GURPS

GURPS – Magia – Gema de Energia

Avalie o conteúdo!

Gema de Energia (Encantamento – Instrumento Arcano)

Este encantamento permite que um objeto armazene energia mágica para uso posterior. Qualquer mago que o tocar será capaz de utilizar a energia armazenada nele para conjurar magias. Entretanto, não é possível usar mais de uma Gema de Energia simultaneamente.

Depois que a energia do objeto for drenada, ele se recarregará sozinho, absorvendo o Mana do ambiente ao seu redor na velocidade descrita na tabela abaixo. Contudo, uma Gema de Energia menor não se recarregará se estiver a menos de dois metros de distância de uma maior. Além disso, Gemas de Energia do mesmo tamanho acabam dividindo o Mana disponível no local, razão pela qual se recarregam mais lentamente.

Nível de Mana Local Taxa de Recarga
Nulo Nenhuma
Baixo 1 ponto/semana
Normal 1 ponto/dia
Alto 1 ponto/12 horas
Muito Alto 1 ponto/6 horas

Note que:

a) O objeto alvo é encantado paulatinamente. A primeira conjuração o transformará em uma Gema de Energia descarregada capaz de armazenar um ponto de energia. Cada conjuração sucessiva após a primeira aumentará essa capacidade em um ponto.

b) Falhas comuns ao tentar conjurar a magia Gema de Energia acrescentam anomalias ao objeto encantado. Em regra, essas anomalias consistem em limitações impostas pelo Mestre à forma de utilizar o item (apenas para alimentar mágicas pertencentes à Escola de Magia Fogo, por exemplo) ou ao modo como ele se recarrega (apenas se recarrega quando banhado em sangue de morcego, por exemplo). As anomalias mais graves afetam o próprio usuário da gema (deixando-o mudo por uma hora, por exemplo).

c) Duas falhas consecutivas ao tentar encantar o objeto significam que a sua capacidade de armazenamento não poderá mais ser aumentada.

d) Uma Falha Crítica ao tentar conjurar a magia Gema de Energia destrói o objeto alvo.

e) Para descobrir quais anomalias uma Gema de Energia contém, é necessário conjurar Analisar Magia sobre ela.

f) Qualquer objeto pode ser utilizado para criar uma Gema de Energia. No entanto, se ele valer menos do que $ 10 x P² + $ 40 x P, onde P representa a quantidade máxima de energia que o item será capaz de armazenar, a conjuração da magia Gema de Energia custará quatro vezes mais do que o normal.

g) Uma Gema de Energia estará descarregada quando criada. Mas ainda que contenha alguma energia, essa energia não será afetada por encantamentos subsequentes que tenham por objetivo aumentar a sua capacidade de armazenamento.

h) A energia contida em uma Gema de Energia não pode ser usada para encantar ela mesma.

i) Se uma Gema de Energia for incorporada à um objeto antes de ele ser encantado, se tornará uma Gema de Energia Dedicada. Isso significa que sua energia somente poderá ser usada para alimentar as mágicas conjuradas pelo item em questão ou através dele. Entretanto, cada ponto de energia fornecido pela gema deverá ser computado como dois pontos de energia para esse fim, embora ela continue recarregando na velocidade normal. Se uma Gema de Energia Dedicada for retirada de um item mágico, ele perderá seus poderes, mas a gema em si ainda poderá ser aproveitada, voltando a funcionar da maneira usual.

j) Também é possível criar um item mágico cujas magias somente podem ser alimentadas pela Gema de Energia que foi incorporada a ele. Uma Gema de Energia Exclusiva funciona como uma Gema de Energia Dedicada, mas cada ponto de energia fornecido por ela deve ser computado como três pontos de energia. Quando a gema se descarregar completamente, o item ficará inútil até que ela se recarregue.

l) Por fim, se o operador desejar, poderá criar uma Gema de Energia de Escola Única. Somente será possível utilizar sua energia para alimentar a conjuração de mágicas pertencentes à Escola de Magia especificada no momento em que ela for encantada. Todavia, o custo para conjurar a mágica Gema de Energia sobre o objeto é reduzido de 20 para 12. Gemas de Energia de Escola Única não podem ser Dedicadas nem Exclusivas.

Custo: 20.

Pré-requisito: Encantar.

Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Share
Published by
Sandro Moraes

Recent Posts

Os Monstros – Episódio 13 – Urso Demônio (Vampiro: A Máscara)

Os Monstros - Episódio 13 - Urso Demônio (Vampiro: A Máscara) Acompanhem conosco o desenrolar…

4 dias ago

Rosewood – Episódio 13 – Segundo Ato – Combate contra a Rosa Marciana (Savage Worlds)

Rosewood - Episódio 13 - Segundo Ato - Combate contra a Rosa Marciana (Savage Worlds)…

6 dias ago

Os Monstros – Episódio 12 – Madame Sam (Vampiro: A Máscara)

Os Monstros - Episódio 12 - Madame Sam (Vampiro: A Máscara) Acompanhem conosco o desenrolar…

2 semanas ago

A Forja da Fúria – Episódio 9 – Primeiro Ato – Montando Guarda (D&D 5ª Edição)

A Forja da Fúria - Episódio 9 - Primeiro Ato - Montando Guarda (D&D 5ª…

2 semanas ago

This website uses cookies.