Arzien

A Coroa da Ruína, 3ª Parte: As Filactérias de Arantos, sessão final

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No dia 27/06/2017 das 20:00 às 00:30 ocorreu a 31ª sessão de Arzien com a participação de 100% dos jogadores do Grupo 1. 

Nesta sessão, o  quarteto de heróis LiamHejazThorjan e Zelot abrem a tumba de Lorde Esthalf Vermond  e buscam a quarta e última filactéria de Arantos.  Porém,  caem em uma nefasta emboscada…

Essa é a décima quarta sessão da aventura “A Coroa da Ruína”.

Confira as últimas sessões:

Foto tirada durante a sessão online via Roll20.

A Cripta de Lorde Esthalf Vermond

Na sessão anterior, os heróis encontraram a Cripta de Lorde Esthalf e desceram uma escada secreta localizada em seu interior.

Graças a iluminação mágica do Escudo Raio do Dia, Hejaz afasta as sombras enquanto seus companheiros o seguem mais atrás, atentos a quaisquer perigos que possam encontrar.

Hejaz sentia que o ambiente era carregado por uma energia negativa fora do normal. Como clérigo da luz, ele sabia que em ambientes subterrâneos e sombrios, a emanação da deusa Shalistir prevalecia e, o tempo inteiro, tentaria extinguir fontes de luz.

Assim como na noite anterior, de alguma forma a influência das trevas nesse recinto era fortalecida. Isso reduzia pela metade quaisquer efeitos mágicos de fontes de luz que tentassem romper a escuridão. Esse poderoso efeito corruptor e aniquilador se estendia para todo cemitério (e parecia ser mais poderoso durante a noite e em ambientes subterrâneos).

Cautelosos, os heróis chegam ao final das escadas ao que parece ser uma grande câmara, cujo o chão era forrado com um piso de tonalidade marrom-amarelado. Duas colunas de pedra sustentavam o teto a uma altura aproximadamente de 6 metros.

O ambiente era silencioso e inquietante.

Cripta de Lorde Esthalf Vermond.

Fantasmas do Passado

Ao iluminar melhor as laterais, os heróis notam tumbas de pedra fechadas, com esculturas em alto relevo de guerreiros segurando espadas, vestindo armaduras e portando escudos.

Antes de prosseguirem, Zelot busca armadilhas na tumba da direita. A ladina além de confirmar que ela estava fechada, encontra um dispositivo engenhoso que dispara gás venenoso, caso a tumba fosse violada.

Antes que pudesse tentar desativar a armadilha, a ladina e os demais escutam sons estranhos, de vozes perdidas, fantasmagóricas, semelhante a pessoas armadas andando e conversando.

As vozes das pessoas pareciam se aproximar e afastar, em diferentes volumes e direções.

Então, após uma forte pancada, os sons se cessam, e o frio percorre a espinha dos heróis.

Todos escutam uma voz que disse:

Voz Fantasmagórica: Quem invade este recinto e ousa interromper o meu descanso?!

Um medo sobrenatural afeta Zelot e Liam, que sentem calafrios e uma tremedeira inquietante. Thorjan e Hejaz superam este medo e ficam atentos ao redor.

Hejaz, percebendo que era algum tipo de manifestação de Vermond, disse:

Hejaz Gorwill: Lorde Esthalf Vermond, me chamo Hejaz Gorwill, sou Radiante de Mylanian, a Deusa da Luz.

Eu e meus companheiros viemos aqui na busca pela última filactéria de Arantos, para que possamos dar um fim a influência diabólica da Coroa da Ruína!

Um vento frio e sobrenatural percorre o ambiente.

Vozes sem sentido acompanham a ventania, como se fossem lamentações.

Então, novamente, todos escutaram a voz:

Voz Fantasmagórica:  Ladrões de Tumbas!

Acham que podem levar os tesouros aqui enterrados?!

Porque acreditaria na história de vocês?

Não deveriam interromper o descanso dos mortos!

Velas se acendem nas laterais, revelando quatro tumbas de pedra (2 em cada lateral) e uma quinta tumba, mais a frente, na parte central da câmara.

Outras duas colunas de pedra podiam ser vistas mais adiante sustentando o teto da cripta.

Hejaz, percebendo que precisava dialogar com Esthalf, disse:

Hejaz Gorwill: Falamos a verdade, Lorde Esthalf Vermond!

Fomos orientados pelo Padre Alexander Birmold, que nos revelou toda a verdade sobre o Cemitério dos Guerreiros Derrotados!

Ele nos falou sobre a Queda do Rei Ferthgull e toda maldição que se abateu sobre o Último Exército da Kinária, condenando a todos a uma morte-vida neste lugar.

Sabemos que a fonte deste poder vem da Coroa da Ruína, uma relíquia diabólica que precisa ser destruída!

Se você nos entregar a  quarta filactéria de Arantos, poderemos vencer e finalmente dar um descanso digno aos cavaleiros aqui enterrados!

O clérigo estendeu o escudo Raio do Dia e disse:

Hejaz Gorwill: Olhe, estou portando o Escudo Raio do Dia.

Este é um dos itens que podem derrotar a influencia da Coroa.

Confie em nós!

Por um instante, a ventania se cessa, as luzes das velas ficam mais tremeluzentes, como se quisessem apagar.

Uma figura fantasmagórica e translúcida se manifesta a frente dos heróis, revelando um homem de meia-idade, de cabelos curtos, barba e bigode escuros, com um rosto marcado pela guerra, vestindo uma armadura de batalhas e segurando uma espada longa.

O Fantasma de Lorde Esthalf Vermond aparece para os heróis.

O cavaleiro fantasmagórico encara Hejaz com um olhar cerrado e desconfiado, porém perdido e desesperançoso, e ao final disse:

Fantasma de Lorde Esthalf: Clérigo da Deusa da Luz, percebo que o que diz é verdade!

Conheci Alexander Birmold e jurei proteger uma das filactêrias de Arantos, afastando cultistas e intrusos.

Se, pela graça de Heinvarg, vocês conseguirem livrar este lugar da condenação, finalmente os milhares de homens que se sacrificarem neste campo de batalha poderão encontrar a paz e a….

Mas o que? 

Quem são eles?!

De repente, os heróis são interrompidos por figuras que adentraram ao recinto.

Uma risada feminina, maliciosa e arrogante se faz ouvir.

O Ardil dos Cultistas

Ao se virarem, os heróis notaram, na escadaria em granito, a presença da elfa Delshantra Nyamtharsar, ao lado de outros dois cultista, eram eles: Kevnor, uma misteriosa figura que eles haviam encontrado na noite anterior, e o outro era Stevan, que havia sido feriado num combate anterior contra os heróis. Dois zumbis completavam o grupo de inimigos.

Delshantra falou com tom de voz alto e imperativo:

Delshantra NyamtharsarTolos sejam vocês, heróis!

Acreditavam mesmo que poderiam me intimidar?

Nós caminhamos entre os Mortos e Decadentes.

Nós, do Secto da Mão Negra e servos de Recvill, zombamos daqueles que acreditam na vida.

Enganamos a morte e nos tornamos mais fortes através dela!

Nosso espírito pertence ao único Deus capaz de nos elevar a imortalidade.

Este lugar será o sepultura de seus almas, pois seus corpos nos pertencerão após a partida dolorosa que farão aqui!

Vermond, mostre sua verdadeira face!

Mostre para eles que você é servo das forças das trevas e agora é imortal!

Eu exijo que me obedeçam!

Ergam-se Espectros!

Arranquem a vida dos infiéis!

Eu exijo que me obedeçam!

Delshantra Nyamtharsar, sacerdotisa de Recvill e líder do Secto da Mão Negra.
Ao lado de dois cultistas e dois zumbis, Delshantra encurrala os heróis.

A elfa estava segurando um sinistro cajado, de cores roxa e verde escura, com runas entalhadas em cor branca. Esse cajado começou a brilhar (um brilho roxo escuro) no exato momento em que ela terminou sua fala.

Os heróis notaram que as velas que iluminam o lugar ficam mais intensas, e as chamas tremeluzentes. Sombras sinistras se formam nas paredes e colunas, bem como sons  indecifráveis reverberam na câmara.

Neste momento o fantasma de Lorde Esthalf pareceu se contorcer.

Sua forma começou a mudar, e as sombras do ambiente preencheram todo seu corpo. Os heróis escutaram seu grito de dor e agonia a medida em que seu corpo foi transformado em outro ser. Num sinistro e horripilante espectro!

No lugar de um cavaleiro armadurado, os heróis notam que surgiu uma criatura complemente escura, como se vestisse um manto rasgado e não possuísse pernas (flutuando no ar). Suas garras eram longas e seu olhar sem vida. O Radiante reconheceu como sendo uma Aparição, um terrível e poderoso morto-vivo.

Ao mesmo tempo que isso aconteceu, quatro criaturas espectrais emergiram de cada uma das demais tumbas de pedra. Seus olhos e bocas eram brancos, cabelos esvoaçantes, prateados e seus corpos esquálidos e fantasmagóricos.

Hejaz também reconheceu esses mortos-vivos como sendo Espectros, criaturas sedentas de energia vital dos seres vivos!

Lorde Esthalf Vermond se transfigura em um horror sombrio, completamente negro, com olhos vermelhos e longas garras.
Quatro espectros emergem das tumbas de antigos cavaleiros sob o comando de seu líder, Lorde Esthalf Vermond.

Lorde Esthalf, na forma dessa nefasta criatura, disse:

Aparição de Lorde Esthalf: Servos das Trevas,

Acabem com os Vivos!

Extirpem  a Luz!

Não Haverá Esperança para NINGUÉM!!

Deu-se início a um intenso combate.

Encurralados por duas frentes inimigas, os heróis se viram numa situação extremamente perigosa.

Rápida e veloz, Zelot utilizou o poder de seu manto mágico e conjurou uma Teia nos cultistas, aprisionando-os em pegajosas teias de aranha. Essa manobra serviu para atar os recvillitas no local da escada onde estavam, atrasando assim suas ações.

Lorde Esthalf parecia haver perdido sua essência, a de um honrado e justo cavaleiro. Agora, estava perdido e corrompido, sob a forma de aparição. Ele e seus cavaleiros, naquele momento, serviam aos desígnios do Deus da Morte.

Hejaz, ao encarar Delshantra – pessoa que declaradamente tinha sob seu poder, a vida da amada irmã do radiante, vida esta que tinha barganhado em vão pelos fragmentos que os heróis haviam conquistado até ali. O clérigo, ou novamente contemplar a elfa e toda aquela emboscada dos recvillitas, o fez ponderar brevemente o que aconteceria caso falhassem. Além de que todo aquele esforço seria em vão, para ele particularmente, pois ao se levantar contra aquele ardil, Gorwil teria condenado a vida de sua irmã, Lisandra Gorwill.

Enquanto seu aliados se engajavam em combates difíceis que se seguiriam ali, Hejaz Gorwill sentiu seu sangue ferver ao pensar na agonia e tormentos que poderiam estar sendo infringidos em sua irmão e enlouquecido momentaneamente e cego pela ira, não enxergou nenhum dos mortíferos espectros que ali estavam. Com os olhos e pele enrubescidas pela raiva, se deslocou despreocupadamente em direção aos malignos cultistas, aproveitando a impossibilidade deles em se deslocar, pensou em deflagrar sobre eles sua mais pesada bênção – a Coluna de Chamas de Mylanian!

Os espectros avançaram contra os heróis sedentos em drenar a polpuda energia vital que emanava deles. O entes desferiram poderosos ataques que alem de drenarem suas forças vitais, ainda lhes causavam terríveis machucados.

Liam conjurou seus relâmpagos e tentou se proteger com ilusões – reflexos de si, se deslocando da melhor forma por entre os inimigos. O elfo precisou agir com eficiência, pois em seu íntimo sabia que milhares dependiam do sucesso do grupo naquele momento.

Thorjan investiu com bravura sobre as criaturas, atraindo para si a maior quantidade delas, contudo sofreu com ataques de espectros, que drenaram sua energia vital. Apesar disso, o anão conseguiu atingir e destruir parte de das energias fantasmagóricas de seus inimigos com golpes do seu machado mágico.

O combate ficou mais tenso a medida que os heróis são atacados por magias a distância, conjurada pelos cultistas e ataques corpo-a-corpo dos espectros e da aparição.

Zelot, percebendo que seus companheiros precisavam urgentemente da ajuda do clérigo da Luz, atravessou correndo perigosamente o caminho dos mortos-vivos e se interpondo entre Hejaz e a trilha que o levaria a sua vingança, clamou para que ele retornasse a si, dizendo:

Zelot: Hejaz, você precisa voltar a si!

Nos precisamos de sua sabedoria e força espiritual para vencermos este combate!

Não deixe que suas emoções vençam!

Você é um Radiante, e como tal precisa mostrar a luz!

Avante Clérigo da Luz!

As palavras de Zelot conseguiram alcançar os ouvidos Hejaz, o clérigo neste instante parou, olhou novamente para Delshantra que apesar de sua condição se mantinha majestosa e íncolume em sua convicção de vitória. O Radiante, então se conteve, voltou a olhar para Lian e Thorjan, que passavam por maus bocados. E viu que sua vingança teria que esperar, pois a vida de seus aliados era deveras preciosa – não apenas pelo preceito da Senhora Luz, mas porque eles lhe eram muito caros. Assim, o clérigo olhou com ternura para a ladina e disse:

Hejaz Gorwill: Obrigado Zelot!

Logo após, o clérigo imediatamente orou à Mylanian e conseguiu focalizar sua fé numa aura de expulsão, que afastou dois dos poderosos espectro do combate imediatamente.

Percebendo que conseguiu trazer seu aliado de volta a si, Zelot se engajou no combate contra Stevan, um dos cultistas que não havia ficado preso na teia, usando suas rápidas espadas. Ela conseguiu derrotá-lo pouco tempo depois.

Com dois espectros expulsos pelo Poder da Fé de Hejaz, o combate fica menos difícil. Liam e Thorjan destruíram outros dois espectros, bem como resistiram aos ataques da aparição bravamente.

Uma vez percebendo que a maré do combate pendia para si e que seus aliados estavam minimente curados e fortalecidos, Hejaz pode se concentrar nos demais cultistas que estavam na escada. Assim, no melhor momento, ele conjurou a Coluna de Chamas de Mylanian sobre eles, duas vezes. Com o calor do fogo divino apenas Delshantra conseguiu sobreviver. Enfurecida e disposta a derrotar seu nêmesi, a elfa diabólica partiu para um combate singular contra o radiante, enquanto os outros heróis davam conta dos seus próprios adversários.

Apesar dos ardis e força de combate de sua adversária, após um poderoso golpe com seu martelo mágico, Hejaz conseguiu derrotar Delshantra. O Radiante pensou ter conseguido dar cabo da adversária, no entanto, a cultista se reergueu com um novo fôlego e preparou-se para evadir, não fosse a rapidez e precisão de Thorjan, que com seu machado degolou a clériga de Recvil. Ao tombar, a cabeça da elfa exibiu um funesto sorriso e mesmo sem suas cordas vocais, falou à todos:

Delshantra Nyamtharsar: Gasp…hrurr…

Hahahhahagg..

É tarde de-demais…sacerdote da luz!

Sua irmã está perdi…dida.

Sua alma foi condenada….

Você verá…com os proprios olhos! 

HahahHHahHahaha!

A maligna elfa morreu, porém desprovida de medo em seu olhar.

Kevnor, o último dos cultistas, fugiu imediatamente assim que sua líder foi morta.

Kevnor consegue fugir do combate.

Confiança Restabelecida

Percebendo que a influencia sobre Lorde Esthalf vinha de um cajado mágico que Delshantra segurava, e com sua morte a magia havia sido cessada, Hejaz tentou convencer o cavaleiro kinário a voltar para o lado dos heróis:

Hejaz Gorwill: Lorde Esthalf,

Você não é essa criatura terrível que se tornou!

Você um comandante!

Um justo e honrado cavaleiro!

Retorne a sua forma, abrace a nossa causa e, pela graça de Mylanian e honra de Heinvarg, vamos nos unir contra as forças malignas deste lugar!

Com a influencia dos Recvllitas destruída, Lorde Esthalf conseguiu se transformar novamente num fantasma.

Exausto, como se toda essa transformação fantasmagórica custasse parte de sua escência, Lorde Esthalf disse:

Lorde Esthalf Vermond: Heróis, estou envergonhado por tudo isso. Mas sei que a única esperança são vocês.

A quarta filactéria  que procuram está aqui. –  Ele aponta com os dedos e a última filactéria flutuou para fora de sua tumba de pedra.

Utilizem todo tesouro que encontrarem dentro daqueles baús – ele aponta para dois baús no canto da sala.

Podem descansar nesse lugar. Eu não deixarei que nenhum espectro ou morto-vivo se aproxime.

Porém, sejam breves! 

Os inimigos se fortalecem!

O tempo esta contra todos nós!

Em seguida ele segurou sua espada e vôo em direção a uma das paredes, onde os espectros que haviam sido expulsos teimavam em regressar para o combate.

Os heróis se preparam para abrir os baús.

A sessão terminou neste momento.

Continua em A Coroa da Ruína, 4ª Parte: Masmorras do Rei Fantasma, sessão I

Os heróis vencem cultistas de Recvill em um combate intenso.
Os heróis encontram a quarta e última Filactéria de Arantos.

Tesouros Encontrados

Segue abaixo a relação dos tesouros encontrados pelos heróis.

Baús de Lorde Esthalf Vermond

Moedas (5700 total) – cunhadas com símbolos antigos

  • 1200 PO
  • 1500 PP
  • 3000 PC

Pedras preciosas (25)

  • 1  azul esverdeado claro  transparente
  • 2 marrom opaco
  • 2 marrom esverdeado
  • 20 azul claro transparente

Objetos de arte (3)

  • 1 jarro de prata
  • 1 bracelete de ouro (Zelot)
  • 1 estatueta de cavalo de guerra

Pergaminhos (4)

  • 1 pergaminho de proteção (corruptores)
  • 1 pergaminho de remover maldição (3 círculo)
  • 1 pergaminho luz do dia (3 círculo)
  • 1 pergaminho de proteção a morte

Poções (9)

  • 3 poções cura 8d4+8
  • 3 poções cura 4d4+4
  • 2 poções escudo da fé
  • 1 poção do heroísmo

Outros

  • 4 águas benta
  • 1 espada longa mágica
  • 1 colar mágico

Tesouros do Cultista Stevan

  • 1 algibeira com 12 PO, 4 PP (Liam)
  • 1 punhal
  • 1 Símbolo sagrado feito de metal
  • 1 cantil
  • 1 lampião
  • 2 frascos com óleo

Tesouros de Delshantra Nyamtharsar

  • 1 meia-armadura (feminina)
  • 1 escudo de metal (símbolo da Mão Negra)
  • 1 símbolo sagrado feito de metal
  • 1 punhal de prata
  • 1 foice pequena
  • 1 mapa
  • 2 tintas e 1 pena (em uma pequena sacola)
  • 2 pergaminhos (Rogar maldição e Localizar objetos)
  • 1 poção
  • 1 cajado mágico

Texto original: Bruno Freitas

Revisão: Patrick Nascimento

Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

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Bruno Gonçalves
Tags: Grupo 1

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