Sistemas

Colégios de Bardo: Colégio da Arte – D&D 5ª Edição

Avalie o conteúdo!

A seguir um novo Colégio de Bardo para a classe Bardo, de D&D 5ª Edição.

Colégio da Arte

A arte está no sangue dos bardos, principalmente nos artistas que ingressam no Colégio da Arte.

Eles são artistas, em sua maioria músicos, poetas ou animadores. Porém, alguns desses artistas criam obras duradouras ao invés de peças para cativar uma plateia por um breve momento. Essas obras podem ser esculturas, quadros, joias ou até mesmo livros.

Qualquer indivíduo conhecedor da arte perceberá de imediato a qualidade do seu trabalho e os membros desse colégio tem suas obras de arte espalhadas pelo mundo e são fontes de inspiração para artistas amadores e até profissionais renomados.

PROFICIÊNCIA ADICIONAL

Quando se junta ao Colégio da Arte, no 3° nível, você se torna um artista invejável. Você ganha proficiência com três ferramentas de artesão, dentre as seguintes, à sua escolha: ferramentas de costureiro, ferramentas de coureiro, ferramentas de entalhador, ferramentas de joalheiro, ferramentas de pintor ou suprimentos de caligrafia.

OBRA-PRIMA

Também no 3° nível, você pode criar obras-primas usando as ferramentas de artesão em que você é proficiente. Essas belas obras serão cobiçadas por amantes de arte e pela nobreza em geral. Você precisa de 1 dia de trabalho, dedicando 8 horas, para cada 25 po do custo de uma obra-prima que você deseje criar. O custo da obra-prima é definido por você, mas requer a aprovação do Mestre. Quando você concluir a obra-prima, realize um teste de Carisma usando ferramentas de artesão. O valor da obra dependerá do resultado desse teste, como mostrado na tabela Criando uma Obra-Prima.

PRESENTE INSPIRADOR

A partir do 6° nível, você pode criar uma obra de arte e dedica-la a um amigo seu.

O custo necessário para concluir a obra dependem da quantidade de dados de Inspiração de Bardo que ela pode oferecer à criatura a quem é dedicada, como descrito na tabela Criando uma Arte Inspiradora. Você precisa de um dia de trabalho, dedicando 8 horas por dia, para cada 100 po do custo da obra.

A criatura presenteada ganha uma quantidade de dados de Inspiração de Bardo (iguais aos seus) que ela pode usar enquanto carregar a obra consigo. Esses dados de Inspiração de Bardo funcional como se uma criatura tivesse adquirido um dado de Inspiração de Bardo seu e pode rolar um dado e adicionar o resultado a um teste de habilidade, jogada de ataque ou teste de resistência que fizer, mas a quantidade de dados que a criatura pode ter por vez é determinada pela arte inspiradora. A criatura recupera todos os dados de Inspiração de Bardo fornecidos pela obra quando termina um descanso longo.

Você pode presentear uma criatura com apenas uma obra. Quando você presenteia uma criatura com uma arte inspiradora, você reduz sua quantidade de usos de Inspiração de Bardo em 1. Ou seja, se você presentear duas artes inspiradoras para duas criaturas diferentes, você poderá usar sua Inspiração de Bardo um número de vezes igual ao seu modificador de Carisma –2 (mínimo de uma vez).

MOMENTO DE ILUMINAÇÃO

No 14° nível, quando estiver em uma situação de dúvida, você pode parar por um momento e criar uma obra de arte cheia de referências ocultas, até mesmo para você. Você precisa de 1 hora e gastar 25 po em materiais para criar essa obra. Qualquer criatura a 1,5 metro da obra que puder vê-la, pode usar sua ação para realizar um teste de Inteligência (Investigação) CD 20. Uma criatura bem sucedida, receberá uma informação relevante do Mestre sobre a situação em questão. Uma criatura que fracasse nesse teste não pode repeti-lo.

Após usar essa característica, você precisa terminar um descanso longo para poder usá-la novamente.

Fonte: AlanVenic’s RedBook: Compêndio de Classes

Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

Recent Posts

A Forja da Fúria – Episódio 12 – Combate contra o Estrangulador (D&D 5ª Edição)

A Forja da Fúria - Episódio 12 - Combate contra o Estrangulador (D&D 5ª Edição)…

2 dias ago

Os Monstros – Episódio 17 – Primeiro Ato – O Monstro (Vampiro: A Máscara)

Os Monstros - Episódio 17 - Primeiro Ato - O Monstro (Vampiro: A Máscara) Acompanhem…

6 dias ago

O Tesouro da Rainha Dragão – Capítulo 5 – Episódio 3 – Segundo Ato – Brejo Ventura (D&D 5ª Edição)

O Tesouro da Rainha Dragão - Capítulo 5 - Episódio 3 - Segundo Ato -…

2 semanas ago

A Forja da Fúria – Episódio 11 – Segundo Ato – A Galeria Subterrânea (D&D 5ª Edição)

A Forja da Fúria - Episódio 11 - Segundo Ato - A Galeria Subterrânea (D&D…

2 semanas ago

A Forja da Fúria – Episódio 11 – Primeiro Ato – O Tesouro dos Trogloditas (D&D 5ª Edição)

A Forja da Fúria - Episódio 11 - Primeiro Ato - O Tesouro dos Trogloditas…

4 semanas ago

This website uses cookies.