O maior poder que os jogos de RPG tradicionais tem é de levar nossa mente para mundos impressionantes!
Graças ao poder da imaginação, podemos vislumbrar e jogar em terras fantásticas, cheias de magia, tecnologia, terror ou desafios.
A seguir vocês verão uma lista com 16 possíveis cenários de RPG, cada um com um contexto e objetivo diferente.
Índice de Conteúdo
Alta fantasia é um sub-gênero da fantasia, definido pela sua configuração em um mundo imaginário, universo paralelo ou pela estatura épica de seus personagens, temas e enredo. O termo “alta fantasia” foi cunhado por Lloyd Alexander em um ensaio de 1971, “High Fantasy and Heroic Romance”.
Elementos:
Exemplos de filmes e jogos:
Jogos de RPG:
Baixa fantasia é um subgênero da fantasia, envolvendo “acontecimentos irracionais que não são casuais uma vez que ocorrem no mundo real, onde tais coisas não deveriam ocorrer”. … A baixa fantasia dá menos ênfase em lugares fictícios, elemento típico associado com a fantasia.
Elementos:
Exemplos:
Neste subgênero o homem busca explorar o espaço sideral em busca de novas terras, espécies, ambientações e recursos naturais. Viagens por espaçonaves, viagens intergalácticas, exploração com robôs, drones e astronautas em planetas desconhecidos, vidas alienígenas, e tudo que envolve o tema SciFi está presente.
Elementos
Exemplos:
Neste cenário a Terra é invadida por forças extraterrestres. Podem ser monstros, exército de aliens, ou criaturas colossais que destroem cidades inteiras. Também se adequa invasão zumbi.
Elementos:
Exemplos:
Cyberpunk é um subgênero alternativo de ficção científica, conhecido por seu enfoque de “alta tecnologia e baixa qualidade de vida” e toma seu nome da combinação de cibernética e punk alternativo.
Elementos:
Exemplos:
Cenários de RPG
Dieselpunk é um subgênero da ficção científica retrofuturista, tal qual o steampunk. A distinção vem a partir do fato que, enquanto no steampunk os veículos são movidos a vapor, no dieselpunk os veículos são movidos a diesel ou qualquer outro tipo de combustível.
Elementos:
Exemplos
Ficção utópica e distópica são gêneros de ficção especulativa que exploram estruturas sociais e políticas. A ficção utópica retrata um cenário que concorda com o ethos do autor, possuindo vários atributos de outra realidade que pretendem apelar aos leitores.
Elementos:
Exemplos
Um conto de fadas é um tipo de história que tipicamente apresenta personagens fantásticos do folclore, como dragões, elfos, fadas, gigantes, gnomos, goblins, grifos, ninfas, animais falantes, trolls, unicórnios ou bruxas. A história também, via de regra, apresenta encantamentos.
Elementos
Exemplos
Fantasia sombria é um sub-gênero de fantasia que pode se referir a obras literárias, cinematográficas e artísticas em geral que incorpora temas mais assustadores na fantasia. É fantasia combinada com elementos de horror
Elementos:
Exemplos
Exemplo de Cenários de RPG:
Grimdark é um subgênero de ficção especulativa com um tom, estilo ou cenário que é particularmente distópico, amoral ou violento. O termo é inspirado no slogan do jogo de estratégia de mesa Warhammer 40.000: “Na escuridão sombria do futuro distante, só há guerra.”
Elementos:
Exemplos
A fantasia histórica é uma categoria de fantasia e gênero de ficção histórica que incorpora elementos fantásticos em uma narrativa mais “realista”
Elementos:
Exemplos:
Ficção apocalítica e pós-apocalítica/ficção apocalíptica e pós-apocalíptica ou Ficção apocalíptica e pós-apocalíptica é um subgénero de ficção científica, fantasia científica ou terror, em que a civilização tecnológica da Terra está a colapsar ou colapsou.
Elementos:
Exemplos:
Space opera é um sub-gênero da ficção científica que enfatiza a aventura melodramática, as batalhas interplanetárias, o romance cavalheiresco e a tomada de riscos. Definido principalmente ou inteiramente no espaço sideral
Elementos:
Exemplos
Exemplo de RPG:
Steampunk é um subgênero da ficção científica que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época – como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor.
Elementos:
Exemplos:
Exemplo de RPG:
Ucronia é um subgênero da literatura, geralmente, mas não necessariamente, associada à ficção científica, cujas obras fazem referência a um período hipotético da história do nosso mundo, em contraste com lugares e mundos fictícios.
Elementos:
Exemplos:
O termo utopia costuma ser utilizado para descrever uma sociedade imaginária que possuiria qualidades altamente desejáveis ou quase perfeitas para os seus cidadãos.
Elementos:
Exemplos:
Gostou de todas as imagens e quer fazer download? A autora dessas obras-de-arte se chama Elena Fever, e esse artigo foi originalmente compartilhado por ela em sua conta do Twitter.
Sem mais delongas, para ter acesso: click neste link.
Neste artigo vimos 16 cenários inspiradores que podem ser adaptados para RPG. Foram eles:
E aí, qual você gostou mais?
Tem algum (ou alguns) que você joga?
Conte pra nós!
Abraços e bom RPG!
Fontes de consulta
A Forja da Fúria - Episódio 9 - Segundo Ato - Kaarghaz e seu Bando…
Os Monstros - Episódio 13 - Urso Demônio (Vampiro: A Máscara) Acompanhem conosco o desenrolar…
Rosewood - Episódio 13 - Segundo Ato - Combate contra a Rosa Marciana (Savage Worlds)…
Os Monstros - Episódio 12 - Madame Sam (Vampiro: A Máscara) Acompanhem conosco o desenrolar…
O Tesouro da Rainha Dragão - Capítulo 5 - Episódio 1 - Terceiro Ato -…
A Forja da Fúria - Episódio 9 - Primeiro Ato - Montando Guarda (D&D 5ª…
This website uses cookies.