Notícias & RPG

12 Dicas para ser um Grande Mestre de D&D

Avalie o conteúdo!
O Dungeon Master é o arquiteto das histórias de RPG. Confira 12 dicas de ouro para aprimorar sua trajetória!

Dungeons & Dragons é maior jogo de RPG de todos os tempos. Esse sistema tem tomado o mundo por 40 anos, varrendo jogadores novos e apaixonados a cada dia que passa.

Agora os fãs do RPG de mesa estão se reunindo para jogar D&D online. Com tantas ferramentas disponíveis hoje em dia, e principalmente diante deste cenário de pandemia mundial, jogar a distância se mostrou a nova realidade. No entanto, tem coisas que não mudam se é off ou on line. As dicas de mestre a seguir é um exemplo disso.

Confira abaixo dicas importantes para ajudar a melhorar o seu domínio do jogo.

1 – Não tenha medo de fazer sua própria aventura

Pode parecer incrível fazer sua própria aventura ou campanha de D&D. No entanto, a experiência pode ser tão gratificante quanto desafiadora. Se você está começando como um DM, é interessante experimentar algumas aventuras prontas primeiro. Dessa forma, você pode ter uma noção do formato, ritmo e outros padrões na maioria das aventuras e campanhas de D&D.

Uma vez que você tenha mestrado algumas aventuras, é hora de começar a fazer as suas próprias histórias. Uma maneira fácil de facilitar esse processo é simular uma história fora de D&D que você tenha gostado e traduzi-la para o jogo. Por exemplo, considere usar O Senhor dos Anéis ou mesmo um épico clássico como Beowulf ou Camelot como um modelo. Isso vai suprir de grande parte do trabalho de escrita sobre sua história. A partir daí, você acabará se sentindo cada vez mais confortável para ir começando suas próprias aventuras originais.

  • DMs Guild: Aqui está uma fonte de aventuras gratuitas para você e seus jogadores desfrutarem.

2 – Torne falhas críticas tão divertidas quanto sucessos críticos

Rolagens críticas são momentos de emoção em D&D. Quando um jogador acerta um golpe crítico, é possível tornar o processo divertido para todos. Por exemplo, você pode deixar seu jogador descrever como eles efetuam o ataque crítico de forma a fazê-los-los se sentir no controle de seu personagem. No entanto, você pode tornar as falhas críticas divertidas também.

Por exemplo, um jogador que rola um 1 natural em um ataque poderia potencialmente machucar o dedo do pé e ter que passar as próximas rodadas pulando em um pé. Aplicar situações únicas e criativas como esta pode ser uma maneira fácil de manter as coisas frescas e espontâneas.

3 – Faça um contrato dos jogadores

Sempre que há atrito entre os jogadores e o DM, e o culpado é muitas vezes uma falha de comunicação. Antes de começar o jogo, considere estabelecer um contrato para seus jogadores honrarem. Os detalhes do contrato podem variar, mas considere adicionar coisas como será dividido os espólios entre o grupo após as batalhas ou se os jogadores podem roubar uns dos outros. Ao discutir uma regra estabelecida com seus jogadores, onde todo ou parte do grupo pode concordar, você pode evitar um pouco de estresse e atrito nas sessões.

4 – Estabeleça as suas regras

Enquanto o contrato dos jogadores é sobre como eles querem fazer as coisas, as regras do DM são todas sobre você. Diga aos seus jogadores no início se você planeja implementar quaisquer variações de regras fora do padrão ou mudanças de estatísticas inesperadas para monstros e afins. Mais uma vez, comunicando suas intenções com antecedência, você estará economizando estresse e atrito durante as sessões. Sem mencionar que a campanha é para todo o seu grupo. Passar por cima de suas intenções no início é uma ótima maneira de seus jogadores avaliarem se estão a prontos para o seu jogo ou não.

5 – Converse com seus jogadores

A comunicação é a chave para um bom jogo. Tire um tempo para sentar com seus jogadores e tenha uma discussão sobre o jogo. Tente passar e compreender os objetivos e expectativas de todos. Pergunte o que cada jogador está esperando de sua experiência em D&D. Seus jogadores são mais orientados para o combate ou focados no roleplay? Fazer perguntas como esta pode ser uma ótima maneira de ter uma boa noção de como você pode atender sua campanha e a experiência geral de jogo para o seu grupo particular de jogadores.

6 – Faça uma recapitulação

Às vezes é muito difícil encontrar tempo para jogar D&D. Consequentemente, os jogadores às vezes ficam meses sem jogar. Mesmo que você jogue toda semana, ainda há muita informação para acompanhar em um jogo. Dessa forma, é altamente sugerido que você recapitule momentos importantes do jogo anterior antes de começar a sessão do dia.

Uma maneira de tornar esse processo mais divertido é pedir a um novo jogador para recapitular a última partida. Em vez de você ter que recapitular, cada jogador pode ter a chance de quebrar seus pensamentos sobre os momentos mais importantes do último jogo.

Além disso, esta é uma ótima maneira de manter seus jogadores envolvidos no jogo desde o início.

7 – Faça rolagens prévias antes do jogo

Isso pode parecer tedioso, mas pode realmente ajudá-lo a manter o ritmo durante um momento intenso em seu jogo.

Há uma série de rolagens que você provavelmente vai ter que fazer cada sessão. Por exemplo, você provavelmente terá mais do que alguns encontros de combate planejados e, portanto, você sabe que eventualmente terá que fazer algumas rolagens de iniciativa.

Ter que pausar o jogo para que você possa fazer essas rolagens não vai acabar com o clima. Mas, se você quer realmente manter o jogo em movimento em um ritmo rápido, considere fazer algumas rolagens prévias que você sabe que terá que fazer durante sua sessão de jogo.

8 – Você não precisa memorizar todas as regras

Dungeons & Dragons tem muita informação. O incrível escopo de conteúdo disponível neste jogo pode parecer esmagador às vezes. Dito isso, não se preocupe. Você não precisa saber tudo.

Assim como em qualquer outra coisa, tanto a eficiência quanto a proficiência vêm com tempo e experiência. Além disso, há uma série de ferramentas que você pode usar para facilitar sua vida desde o início. Por exemplo, uma lista de informações úteis para o DM pode ser encontrada aqui.

E, não tenha medo de procurar algo. Seus jogadores não vão esperar que você simplesmente saiba cada pequeno detalhe de tudo. É natural que você tenha que reverter muitas vezes para suas várias fontes para verificar novamente suas informações.

Para fazer as coisas correrem um pouco mais suaves, tente notar cada vez que você se encontrar repetidamente revisitando uma determinada seção. Por exemplo, se você consistentemente encontrar-se olhando para a seção de armas no Manual do Jogador, marque essa página com um marcador ou algo semelhante. Desta forma, você pode rapidamente voltar para páginas úteis quando necessário.

Da mesma forma, considere marcar ou acessar sites e ferramentas úteis que você usa na internet.

9 – Tenha notas organizadas

Tomar notas consome grande parte do tempo de ser um Mestre. E faz parte da organização.

Haverá simplesmente muita informação para você, ou qualquer ser humano, para lembrar. Consequentemente, você vai querer chegar a um sistema de anotações que funcione para você. Para isso, aqui está uma lista rápida de algumas estratégias comuns de anotações.

  • Caderno: Um sistema testado e verdadeiro, basta tomar notas em um caderno. Este provavelmente vai parece ser a opção mais atraente no início. No entanto, será cada vez mais difícil acompanhar todas as suas anotações à medida que as informações começam a se acumular. Se você vai usar essa estratégia, é sugerido que você use um fichário com separadores de seção.
  • Sticky Notes: Alguns mestres preferem anotar a quantidade mínima de informações necessárias em um sticky note e, em seguida, colocar essas informações em suas telas de DM. Esta é definitivamente uma maneira mais divertida e criativa de tomar notas. No entanto, as coisas podem ficar caóticas quando sua tela DM eventualmente se torna abarrotadas de stickies.
  • Notas digitais: Alguns mestres preferem usar certos programas em seus smartphones, tablets ou laptops para manter seus espaços de DM limpos e arrumados. Se você escolher esta rota, algumas ferramentas a considerar são D&D Beyond e Digital DM.

10 – Não tenha medo de usar recursos

Se é sua primeira vez sendo um mestre, não se preocupe. Parece muita informação, mas tudo se tornará secundário em pouco tempo. A primeira coisa que você vai querer fazer é colocar as mãos no Guia do Mestre. Este livro fornece orientação e informações úteis sobre como se tornar um contador de histórias habilidoso e mestre de jogos em geral. Para isso, você também pode querer pegar o Manual do Monstro. Este livro fornece todas as informações que você precisará sobre as muitas criaturas de D&D.

Se o dinheiro está apertado no momento, então você pode encontrar regras e informações oficiais e gratuitas aqui e aqui. Em seguida, você pode imprimir gratuitamente, fichas oficiais de D&D clicando aqui. Uma vez que você encontrar uma ficha do seu gosto, será hora de preencher o interior dela. Uma lista útil de como fazer isso pode ser encontrada aqui.

Agora que você tem todas as informações que você vai precisar, você vai precisar de um sistema bacana para armazenar tudo. Confira essas ferramentas abaixo para ajudar a manter suas anotações e vários deveres mestres de masmorra limpos e organizados.

  • DM Digital: Este serviço pega muitos dos deveres de anotação de um DM e os traduz no OneNote para um programa fácil de usar, gratuito e expansivo.
  • Calculadora de Encontros: Este serviço torna o equilíbrio dos encontros do grupo fácil e rápido.
  • Kobold Fight Club: Este serviço é uma calculadora de encontros mais complexa que inclui listas de monstros de D&D.
  • Soft Murmur: Este serviço oferece sons ambientais, que você pode usar para realmente definir a cena para seus jogadores.
  • Gerador de Tesouros: Este aplicativo é uma ótima maneira de determinar os tesouros que os PJs recebem em missões e encontros de combate.
  • Fichas de personagens D&D 5E: Este é um link para todas as fichas oficiais e gratuitas em PDFs quer você e seus jogadores precisarão.
  • Roll20: Este é um site cheio informações gratuitas encontradas no D&D 5e SRD em um formato de fácil acesso.
  • Dungeons and Dragons Dice Roller: Este programa simula rolagens de dados.
  • D&D Beyond: Este é um serviço único que transforma todo o seu trabalho em um formato digital. No entanto, vai custar uma assinatura mensal se você quiser usar todos os recursos.
  • DMs Guild: Aqui está uma fonte de aventuras gratuitas para você e seus jogadores desfrutarem.
  • Música Ambiente: O compositor Michael Ghelfi é um mestre apaixonado de masmorras. Insatisfeito com a qualidade da música ambiente de D&D prontamente disponível, Ghelfi decidiu compor a sua própria. Você pode encontrar uma série de faixas incríveis para usar em seu jogo de D&D em seu canal no YouTube. Você também pode apoiá-lo em Patreon.

11 – Evite controlar as ações dos PJs

Ser um DM, em parte, significa facilitar para seus jogadores. No entanto, você tem que guiar seus jogadores de uma maneira que lhes permita sentir uma forma de controlam, de fato, seus personagens. Afinal, mestrar é um ato de contar histórias colaborativas.

Pode parecer óbvio no início, mas há algumas maneiras de você estar acidentalmente assumindo o controle dos jogadores. Por exemplo, tente evitar desnecessariamente dizer aos seus jogadores como seus personagens reagem quando você está definindo uma cena. Se você sentir a necessidade de dizer que algo perigoso vai acontecer, não diga aos seus jogadores “os personagens ouvem o perigo e rapidamente reagem a ele”. Em vez disso, descreva on-game como esse perigo pode estar se aproximando e deixe os jogadores interpretarem e tomar suas decisões.

Isso pode parecer um assunto pequeno, mas pode ter um enorme impacto em sua mesa ao longo do tempo.

12 – Avalie utilizar avanço automático de níveis

Essa dica não é para todos. No entanto, muitos mestres experientes encontram-se voltando para este sistema em algum momento ou outro.

Como DM, acompanhar a experiência e evolução dos PJs pode se tornar um grande incômodo. Uma solução para isso é usar o sistema de avanço automático de níveis. Esse sistema é bastante simples. Simplesmente conceda aos seus jogadores níveis sempre que você acreditar que eles devem ganhar!

Em vez de contabilizar pontos de experiência para cada monstro morto, você pode medir o progresso do grupo através das missões e vários feitos impressionantes que eles completam todos os dias. Uma vez que eles tenham feito o suficiente, conceda um nível a cada um deles.

Este sistema é muito menos rigoroso, mas também muito menos trabalhoso para qualquer DM.

Conclusões

Ser mestre é uma tarefa árdua, trabalhosa e, quando bem feito, altamente satisfatória! Nada como olhar para trás e ver a diversão dos seus PJs, tanto com sua narrativa, quanto história e organização. Dá aquele orgulho, não é mesmo?

Bem, se tornar um DM de sucesso exige tempo e dedicação. Neste artigo vimos uma lista com 12 dicas de mestre para você que seja iniciante ou até experiente em D&D. Confira a seguir:

  1. Não tenha medo de fazer sua própria aventura
  2. Torne falhas críticas tão divertidas quanto sucessos críticos
  3. Faça um contrato dos jogadores
  4. Estabeleça as suas regras
  5. Converse com seus jogadores
  6. Faça uma recapitulação
  7. Faça rolagens prévias antes do jogo
  8. Você não precisa memorizar todas as regras
  9. Tenha notas organizadas
  10. Não tenha medo de usar recursos
  11. Evite controlar as ações dos PJs
  12. Avalie utilizar avanço automático de níveis

Vamos deixar claro que, apesar de ter foco em D&D, essas dicas valem para QUALQUER sistema! Ser mestre é uma forma de arte. É necessário saber lidar com pessoas, regras, criar aventuras, ser organizado, interpretar papéis, julgar ações e muito mais!

E você, quais outras dicas de mestre tem que gostaria de compartilhar?

Conte pra gente!

Bons jogos!

Fonte: Tradução e adaptação https://www.gametruth.com/guides/10-tips-to-being-a-better-dungeon-master-a-dungeons-and-dragons-guide

Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

Recent Posts

A Forja da Fúria – Episódio 12 – Combate contra o Estrangulador (D&D 5ª Edição)

A Forja da Fúria - Episódio 12 - Combate contra o Estrangulador (D&D 5ª Edição)…

2 dias ago

Os Monstros – Episódio 17 – Primeiro Ato – O Monstro (Vampiro: A Máscara)

Os Monstros - Episódio 17 - Primeiro Ato - O Monstro (Vampiro: A Máscara) Acompanhem…

6 dias ago

O Tesouro da Rainha Dragão – Capítulo 5 – Episódio 3 – Segundo Ato – Brejo Ventura (D&D 5ª Edição)

O Tesouro da Rainha Dragão - Capítulo 5 - Episódio 3 - Segundo Ato -…

2 semanas ago

A Forja da Fúria – Episódio 11 – Segundo Ato – A Galeria Subterrânea (D&D 5ª Edição)

A Forja da Fúria - Episódio 11 - Segundo Ato - A Galeria Subterrânea (D&D…

2 semanas ago

A Forja da Fúria – Episódio 11 – Primeiro Ato – O Tesouro dos Trogloditas (D&D 5ª Edição)

A Forja da Fúria - Episódio 11 - Primeiro Ato - O Tesouro dos Trogloditas…

4 semanas ago

This website uses cookies.