjurada diretamente sobre ela, seu nível de Abascanto deve ser subtraído do NH efetivo do conjurador. Portanto, tal vantagem não oferece qualquer proteção contra mágicas de área ou de projétil.

d) Se a criatura optar por resistir aos efeitos de uma magia conjurada diretamente sobre ela, seu nível de Abascanto deverá ser somado ao valor do atributo, perícia ou habilidade utilizado como base do seu teste de resistência e também subtraído do NH efetivo do conjurador.

e) Se a criatura estiver dentro da área afetada por uma magia resistível, o dobro do seu nível de Abascanto deverá ser somado ao valor do atributo, perícia ou habilidade utilizado como base do seu teste de resistência, porém não será subtraído do NH efetivo do conjurador. Todavia, se a mágica de área não for resistível tal vantagem não oferecerá qualquer proteção contra ela.

f) Toda vez que a criatura ingerir uma poção ou elixir mágico, deverá fazer um teste de HT + Abascanto. Caso o resultado dos dados seja exatamente igual a este valor, a poção ou elixir fará apenas metade do efeito normal. Se for menor, não fará efeito algum.

g) O Abascanto não protege a criatura dos ataques físicos de entidades mágicas, como elementais e demônios, por exemplo.

h) Qualquer personagem que conjurar uma mágica sobre a criatura ou analisar a sua aura será capaz de determinar exatamente quantos níveis de Abascanto ela possui.

Ampliação Especial – Aprimorado (+150%): O Abascanto da criatura não a impede de conjurar magias nem de adquirir a vantagem Aptidão Mágica (mas confira também a vantagem Resistência à Magia).

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.