GURPS

GURPS – Regras de Combate – Testes de Sentidos

5/5 - (1 vote)

TESTES DE SENTIDOS:

Testes de Sentidos: Para perceber algo utilizando um determinado sentido (Visão, Audição, Olfato/Paladar, Sentido de Monitoramento, Sentido de Vibração e etc.) o personagem deve ser bem sucedido em um Teste de Percepção submetido aos modificadores pertinentes, como os redutores decorrentes de escuridão parcial ou o bônus fornecido pela vantagem Sentidos Aguçados, por exemplo.

Teste de Compreensão: Se o personagem for bem sucedido no Teste de Sentido, notará alguma coisa, mas o Mestre pode exigir um segundo teste (de IQ ou da perícia apropriada, conforme o caso) para que a informação seja corretamente interpretada.

Noção do Perigo: Se o personagem possui a vantagem Noção do Perigo e fracassa em um Teste de Sentido ou Compreensão para notar algo perigoso, o Mestre deve realizar um Teste de Percepção secretamente para determinar se ao menos ele conseguiu perceber o perigo em si.

Visão: Um Teste de Visão é feito sempre que o personagem precisar enxergar algo. Se ele estiver tentando encontrar um item que foi deliberadamente escondido, o Mestre pode realizar uma Disputa Rápida entre a perícia usada para ocultar o objeto em questão (Camuflagem ou Ocultamento, por exemplo) contra a Visão do personagem ou a perícia que julgar mais apropriada (Observação ou Revistar, por exemplo). A curvatura do planeta bloqueia a visão de tudo o que estiver além da linha do horizonte. Em um planeta do tamanho da Terra, a linha do horizonte estará a cerca de 5 km de um observador de 1,50 a 1,80 metros de altura. O Mestre pode estender essa distância para observadores mais altos ou que se encontrarem em uma posição elevada. Não existe linha do horizonte no espaço.

Modificadores: Bônus concedido pela vantagem Visão Aguçada; +3 em razão da vantagem Visão Hiperespectral; bônus e redutores aplicáveis em razão do tamanho e da distância do alvo; redutor de -1 a -9 em razão de escuridão parcial (não é possível enxergar na escuridão total sem o auxílio de vantagens específicas ou aparatos tecnológicos); bônus de +10 para enxergar um objeto bastante visível (um carro vindo na direção do personagem, por exemplo), embora esse modificador não se aplique a tentativas de encontrar objetos escondidos, ler textos, identificar rostos e etc.

Audição: Um Teste de Audição é feito quando o personagem precisa escutar algo. Em regra, um Teste de Compreensão será necessário sempre que ele desejar entender uma conversa ou fala, especialmente em se tratando de um idioma estrangeiro. A tabela abaixo indica a distância em que é possível escutar um som sem sofrer qualquer penalidade no Teste de Audição. O ouvinte recebe um bônus de +1 nesse teste para cada passo que estiver mais próximo do som em questão e um redutor de -1 para cada passo que estiver mais distante. Para escutar uma criatura que está tentando se mover em silêncio, o personagem deve vencer uma Disputa Rápida entre a sua Audição e a perícia Furtividade dela. Se o personagem estiver procurando ativamente pela criatura, o Mestre pode permitir que ele use a perícia Observação ao invés da Audição.

Distância da Audição
Som Distância
Folhas farfalhando 1/4
Conversa baixa 1/2
Conversa normal 1
Tráfego leve 2
Conversa alta 4
Escritório barulhento 8
Tráfego normal 16
Banda de rock “calma” 32
Tráfego pesado 64
Decolagem de avião a jato 128
Banda de rock barulhenta 256
Metallica 512

Modificadores: Bônus concedido pela vantagem Audição Aguçada; +4 em razão da vantagem Audição Discriminatória; -4 em razão da desvantagem Duro de Ouvido; bônus e redutores circunstanciais decorrentes da altura do som, nível de barulho no local e etc. (a critério do Mestre).

Olfato/Paladar: Olfato e paladar são duas manifestações diferentes de um mesmo sentido. Um Teste de Olfato é feito sempre que o personagem precisar perceber algum odor e um Teste de Paladar é feito sempre que o personagem precisar perceber algum sabor.

Modificadores: Bônus concedido pela vantagem Olfato/Paladar Aguçado; +4 em razão da vantagem Olfato Discriminatório ou Paladar Discriminatório, conforme o caso; bônus e redutores circunstanciais decorrentes da força de um sabor ou odor específico ou em razão de eles estarem disfarçados de alguma maneira (a critério do Mestre).

Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Share
Published by
Sandro Moraes

Recent Posts

Os Monstros – Episódio 4 – Segundo Ato – Feras Noturnas (Vampiro: A Máscara)

Os Monstros - Episódio 4 - Segundo Ato - Feras Noturnas (Vampiro: A Máscara) Acompanhem…

1 dia ago

A Cidadela sem Sol – Episódio 16 – Quarto Ato – O Bosque do Crepúsculo (D&D 5ª Edição)

A Cidadela sem Sol - Episódio 16 - Quarto Ato - O Bosque do Crepúsculo…

2 dias ago

Galeria das Almas – Episódio 8 – Primeiro Ato – Reunião com o Advogado (Kult: Divindade Perdida)

Galeria das Almas - Episódio 8 - Primeiro Ato - Reunião com o Advogado (Kult:…

4 dias ago

Rosewood – Episódio 11 – Primeiro Ato – A Sala de Máquinas (Savage Worlds)

Rosewood - Episódio 11 - Primeiro Ato - A Sala de Máquinas (Savage Worlds) Acompanhem…

5 dias ago

Os Monstros – Episódio 4 – Primeiro Ato – O Convite (Vampiro: A Máscara)

Os Monstros - Episódio 4 - Primeiro Ato - O Convite (Vampiro: A Máscara) Acompanhem…

1 semana ago

This website uses cookies.